Literacia para notícias em tempos de desordem informacional: práticas e competências em jovens adultos

Ana Francisca Andrade, Cristina Ponte

Resumo


A omnipresença dos media digitais na paisagem mediática contemporânea está a redefinir o papel dos media noticiosos nas sociedades, alterando a forma como o público se relaciona com as notícias. Os jovens, em particular, consomem notícias de forma cada vez mais breve e pontual, preferindo o acesso a notícias online, frequentemente em redes sociais, através de dispositivos como smartphones e tablets. Uma vez que a arquitetura da internet potencia a criação, propagação e amplificação de um elevado nível de informação que não é verdadeira, conhecida por desordem informacional (Wardle & Derakhshan, 2017), a literacia para notícias assume um papel fulcral. Esta permite a tomada de decisões informadas por parte dos indivíduos a nível de consumo noticioso, possibilitando um melhor entendimento da realidade e uma participação cívica consciente. Assim, o estudo da base deste capítulo (Andrade, 2019) visa responder à questão: de que forma é que o fenómeno da desordem informacional tem um impacto nas práticas de literacia para notícias de jovens adultos portugueses?
Os conceitos destacados no enquadramento teórico do estudo foram mobilizados na pesquisa empírica junto de jovens adultos, de forma a analisar as suas práticas e competências em matéria de literacia para notícias e compreender que impacto tem o fenómeno da desordem informacional nas mesmas. A metodologia desta pesquisa articulou a realização de grupos de foco com a aplicação de um questionário junto de uma amostra de conveniência composta por 29 jovens adultos (entre os 18 e os 30 anos) de Lisboa e do Funchal.
As conclusões deste estudo indicam que quanto menores forem estas competências, algo que se revela em práticas menos frequentes, ou até mesmo inexistentes, maior será o impacto negativo da desordem informacional na relação de um indivíduo com as notícias e os media noticiosos e forma como percebe a realidade que o rodeia.

Palavras-chave


literacia para notícias; desordem informacional; notícias; desinformação

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho