“Muitos dizem, mas não são. Muitos são, mas não dizem”. Então, “quem é o rap?” – Identidade a partir do consumo nas batalhas de rima

Rôssi Alves, Guilherme Santos

Resumo


O presente trabalho analisa a forma como a juventude, frequentadora de Rodas Culturais do Rio de Janeiro, aciona modos de desenvolver as suas identidades através de vestuários ligados ao rap. A Roda Cultural é uma manifestação cultural no espaço público, que compreende várias modalidades artísticas, sobretudo, a batalha de rimas. A reflexão parte de uma pesquisa feita nas duas principais batalhas de rima de São Gonçalo – Rio de Janeiro. Os jovens utilizam bonés, camisas, cordões e outros acessórios como um modo de evidenciar apreço aos artistas e/ou pertencimento ao grupo. Porém, há uma questão que se interpõe: a legitimidade do “modinha”, sendo esta categoria entendida comumente como um consumidor que não está imerso na cultura urbana, apenas cultiva alguns produtos desta que estão mais próximos aos propagados pela cultura hegemônica. Assim, a disputa que se estabelece dentro da cena de rua faz com que existam “projetos ideais de identidade”. Entrevistas com os usuários das marcas e observação de campo colaboram na compreensão dessa dinâmica construída pelos jovens nas Rodas Culturais.

Palavras-chave


Consumo; rap; identidade; cidade

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho