Partilhar e divulgar a Ciência: um caminho para fortalecer a Lusofonia
Resumo
Este texto procura sistematizar uma reflexão sobre linhas de intervenção/ação política que podem ser desenvolvidas pelas universidades para darem maior visibilidade ao conhecimento científico que produzem, particularmente no que respeita à comunidade lusófona. Esta reflexão é, essencialmente, baseada na experiência de largos anos de trabalho envolvendo gestão de ciência e cooperação com parceiros internacionais.
Apontam-se caminhos para o reforço da cooperação entre académicos (docentes e investigadores) dos países de língua portuguesa, no que respeita a diversos aspetos, considerados essenciais, a saber: política de intercâmbio e mobilidade de estudantes e docentes/investigadores; política linguística em prol da defesa e promoção da língua portuguesa como língua de comunicação científica; medidas para expandir a ciência aberta como forma de divulgar mais amplamente o trabalho científico; métricas e indicadores de avaliação da produção de ciência, nomeadamente no campo das Ciências Sociais; e apoios a redes de cooperação científica, cultural e artística.
Apontam-se caminhos para o reforço da cooperação entre académicos (docentes e investigadores) dos países de língua portuguesa, no que respeita a diversos aspetos, considerados essenciais, a saber: política de intercâmbio e mobilidade de estudantes e docentes/investigadores; política linguística em prol da defesa e promoção da língua portuguesa como língua de comunicação científica; medidas para expandir a ciência aberta como forma de divulgar mais amplamente o trabalho científico; métricas e indicadores de avaliação da produção de ciência, nomeadamente no campo das Ciências Sociais; e apoios a redes de cooperação científica, cultural e artística.
Palavras-chave
Ciência aberta; cooperação lusófona; mobilidade académica; redes de investigação científica
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho