Sumário
[Download integral] | PDF [4 MB] |
335 pp. |
Da luz e do sentido | |
Sílvia Pinto, Madalena Oliveira | 6-9 |
I. Luz e Pensamento
Sobre o conceito de luz na metafísica neoplatónica | |
Tomás N. Castro | 11-23 |
A (à) luz do panoptismo: retidão e sinuosidades das omni e pluri modernidades | |
Pedro de Andrade | 24-44 |
O fogo de Prometeu e a sociedade da comunicação | |
Alberto Filipe Araújo, José Augusto Ribeiro | 45-57 |
A luz da espiritualidade na cultura pós-moderna | |
Dalila Monteiro, Paula Mascarenhas, Jean Martin Rabot | 58-72 |
II. Ciência, pedagogia e visibilidade
Iluminando as mentes: da observação à disseminação dos fenómenos científicos | |
Luís Pinto | 74-86 |
A Cultura Visual da Medicina e os prodígios da fotografia | |
António Fernando Cascais | 87-96 |
A luz para além do visível | |
Sílvia Pinto, Sara Anjos | 97-104 |
Let there be light... | |
Aida Alves, Celeste Magro, Conceição Marques, Dulce Geraldo, Fátima Bento, Isabel A-P. Mina, Jorge Pamplona, Luís Cunha, Luís Gonçalves, Paula Martins, Teresa Viseu, Alexandra Nobre | 105-116 |
III. Perceção, tempo e cibercultura
The luminous shadow of materialism | |
Alex Gomez-Marin | 118-128 |
Perception relativity simulacrum – how light becomes perception | |
Pedro M. Azevedo Rocha | 129-141 |
Imagem, imaginário e o fenômeno glocal interativo: reflexões sobre a teleexistência conformada pelo neonomadismo | |
Lygia Sousa Ferreira, Lourdes Sousa Ferreira | 142-162 |
Luz ou Escuridão? Um estudo comparado entre Brasil e Espanha | |
Alina Freitas Praxedes, Francisco Hugo Gutiérrez Iglesias | 163-173 |
IV. Luz e contorno dos espaços
Arquitetura essencial: luz, gravidade, ideia | |
José A. Domingues | 175-180 |
A luz como material de construção: a Piscina das Marés em Leça da Palmeira | |
Eduardo Fernandes | 181-191 |
Lightning (from) the backstage: Trienal de Lisboa / Bienal de Veneza - interações geradas pela Comunicação na mediação de eventos expositivos de Arquitetura | |
Ana Vilar, Helena Pires, João Rosmaninho | 192-207 |
À Luz da acessibilidade e da usabilidade em cidades/espaços urbanos: ecologia comunicacional inclusiva | |
Augusto Deodato Guerreiro | 208-220 |
V. Arte e design pela luz
El binomio luz y pigmento, cinética del color. Caminos de expresión en la pintura | |
Guillermo Bellod, Francisco Javier SanMartín | 222-237 |
Fiat lux, lux in tenebris, fiat lux et pereat mundus | |
Raquel Leite | 238-243 |
A luz como matéria de projeto na licenciatura em Design de Produto da Universidade do Minho | |
Paula Trigueiros, Bernardo Providência | 244-256 |
Augmented reality: the augmented construct of communication | |
Pedro M. Azevedo Rocha | 257-268 |
VI. Projeções de luz
O papel da luz no desenvolvimento do cinema de animação | |
Alícia Moreira, Pedro Mota Teixeira | 270-281 |
Luz e sombra na densidade dramática de uma personagem animada | |
António Ferreira, José Pedro Teixeira, Pedro Mota Teixeira | 282-295 |
NOISEwear: development of an interactive garment that emphasizes noise through light | |
André Paiva, André Catarino, Isabel Cabral, Helder Carvalho | 296-308 |
A luz no cinema de João César Monteiro | |
Henrique Muga | 309-316 |
Será o videoclipe aos olhos dos jovens a “Luz” da comunicação da música? | |
Maria Joana Alves Pereira | 317-328 |
O excesso de luz e a fragilização do ouvido | |
Madalena Oliveira | 329-335 |
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho