Figurações da morte nos média e na cultura: entre o estranho e o familiar

Sumário

[Download integral] PDF [18 MB]
  300 pp.
Pensar a morte na contemporaneidade PDF
Moisés de Lemos Martins, Maria da Luz Correia 5-16

I. Familiaridades da morte na cobertura mediática: o feminicídio

Crimes de proximidade e modos de aproximação: fronteiras narrativas PDF
Bruno Souza Leal 19-32
Crimes de proximidade em coberturas jornalísticas: de que mortes tratamos? PDF
Carlos Alberto de Carvalho 33-48
Na cena da notícia: vestígios do jornalismo no assassinato de mulheres PDF
Elton Antunes 49-69
Silêncio visual e gritos verbais nas narrativas jornalísticas do feminicídio PDF
Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Angie Gomes Biondi 71-86

II. Da familiaridade à estranheza: morte e acontecimento nos média

A morte e o jornalismo nosso de cada dia PDF
Rodrigo Portari 89-111
A vertigem do momento: o poder do sofrimento e da morte e a ilusão da força das vítimas PDF
Pedro Araújo 113-130
O suicídio de Walmor Chagas: acontecimento e contexto social contemporâneo PDF
Paula Guimarães Simões, Juliana da Silva Ferreira 131-144
Doença do legionário: da mediatização da doença à contagem das mortes PDF
Sofia Gomes, Felisbela Lopes 145-168
O erro médico na imprensa portuguesa: histórias de morte com uma só vítima PDF
Sandra Marinho 169-184

III. Estranhezas da morte na moda, na fotografia e na publicidade: das estéticas às técnicas

Declinações trágicas, barrocas e grotescas na moda contemporânea PDF
Moisés de Lemos Martins 187-205
No negativo: morte e fotografia PDF
Maria da Luz Correia 207-226
Três figurações do corpo sofredor no fotojornalismo PDF
Angie Gomes Biondi 227-245
A morte como produto e objeto do desejo: uma abordagem publicitária PDF
Ana Duarte Melo 247-264

IV. Álbum | Visões da morte

Morte e poder na obra de Gil Vicente: uma apresentação da série Inimigos (2005-2010) PDF
Ana Carmen Palhares, Moisés de Lemos Martins 267-274
Anúncios da Morte PDF
Albertino Gonçalves 275-299


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho