Objetivos

Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais

Ref.: PTDC/CCI-COM/105100/2008

Este projeto visa examinar a (re)construção da identidade ‘lusófona’ no ciberespaço e na comunicação interpessoal quotidiana entre falantes de língua portuguesa. De que forma os avanços da globalização e das tecnologias da informação e comunicação, por um lado, e as experiências migratórias, por outro, reconfiguram as narrativas da ‘lusofonia’? Quais são os vários significados da lusofonia? Como é que esses significados são moldados pelas diversas pertenças sociais (em termos de nacionalidade, etnicidade, etc.) e a experiência de diáspora?

A grande dispersão geográfica do espaço ‘lusófono’ têm dificultado a realização de estudos sistemáticos sobre a forma como esta ‘comunidade imaginada’ se define e é definida, tendo como ponto de ancoragem as diferentes ‘comunidades nacionais’ que a compõem. Estudar os significados da ‘lusofonia’ afigura-se assim como uma oportunidade de ‘dar voz’ a grupos tradicionalmente silenciados e auscultar as várias ‘versões’ da história que ‘une’ estes diferentes países. Assim, este projeto pretende perceber e discutir as representações sociais que enformam o quotidiano dos que vivem e se cruzam nesse espaço ‘lusófono’ e as suas narrativas.

Serão 4 os eixos estruturadores/metodologias do trabalho: análise das narrativas ‘virtuais’ no ciberespaço ‘lusófono’; análise das narrativas orais de pessoas com experiências migratórias usando entrevistas autobiográficas; análise das negociações identitárias em contextos interculturais através da realização de grupos focais; análise das redes sociais e representações sociais da história de diversos grupos ‘étnicos’, através de inquéritos por questionário realizados em três países de língua oficial portuguesa: Brasil, Portugal e Moçambique.