O quê

No âmbito do protocolo de cooperação técnica e científica, celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, surgiu da parte da CIM do Vale do Ave um pedido para o desenvolvimento de uma proposta para a criação de uma identidade audiovisual para a região do Vale do Ave.

logotipo_cimave_cor solida

O conceito subjacente assenta num processo de transferência de conhecimento entre a Universidade e a Sociedade, a realizar no âmbito da criação de conteúdos audiovisuais tecnologicamente evoluídos.
Estes conteúdos oferecem uma natureza expressiva específica com um sentido criativo orientado para o desenvolvimento de uma identidade audiovisual determinada. Foram, assim, registados diferentes elementos da realidade da região de forma documental, com um tratamento cinematográfico, visualmente inovador, capaz de gerar empatia pela região.

2013_CIM_CECS_1600x230_8

As tecnologias do audiovisual são reconhecidas pela sua capacidade para gerar um forte interesse pelos sujeitos tratados. A sua força reside na forma como se expressa por meio de imagens em movimento em conjunto com faixas sonoras. É-lhes reconhecida a capacidade de estimulação emocional, que opera ao nível da retenção, ou seja criação de memórias duradouras. Se utilizada de forma correta, a linguagem audiovisual pode motivar o espírito de mudança e de ação. Neste sentido quando utilizada ao serviço da construção da identidade de uma região, têm o poder para devolver o interesse por locais e atividades antes esquecidas ou descuradas. O audiovisual age assim como elemento basilar de expressão da região, tornando-se no porta-voz desta.

A proposta de criação de identidade audiovisual que aqui se apresenta pretende dar resposta ao conjunto de oito (8) municípios que formam a Comunidade Intermunicipal do Ave, a saber: Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

2013_CIM_CECS_1600x230_12

Foram criados 8 filmes, com extensão indicativa de 13 minutos, um por cada município da região do Ave. Os filmes oferecem uma abordagem tripartida – locais, atividades, e pessoas – no sentido de potenciar a criação da identidade audiovisual de cada concelho. Deste modo o receptor ganha uma noção abrangente de cada concelho, no sentido de poder identificar o local não apenas a partir da sua expressão visual e sonora, mas também a partir das suas ações e elementos vivos. O receptor ganha assim um olhar particular do local, capaz de o ajudar a reconhecer o mesmo a partir de diferentes elementos identitários, sempre que confrontado com estes. Esta abordagem é relevante para o município no sentido de potenciar a promoção do local e assim garantir atratividade.
Tendo em conta a duração dos filmes, e ainda a proximidade geográfica entre concelhos, cada um dos filmes é acompanhado de narração em off de um texto sobre cada um dos concelhos.

Filme Geral
O filme geral segue os mesmos contornos dos filmes de região, tendo, contudo, um carácter mais abrangente. Pretende-se com este filme criar uma perspectiva geral de toda a região da CIM.


Remontagens/versões curtas

As remontagens, dizem respeito a versões curtas dos 8 filmes produzidos, assim como a uma versão curta do filme genérico.
Ao todo são 9 filmes com um duração de cerca de 3 minutos. Os filmes não apresentam material novo face às versões longas, sendo antes fruto de remontagens que visam a redução da duração de cada filme já produzido. Estas versões curtas – disponíveis na área Videos Curtos deste site – não apresentam locução.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>