Comunicar Astronomia: representações do público e implicações para a práxis
Resumo
O rápido progresso em áreas de investigação científica cada vez mais diversas e a crescente dependência da ciência e da tecnologia na sociedade são algumas das razões que justificam a necessidade de existirem pessoas e organizações que assumem o papel de comunicar ciência. Para permitir conexões e entendimentos mútuos entre a ciência e uma variedade de públicos, os comunicadores de ciência movimentam o conhecimento e, ao fazê-lo, criam novas formas de saber. Existem vários estudos académicos que se focam na participação de cientistas na comunicação de ciência, no entanto, estudos que incidem sobretudo nas perceções de profissionais dentro de uma comunidade da prática são escassos, ignorando a contribuição destas estruturas sociais para a relação ciência-sociedade. A conferência “Communicating Astronomy with the Public” reúne uma das múltiplas comunidades da prática. Tomando-a como referência para a realização de um estudo exploratório, observamos as representações desta comunidade quanto ao seu público e a aspetos associados à construção de uma literacia científica crítica. Os resultados sugerem que estes profissionais desenvolveram certos estereótipos em relação aos seus públicos, aos media e à comunidade escolar. Propõem-se novos caminhos e espaços para a colaboração entre a prática e a investigação para estabelecer o ritmo do diálogo e da participação.
Palavras-chave
comunicação de ciência; comunicar Astronomia; comunidades da prática; literacia científica
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho