II Jornadas de Novos Investigadores do Noroeste. As novas problemáticas de investigação

Carregando mapa ....

Date/Time
Date(s) - 14/03/2013 - 15/03/2013
All Day

Location
Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento

Category(ies)


II Jornadas de Novos Investigadores do Noroeste, é promovida pela Sociedade Martins Sarmento, pelo Citcem (ICS/UM) e pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

Realizam-se em Guimarães, na Sociedade Martins Sarmento, nos dias 14 e 15 de Março de 2013.

 

cartaz

As Jornadas de Novos Investigadores do Noroeste são encontros de investigadores jovens, com carácter regular, na área da Arqueologia, onde estudantes ou profissionais expõem trabalhos, resultados e problemáticas inerentes aos projetos de investigação nos quais se encontram inseridos. A apresentação de diferentes comunicações é exposta à apreciação e crítica construtiva dos restantes colegas, resultando num debate pertinente e adaptado à temática global proposta.

A primeira edição das jornadas teve lugar em Novembro de 2010, em Ourense, sob o tema “Arqueologia e Território” e foi promovida pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade de Vigo (campus de Ourense).

As sessões são organizadas seguindo um modelo de mesa-redonda, em que cada investigador realiza uma exposição/conferência, seguida de um período de debate, em que todos os presentes podem participar, levantando questões, analisando aspetos focados e contribuindo para um conhecimento coerente e complementar dos contextos arqueológicos.

A ideia passa por reunir investigadores, dentro de uma faixa etária aproximada, correspondendo sensivelmente a investigadores licenciados, mas na maioria ainda não doutorados (em que se integram estudantes de Mestrado e profissionais em início de carreira), cujas áreas de trabalho em Arqueologia se integrem no âmbito geográfico do Noroeste da Península Ibérica. Este fator confere a este encontro uma amplitude transfronteiriça, entre o Noroeste de Espanha e o Norte de Portugal, aproximando as recentes problemáticas de investigação que se colocam nos dois países.

Público Alvo:

O público-alvo das jornadas, além de todos os interessados em História, Arqueologia e Património Cultural, são também alunos de licenciatura, particularmente em Arqueologia, cuja participação nos debates constituirá uma experiência didática.

Inscrições Poster:

Aceitam-se inscrições para apresentação de posters, até ao dia 18 de Fevereiro, que devem ser remetidas, com o título do poster em questão, para o endereço citania@msarmento.org

Inscrições nas Jornadas:

A inscrição para assistir à Jornadas é gratuita, e deve ser feita através do e-mail citania@msarmento.org, até ao dia 8 de Março.

Download: Cartaz_II Jornadas

+ Info:pedraformosa.blogspot.com

Comments are closed.