Site corporativo e observação como métodos de pesquisa da cultura organizacional e da comunicação mercadológica

Desire Menezes Torres, Clara Tasca Grossi, Flávia Miranda Paniago, Manuela Caroline Santana

Resumo


Este capítulo tem como objetivo geral analisar os reflexos da cultura organizacional da rede varejista de vestuário na comunicação mercadológica, através dos sites corporativos, tendo como especificidades estudar os valores organizacionais do varejo do vestuário. A metodologia é constituída pela análise do site corporativo da rede varejista do vestuário Forever 21 e da observação em uma de suas lojas. Diante das análises realizadas, constatou-se que comunicação mercadológica tem grandes dificuldades em se relacionar com a cultura local, pois algumas localidades não são contempladas no site e o Brasil é uma delas, bem como a inexistência de tradução de etiquetas e cartazes no site corporativo. O capítulo finaliza como uma proposta de promover o relacionamento entre as culturas, pelo viés da atuação do profissional de relações públicas, sugerindo dois projetos iniciais, um para a loja física e para o site da rede.

Palavras-chave


Cultura organizacional; comunicação mercadológica; site corporativo; mestiçagem cultural; relações públicas

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho