I Jornada Internacional sobre “Evolución de los espacios urbanos y sus territorios en el Noroeste de la Península Ibérica”.

Carregando mapa ....

Date/Time
Date(s) - 31/01/2014
All Day

Location
Léon

Category(ies) Não Categorias


cartaz_jornadas

ABRIR

I JORNADAS INTERNACIONALES “EVOLUCIÓN DE LOS ESPACIOS URBANOS Y SUS TERRITORIOS EN EL NOROESTE DE LA PENÍNSULA IBÉRICA”, a realizar na Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de León, no dia 31 de Janeiro de 2014.

Introdução

Nas últimas décadas assistimos a um crescimento da arqueologia na Península Ibérica, tendo-se convertido numa das disciplinas mais dinâmicas no contexto geral da ciência histórica. Esta mudança, em grande medida, relaciona-se com o desenvolvimento da legislação associada ao património histórico e arqueológico, acompanhada por um aumento do número de escavações. Por outro lado, esta área científica beneficiou com a criação e consolidação de grupos de investigação que contribuíram para o alargamento dos campos de pesquisa.

Objetivos

Os temas a abordar no decorrer das jornadas estão estruturados em quatro grandes blocos temáticos, relacionando-se com aspetos fundamentais da análise evolutiva dos diferentes espaços urbanos e os seus territórios no Noroeste da Península Ibérica, ao longo dos tempos.

O primeiro bloco refere-se à “Paisagem e território”, o segundo aborda o estudo de distintos “Espaços urbanos”, o terceiro engloba aspetos relacionados com a “Construção” e, por último, analisa-se a “Cultura material” resultante das escavações efetuadas quer nos núcleos urbanos como nas áreas circundantes.

Destinatários

Alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Arqueologia, alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento em História, profissionais de arqueologia e público em geral.

Admissão de propostas  para Poster até 15 de Dezembro (máx. 150 palavras)

 O seminário estará dividido em quatro blocos temáticos:

1. Paisagem e território
2. Espaços urbanos
3. Construção
4. Cultura material

Comissão organizadora

Raquel Martínez Peñín

Jorge Ribeiro

Cristina Braga

Fernanda Magalhães

Contactos:

  • Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho
  • Raquel Peñin
  • rmarp@unileon.es

Comments are closed.