|
Euro
Desde 1 de Janeiro de 2002 a unidade da moeda portuguesa é o Euro. Esta moeda é comum a 13 dos 27 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal).
As moedas de euro em circulação em Portugal são as de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e de 1 e 2 Euros. As moedas têm uma face comum europeia e uma face que depende do país para onde foi cunhada. A face europeia apresenta um mapa da Europa sobre um fundo de linhas transversais com as estrelas da bandeira europeia nas extremidades.
As notas de euro em circulação em Portugal apresentam os valores faciais de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros. Ao contrário das moedas, a imagem das notas é comum em todos os países europeus. Na frente predominam janelas e pórticos, que simbolizam o espírito de abertura e cooperação que caracteriza a União Europeia (UE). No verso é apresentada uma ponte duma determinada época, que constitui uma metáfora sobre a a comunicação entre os povos da Europa e entre esta e o resto do mundo. As notas diferem em dimensões e cores.
Horário dos bancos
Os bancos estão em funcionamento das 8:30h às 15:00h, de segunda a sexta-feira. Existem alguns balcões que fecham um pouco mais tarde.
Nos fins de semana e feriados todos os bancos estão encerrados.
Caixas automáticas
Existe uma rede nacional de ATMs, identificada por MB (MULTIBANCO), que permite o levantamento de numerário a qualquer hora, no valor máximo de 400 Euros por dia.
Em algumas lojas, restaurantes e outros serviços ao público o cartão pode ser utilizado para o respectivo pagamento.
Câmbios
O câmbio da moeda é efectuado nos bancos, nas casas de câmbio e máquinas automáticas (disponíveis apenas para operações de venda de divisas).
Pode consultar aqui um conversor de moeda.
Cartões de crédito
Em Portugal, os cartões de crédito mais utilizados são: VISA; MASTERCARD; AMERICAN EXPRESS; EC-EUROCHEQUE; EUROCARD; BANKSYS (Bélgica); DINERS CLUB; 4B (Espanha); CLAU (Andorra).
|