Instalação digital: um projeto de intervenção na comunidade escolar, por alunos do 5.º ano de escolaridade

Ana Isabel Pinto Teixeira, Lia Raquel Oliveira

Resumo


A valorização da educação pela arte e pela tecnologia gera mudanças de
práticas pedagógicas que promovem o autoconhecimento, convocando uma multiplicidade de saberes que propiciam a leitura e escrita do mundo, na aceção introduzida por Paulo Freire. A instalação digital — que consiste num projeto de intervenção artística — teve como mote o conceito artemetria, mais conhecida por string art. Constituindo este trabalho um estudo de caso, interessa-nos compreender as potencialidades do uso de utensílios digitais nas áreas de Educação Visual e Tecnológica, aferir o envolvimento dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade em regime de trabalho colaborativo de projeto e avaliar o respetivo impacto na comunidade escolar. O estudo desenvolveu-se ao longo de 12 sessões de 90 minutos cada, desenvolvendo temas distintos que integram a instalação, de acordo com os interesses dos alunos. Os objetivos foram os seguintes: promover a metodologia de projeto em sala de aula; possibilitar a aquisição de conhecimentos sobre o uso das TIC; promover a inovação, criatividade e autonomia; fomentar a participação ativa e interventiva; perceber em que medida o uso das TIC facilita o processo de comunicação e interação em contexto educativo. Para a recolha de dados recorremos à análise documental, a inquéritos (questionários e entrevistas) e a observação. Pelos resultados obtidos, a prática do ensino artístico com a incorporação da tecnologia na sala de aula, socorrendo-se da metodologia de projeto, favoreceu o domínio dos utensílios digitais, a aplicação do currículo prescrito e a aquisição de competências transversais de forma coesa, célere e motivante. Na apresentação do projeto, a comunidade escolar mostrou-se claramente recetiva e comprazida. Iniciativas desta natureza constituem um desafio para o sistema educativo e para os professores, garantido, porém, a formação de cidadãos criativos, inovadores e éticos. A experiência revelou-se bastante positiva em todas as dimensões analisadas.

Palavras-chave


Educação pela arte e tecnologia; instalação digital; literacia digital e artística

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho