Literacia dos média no ensino de línguas e novos contextos de aprendizagem: os canais de YouTube
Resumo
As reflexões e práticas no âmbito da literacia dos média colocam-se de forma muito pertinente no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, quer no contexto da educação formal, quer, muito para além dele, na ágora que constituem as redes sociais. Dominar um idioma estrangeiro é ser capaz de falar, escrever, ler e escutar nessa língua. Na aprendizagem das línguas, os textos audiovisuais utilizam-se sobretudo para melhorar a compreensão oral, de modo que em muitos casos a componente visual serve apenas para contextualizar, ilustrar ou ajudar a compreender o que se ouve. Esta primazia do oral sobre o audiovisual, e este uso restrito do texto audiovisual, acaba por provocar um desfasamento entre os contextos educativos formais e o consumo e produção mediáticos na sociedade atual. Com a intenção de analisar estes problemas pedagógicos, e partindo de conceitos-chave de Buckingham (2004) e Reia-Baptista (2002, 2007), definimos contextos de aprendizagem de línguas estrangeiras na sua relação com os meios de comunicação, divididos a priori no uso de um produto audiovisual – autêntico na sua origem ou não – com uma intenção deliberadamente pedagógica em aula; o consumo que um formando possa fazer dos meios à sua disposição para aprender uma língua; e as pedagogias dos média em contextos que não se assumem como de aprendizagem. A partir destas reflexões, o cerne desta comunicação é o recente surgimento de canais de YouTube não profissionais para a aprendizagem de línguas estrangeiras, que apropriam o género tutorial e propõem receitas alternativas e pessoais para o domínio da língua em poucos passos. Através da discussão de questões e conceitos como o de prosumidor (Toffler, 1984), a literacia audiovisual e a aprendizagem em contextos não formais, com recurso a formatos audiovisuais e interativos típicos dos média sociais e das relações neles estabelecidas, procura-se compreender como este novo contexto se poderia englobar na pedagogia dos média, que designa num sentido amplo o conjunto de dimensões pedagógicas dos média, conscientemente assumidas ou não por emissores e recetores (Reia-Baptista, 2002, 2007).
Palavras-chave
Literacia dos média; ensino de línguas; YouTube; pedagogia dos média
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho