As Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de integração social

Marta Alexandra Freitas Azevedo Maia, Helena Laura Dias Lima

Resumo


Segundo o Eurostat (Eurostat, 2016b), a manter-se o fluxo migratório de fora para a União Europeia ao ritmo atual, dentro de algumas décadas as comunidades migrantes serão maiores do que as de acolhimento. Esta previsão aumenta a pressão sobre as sociedades, que procuram formas de acolher e integrar os migrantes sem pôr em risco a própria identidade cultural (Parsons & Smeeding, 2006).
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ajudar no processo de integração e, associadas às práticas do marketing social, podem até levar à redefinição de atitudes das comunidades de acolhimento face aos migrantes. No entanto, torna-se necessário conhecer o impacto da mediação tecnológica nas relações sociais e interpessoais.
Este trabalho procura identificar a informação relativa à apropriação das TIC nas comunidades migrantes na Europa, mas também conjugá-la com os estudos sobre o impacto das tecnologias nas relações interpessoais e sobre a integração social de grupos migrantes. Tendo em consideração este pano de fundo, este estudo problematiza as potencialidades do marketing social, enquanto estratégia comunicacional e o uso das tecnologias enquanto meios de ampliação de abrangência e eficiência – nomeadamente na difusão de campanhas de promoção da integração das comunidades migrantes nos países europeus.

Palavras-chave


Integração social; Tecnologias da Informação e da Comunicação; migração; literacia digital

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho