Dezembro de 2004

07 – Estudo da Marktest revela que o “caso Casa Pia” é o processo mais mediático da História recente do país. Entre 22 de Novembro de 2002 e 25 de Novembro último os noticiários dos quatro canais generalistas portugueses dedicaram ao “caso Casa Pia” um total de 8251 peças jornalísticas, somando cerca de 315 horas de notícias.

07 – O processo de rescisões voluntárias iniciado a 30 de Novembro na Lusomundo Media é concluído nesta data com a adesão de 111 pessoas, o que representa cerca de 11% dos efectivos do grupo.

07 – Estudo da Media Monitor, do grupo Marktest, revela que o investimento publicitário em Portugal na televisão, rádio, imprensa, “outdoor” e cinema, entre Janeiro e Outubro de 2004, ultrapassou os 2400 milhões de euros, um acréscimo de 13% relativamente ao ano anterior.A maior fatia do investimento publicitário, neste período, foi para a televisão (63,5%). O cinema foi o meio que registou um maior crescimento (24,9%) mas ainda com menor volume de investimento face aos outros meios (0,4%).

10 – O jornalista José Manso Preto é condenado pelo Tribunal Criminal de Lisboa a 11 meses de prisão, com pena suspensa durante três anos, por se ter recusado a revelar a fonte enquanto testemunha de defesa num processo de tráfico de droga.. Este foi o primeiro julgamento em Portugal de um jornalista que invocou o sigilo profissional.

14 – Nos canais portugueses em sinal aberto (RTP1, 2, SIC e TVI), 14 % das emissões televisivas são preenchidas diariamente com publicidade, representando mais de 11 horas de mensagens promocionais e 1800 anúncios, revela um estudo do grupo Iniciative.

16 – Por decisão da juíza Ana Peres, titular do processo da Casa Pia, os jornalistas, e apenas estes, podem estar presentes na maioria das sessões do julgamento do processo da Casa Pia. A juíza, em resposta a requerimentos, decidiu que a comunicação social, desempenhando um serviço constitucionalmente consagrado, pode estar presente durante os interrogatórios aos arguidos.

17 – O “site” weblog.com.pt, que aloja blogues portugueses desde Julho de 2003, recebe o primeiro pedido de informação por parte de um tribunal a propósito de um caso de difamação, revela o seu proprietário, Paulo Querido. A suposta difamação terá sido efectuada num weblog alojado no servidor do “site” de que é proprietário, pelo que o tribunal lhe pediu informações sobre a identificação do autor.

17 – Inquérito realizado pelo INE revela que quatro em dez famílias portuguesas possuíam computador e 26% acederam à Internet a partir de casa nos primeiros três meses deste ano. De 2002 a 2004, o uso do PC em casa terá crescido a uma média anual de 25% e o acesso à Internet 33%. Segundo estes dados, neste período, 37% dos cidadãos entre os 16 e os 74 anos usaram computador e 30% acederam à Internet.

18 – Entre Janeiro e Novembro deste ano, as crianças com idades compreendidas entre quatro e 14 anos assistiram a uma média diária de três horas de televisão, segundo dados da Marktest.

22 – O Tribunal de Leiria condena o ex-jornalista António Laranjeira a uma pena de multa de três mil euros, por dois crimes de difamação e um de violação do segredo de Justiça.

22 – A AACS emite parecer favorável às nomeações de Miguel Barroso, Carlos Daniel e José Manuel Portugal para os cargos de subdirectores de informação da RTP. A AACS refere que teve em atenção os currículos dos indigitados e as informações recolhidas nas audições realizadas.

22 – O ICAM divulga que o filme “Balas e Bolinhos: O Regresso”, de Luís Ismael, uma produção quase doméstica, foi o filme português mais visto em Portugal em 2004.

22 – A Impresa anuncia a aquisição dos 41,36% da SIC detidos pelo BPI mais os 7,63% de um conjunto de accionistas minoritários. A holding de Francisco Pinto Balesemão passa a controlar 100% do capital social da SIC.

23 – Portugal é, entre os 33 países membros do Observatório Europeu de Audiovisual, aquele que regista uma maior percentagem de posse de dois televisores no lar. Em 70,6% das casas portuguesas, existem pelo menos dois aparelhos de televisão. Os dados foram divulgados pela Marktest.

23 – As televisões nacionais dedicaram mais de seis mil notícias dos seus espaços de informação ao Governo, entre 1 de Janeiro e 19 de Dezembro deste ano. Segundo os dados avançados pela Telenews, da MediaMonitor, a RTP1, a 2, a SIC e a TVI ocuparam um total de 222 horas de informação com o tema Governo, numa média diária de 37 minutos e 37 segundos nos jornais televisivos, para um total de 6094 peças jornalísticas

26 – O Público divulga que a final do Euro 2004 foi o evento desportivo mais visto este ano, segundo um estudo que analisou os acontecimentos desportivos de 2004.

26 – A Marktest divulga que entre Janeiro e Novembro de 2004, os jovens com idades situadas entre os 15 e os 24 anos viram, em média, um pouco menos de três horas de televisão por dia, valor que é inferior à média do universo em 16.9%. Á excepção da madrugada, esse valor é sempre menor do que o registado nos restantes “targets”.

26 – A SIC foi em 2004, e pelo décimo ano consecutivo, a estação de televisão mais vista em Portugal com 29,3% de quota de mercado, acima dos 28,9% e dos 24,7% registados pela TVI e RTP1, de acordo com os dados da Marktest.

26 – Dados da APCT mostram que o Correio da Manhã como o mais vendido diário de Portugal no período entre Janeiro e Setembro de 2004, com uma média de 115 764 exemplares vendidos por dia. Segundo estes dados, no mesmo período, a circulação paga do DN caiu 14%, fixando-se nos 40.567 exemplares, enquanto no caso do Público, a queda foi de 5% face ao ano anterior, com vendas médias de 51.719 exemplares.

30 – O Correio da Manhã divulga que o investimento publicitário em Portugal, entre os meses de Janeiro e Novembro de 2004, contabilizou 2.735.271 mil euros, um aumento de 12,5% relativamente ao ano anterior. Deste valor, 63,5% foi dirigido à TV, 22,5% à imprensa, 7,3% ao outdoor, 6,3% à rádio e 0,4% ao cinema.

30 – A primeira edição portuguesa do jornal gratuito “Metro” começa a ser distribuída no Metropolitano de Lisboa. O projecto parte da editora sueca Metro Internacional e do grupo Media Capital, liderado por Paes do Amaral. O diário, que será distribuído mão-a-mão e em expositores colocados em locais públicos.

31 – Termina a primeira versão da ‘Quinta das Celebridades’. O programa esteve sempre no top das audiências, desde a estreia, a 3 de Outubro, com ‘shares’ médios de 58,5%%. José Castelo Branco foi o vencedor.

Internacional

04 – Os países escandinavos dão os primeiros passos na privatização de parte significativa dos canais estatais.

04 – O semanário chinês China Business Weekly noticia que a imprensa estrangeira tem permissão para imprimir exemplares em território chinês, mas não pode ser difundida naquele mercado. Os jornais estrangeiros devem ser totalmente exportados.

05 – A Rede Globo é considerada a maior produtora mundial de novelas,entrando para a edição de 2005 do livro de recordes Guinness. Só no primeiro semestre deste ano, a televisão brasileira produziu 1.705 episódios de novelas diferentes, o que representa 1.262 horas de programação. Em segundo e terceiro lugar, no que diz respeito às novelas, ficaram produtoras de México e Porto Rico, respectivamente.

07 – O director-geral da BBC, Mark Thompson, confirma o despedimento inicial de 2.900 trabalhadores e a redução anual dos custos à volta de 480 milhões de euros, durante três anos.

09 – O governo espanhol e as estações de televisão assinam um acordo que proíbe a emissão de conteúdos inadequados a menores de 18 anos entre as 6 e as 22 horas.

13 – FIJ e RSF criticaram o modo como a justiça portuguesa puniu o jornalista Manso Preto quando este se recusou a divulgar a identidade de uma fonte confidencial num julgamento.

15 – O Google anuncia ter chegado a acordo com as principais universidades e instituições de investigação norte-americanas e britânicas para pôr à disposição dos internautas as versões electrónicas de cerca de 15 milhões de livros.

20 – O Departamento de Estado norte-americano incluiu a televisão xiita libanesa Al-Manar na sua lista de organizações terroristas, colocando um ponto final nas transmissões via satélite da estação para os Estados Unidos.

21 – A AACS deu parecer favorável à nomeação dos jornalistas Miguel Barroso, Carlos Daniel e José Manuel Portugal para subdirectores de informação da RTP.

21 – As televisões e rádios francesas interromperam os programas a meio da tarde para anunciar a libertação inesperada dos dois jornalistas franceses reféns no Iraque durante quatro meses, Christian Chesnot e Georges Malbrunot. O desaparecimento dos jornalistas, especialistas do Médio Oriente que trabalham respectivamente para o diário “Le Figaro” e para a rádio “RFI”, ocorreu a 20 de Agosto na estrada para Najaf, a sul de Bagdad.

22 – As principais estações de televisão espanholas respondem com cautela à petição do Alto Comissariado - no sentido de se deixar de transmitir quaisquer imagens do 11 de Março -, garantindo que vão continuar a emitir cenas dos atentados em Madrid sempre que se justifique, embora com especial cuidado para não ferir a dignidade das vítimas nem dos familiares.

22 – Várias centenas de pessoas participam numa marcha em Banjul, a capital da Gâmbia, em protesto contra o assassínio da jornalista Deida Hydara, na noite de 16 para 17 de Dezembro. Os manifestantes - da imprensa e da sociedade civil - insurgem-se contra a precaridade da liberdade de expressão no país e exigem que se faça luz sobre o caso.

27 – O jornal Libération informou que a principal estação privada sueca, TV4, perdeu o processo que a opunha a dois realizadores de cinema por ter interrompido a transmissão dos seus filmes para passar publicidade.

28 – Tsunami atinge a Ásia e os media de todo o mundo voltam-se para a cobertura da tragédia.

30 – O Correio da Manhã divulga que as imagens de Janet Jackson a mostrar o seio direito durante o Superbowl, com Justin Timberlake em Fevereiro de 2004, foram as mais procuradas de celebridades na internet durante o ano.





Novembro de 2004

01 – O grupo de Comunicação Cofina anuncia a aquisição de 49% da Metro News, a empresa proprietária do ‘Destak’, jornal que é distribuído gratuitamente em transportes públicos, com uma tiragem semanal de 70 mil exemplares. O grupo declara que o jornal gratuito vai passar a ser diário e a sua tiragem aumentará para 100 mil exemplares, com um reforço de investimento superior a um milhão de euros.

03 – Após um mês do início de ‘Quinta das Celebridades’, a TVI domina as audiências televisivas do mês de Outubro com 32,1% de “share”, uma subida de 4,4 pontos que lhe permitiu ultrapassar a SIC, líder no conjunto do dia desde o início do ano.

07 – Já são 53 profissionais que estão para ser ou já foram ouvidos pelo procurador-geral adjunto Domingos de Sá por alegada violação do segredo de Justiça devido às notícias que assinaram sobre o processo Casa Pia.

08 – A AACS ouve os directores de informação da RTP e da TVI na sequência do “caso Marcelo Rebelo de Sousa”. Estes nada reveleraram à imprensa sobre as suas declarações à AACS.

08 – Estudo da Associação Europeia de Publicidade Interactiva (AEPI) revela que os europeus recorrem mais à Internet do que à Imprensa para obter informação, embora a televisão e a rádio continuem a ser os media mais utilizados. Enquanto 20% dos entrevistados afirmaram utilizar a Internet para se manterem a par da actualidade, apenas oito% responderam recorrer às revistas e 11% a jornais. A televisão é o meio de comunicação escolhido por 33% dos inquiridos, e a rádio por 30%.

12 – No congresso do PSD, o PSD-Beja apresenta uma moção intitulada, “2010, regresso ao futuro”, diz claramente que o partido, que está no Governo, deve “afastar da esfera da influência directa ou indirecta do Estado qualquer órgão de comunicação social que vá além do estritamente indispensável serviço público”. O documento dirige-se expressamente ao grupo PT, que detém, através da Lusomundo Media, o “Diário de Notícias”, o “Jornal de Notícias”, a TSF, o “24 Horas”.

15 – O director de Informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, pede demissão. A escolha do correspondente da RTP em Madrid está na origem do pedido, segundo apontam indícios levantados pela imprensa. Com Rodrigues dos Santos saem, solidários, os restantes membros da direcção de informação.

16 – Luís Marinho, director de Informação da RDP, é escolhido pelo CA para ocupar o lugar de Rodrigues dos Santos (vide dia 15). José Alberto Carvalho é nomeado director-adjunto de informação. O SJ acusa a Administração da RTP, em comunicado, de «ingerência ilegítima».

18 – O Governo, através do ministro-adjunto do primeiro-ministro, Nuno Morais Sarmento, e o PSD, através do secretário-geral, Miguel Relvas, afirmam que não reconhecem nem legitimidade, nem credibilidade à AACS nem ao relatório por esta produzido sobre o caso de eventual censura a Marcelo Rebelo de Sousa.

21 – No Dia Mundial da Televisão, críticos de televisão ouvidos pelo Correio da Manhã afirmam que as televisões estão subordinadas aos interesses económicos e apresentam ofertas de programação muito limitadas. Nesta mesma data, dados da Marktest apontam que a esmagadora maioria das casas portuguesas (99,6%) têm televisão e 70,2% possuem mais do que um aparelho.

22 – O Presidente da República, Jorge Sampaio, veta o diploma que previa a criação de um Gabinete de Informação e Comunicação por motivos de ordem financeira. No dia seguinte (23), no programa ‘Grande Entrevista’, na RTP1, o primeiro-ministro Santana Lopes sugeriu que o veto se teria devido a “um clima tenso e denso” no que se refere às questões relacionadas com os jornalistas.

23 – Luís Marinho e José Alberto Carvalho, director e director adjunto de Informação da RTP indigitados, são ouvidos na AACS, após a audição com a administração da estação, sobre a demissão da direcção de informação da RTP.

23 – O pagamento de direitos de autor e direitos conexos pela RTP passa a ter como referência a Contribuição Audiovisual em vez das receitas de publicidade, ao abrigo dos protocolos celebrados nesta data entre RTP e SPA (Sociedade Portuguesa de Autores).

24 – As promoções de programas de televisão considerados negativos para a formação de crianças ou adolescentes só poderão ser emitidos a partir entre as 23:00 e as 06:00, anuncia a AACS.

24 – A RSF lembra em Paris, por ocasião da 15.ª jornada internacional de apoio aos jornalistas presos, que se encontram nessa situação 198 jornalistas e ciberdissidentes em todo o mundo e nove estão desaparecidos «por terem querido informar-nos».

25 – Começa em Lisboa o julgamento do processo Casa Pia, considerado o julgamento “mais mediático” da história de Portugal. Oito arguidos são acusados de abuso sexual de crianças, entre outros crimes. O Tribunal da Boa-Hora providenciou uma sala de Imprensa propositadamente construída para este julgamento e 17 órgãos de comunicação social foram seleccionados para assistirem à primeira sessão do julgamento.

30 - A AACS aprova em plenário a deliberação sobre a demissão da direcção de Informação da RTP e a indigitação de Luís Marinho e José Alberto Carvalho para a nova equipa directiva. Apesar de aprovar os nomes dos jornalistas para a direcção, a AACS critica a intervenção da administração no processo de escolha de Rosa Veloso para o cargo de correspondente em Madrid.

30 – A TVI volta a liderar as audiências durante o mês de Novembro, tendo conquistado também o horário nobre. O canal de José Eduardo Moniz obteve um share de 36,6%, valor igual ao do passado mês e mais 19,6% que no mesmo período de 2003. Quanto aos outros canais, a SIC desceu para 32,5% e a RTP 1 para 26,2%.

Internacional

02 – A FIJ anuncia que o número de profissionais da comunicaçãosocial mortos em 2004 está prestes a atingir uma centena e qualificou o Iraque como “o país mais perigoso”.

03 – O site do USA Today é o primeiro órgão a dar a vitória das eleições presidenciais americanas a George Bush: o site do USA Today. Neste dia, A NBC e a Fox News Channel ganharam a noite eleitoral em sinal aberto e no cabo, respectivamente.

04 – O lucro da maior empresa de de media mundial, a Time Warner, cai 7,8% no terceiro trimestre de 2004, depois de ter sido feita uma provisão de cerca de 396,8 milhões de euros para custos judiciais associados aos custos legais referentes à investigação do Governo sobre uma operação com a América Online.

10 – A televisão norte-americana CBS despede um produtor por este ter interrompido a transmissão da série CSI: NY cinco minutos antes do fim para noticiar a morte do presidente palestiniano, Yasser Arafat.

17 – O editor-chefe global da agência Reuters, David Schlesinger, questiona a segurança dos jornalistas que permanecem no Iraque e condena a actuação das tropas norte-americanas, que diz serem responsáveis pela morte de três profissionais daquela empresa. No espaço de um ano e meio, morreram no Iraque três profissionais da Reuters no exercício da sua actividade.

18 – O jornalista americano Jim Taricani, repórter da estação WJAR-TV, é considerado culpado por desrespeito ao tribunal na sequência da sua recusa em revelar uma fonte confidencial, num caso de corrupção do FBI.

23 – O veterano jornalista da CBS Dan Rather anuncia que vai deixar de ser, em 9 Março de 2005, “pivot” do noticiário da noite, lugar que ocupou durante 23 anos.

23 – A Assembleia Nacional da Venezuela aprova uma Lei considerada bastante controladora para os conteúdos de rádio e televisão. O período protegido para as crianças passa a localizar-se entre as seis e as 20 horas.





Outubro de 2004

01 – Após 111 anos, chega ao fim o jornal “Telégrafo”, o matutino da Horta. Segundo notícia do jornal Público, o encerramento de suas atividades deveu-se à falência. Substitui-o o “Incentivo”, dos mesmos proprietários, um título que se propõe também a ser “o diário matutino de todos os faialenses e picoenses”.

04 – O ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva critica Marcelo Rebelo de Sousa, insinuando que o antigo presidente do PSD tem um problema com o actual líder do partido e primeiro-ministro e que utiliza o seu espaço semanal de comentário na TVI, aos domingos, para desfeiar mentiras e falsidades contra Pedro Santana Lopes.

06 – O SJ apela à «rápida intervenção da Inspecção Geral do Trabalho, da Comissão Nacional para a Protecção de Dados e da AACS no sentido de «por em termo» ao circuito de vigilância existente na RTP. A instalação de câmaras na redacção não é uma ideia nova. Durante o ano de 2000, a administração da SIC tentou colocar instrumentos visuais de vigilância na zona da redacção da televisão de Carnaxide.

06 – O comentador político Marcelo Rebelo de Sousa, em reunião com Paes do Amaral, responsável pela Media Capital, anuncia sua decisão de encerrar a colaboração semanal que mantinha há mais de quatro anos com a estação televisiva TVI. Um dia depois, a AACS decide abrir um processo, tencionando ouvir todas as partes envolvidas.

06 – PS de Marco de Canaveses exigie a demissão do actual presidente da Câmara, Avelino Ferreira Torres (CDS-PP), pela sua participação no “reality show” da TVI, “Quinta das Celebridades”.

08 – O Governo aprova, em Conselho de Ministros, os diplomas relativos à reforma dos media regionais. Os cinco documentos referem-se a alterações à Lei da Rádio, Código da Publicidade, distribuição de publicidade do Estado e regime de incentivos às rádios, revistas e jornais, além da criação de um regime próprio de atribuição dos apoios à distribuição da imprensa regional (porte-pago).

11 – Em sua primeira semana de emissões, o reality show “Quinta das Celebridades” coloca a TVI quase sempre à frente da rival SIC, contrariando o ascendente que a segunda vinha conseguindo. O novo programa lidera, desde o dia de estreia (3 de Outubro), a tabela de programas mais vistos e a televisão do grupo Media Capital.

13 – O MP informa a juíza Ana Peres que não quer jornalistas nas audiências do julgamento do processo Casa Pia, que começa no dia 25 de Novembro. A posição do MP é justificada pelo facto de os 32 ofendidos terem sido declarados “testemunhas especialmente vulneráveis”.

13 – Portugal ocupa a nona posição na lista referente ao respeito pela liberdade de Imprensa, num total de 104 países, segundo o relatório sobre competitividade mundial em 2004, divulgado pelo Fórum Económico Mundial.

14 –A ‘Quinta das Celebridades’, da TVI, mantém a liderança dos programas mais vistos do dia, com uma audiência média de 20,8% e um ‘share’ de 46,5%. Comparando a primeira semana de estreia dos seis ‘reality shows’ já realizados em Portugal, a Quinta das Celebridades teve mais audiência média que qualquer um dos Big Brother. Segundo os dados da Mediamonitor/Grupo Mediaplanning, a Quinta chegou aos 12,8% (um milhão e 206 mil espectadores), contra 10,3% do Big Brother II.

18 – As receitas de bilheteira referentes ao segundo trimestre de 2004 registaram uma quebra de 5,7% relativamente ao período homólogo de 2003, o que equivale a receitas na ordem dos 15.927 milhões de euros, segundo os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

19 – O ministro dos Assuntos Parlamentares defende perante a AACS as críticas que fez aos comentários dominicais de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, passando ao ataque. Acusa, ainda, o semanário “Expresso” e o jornal “PÚBLICO” de fazerem uma cabala contra o Governo.

19 – O Governo admite que ainda não existe uma data definida para o arranque da TDT em Portugal, o que significa que os prazos definidos para a nova fase do concurso não serão cumpridos. O calendário definido em Outubro passado pela Anacom previa o arranque das operações da TDT para este mês, depois de o anterior modelo ter falhado, o que levou o Governo a revogar a licença atribuida ao consórcio de João Pereira Coutinho, vencedor do concurso.

20 – O número médio diário de utilização da internet aumentou 15,1% nos nove primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2003, segundo uma análise do Netpanel da Marktest.

21 – A auditoria feita pela Associação Portuguesa do Controlo de Tiragens (APCT) aos números de vendas do primeiro semestre deste ano confirma o “Jornal de Notícias” como o primeiro diário de Portugal., com uma circulação paga de 117 205 exemplares.

21 – A AACS anuncia que vai investigar o circuito de videovigilância instalado na RTP para averiguar eventuais violações do direito de privacidade dos trabalhadores da empresa pública, anunciou ontem o SJ.

22 – Na edição da revista “Sábado”, Marcelo Rebelo de Sousa dá a sua primeira entrevista depois de ter abandonado os comentários na TVI. No entanto, nada adianta sobre os motivos que o levaram a tomar a decisão.

22 – Dados do Bareme da Marktest revelam que, em comparação com o período homólogo em 2003, o universo total de ouvintes de rádio desceu, no terceiro trimestre do ano, .de 57,7% para 56,1%. Em relação ao segundo trimestre de 2004, a descida foi de 1,7%.. A TSF/Press cresceu 0,3 pontos percentuais entre os trimestres homólogos e desceu 0,1% em relação ao segundo trimestre.

22 – Pesquisa divulgada pela Marktest revela que a TVI absorveu quase metade (46,9 %) do investimento publicitário televisivo efectuado no último mês de Setembro, atingindo um volume total superior a 149 milhões de euros. A SIC atingiu a segunda posição, com 35,1 %, sendo seguida pela RTP1, com 18%.

23 – A Anacom anuncia que os operadores de televisão por cabo ganharam 16 mil novos assinantes entre Abril e Junho, atingindo os 1,37 milhões de clientes em Portugal. Segundo os dados da entidade, estes valores traduzem um crescimento de 1,2% face ao trimestre anterior e de 6,3% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

23 – De acordo com os resultados apresentados relativos ao terceiro trimestre de 2004, a Impresa obteve um resultado líquido de 2,3 milhões de euros, contra um prejuízo de 10,3 milhões de euros registados no período homólogo de 2003. Registou, contudo, uma quebra de 24% nos resultados líquidos, face ao final do primeiro semestre, altura em que contabilizou lucros de três milhões de euros.

26 – O Comité Director da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) apela publicamente ao Governo português para que “cesse imediatamente o seu programa de condicionamento da liberdade de imprensa, abstendo-se de declarações e de actos que a possam comprometer”.

27 – Três semanas depois de ter abandonado os comentários de domingo na TVI , o ex-comentador Marcelo Rebelo de Sousa fala à AACS a respeito de sua saída da emissora. O professor afirma que o presidente da TVI, Miguel Paes do Amaral, lhe impôs um prazo para que repensasse o teor das suas intervenções nas edições de domingo do Jornal da Noite.

27 – A Media Capital decide nomear um administrador para “que se respeite a autonomia da direcção de Informação da TVI”, afirma Miguel Paes do Amaral no ‘Jornal Nacional’, da TVI, reafirmando que a estação “irá manter a sua posição de independência política”.

27 – Pesquisa divulgada pela Media Monitor da Marktest revela que o investimento publicitário em Portugal cresceu 13% em Setembro face ao mês homólogo de 2003, com aumentos em todos os meios à excepção da rádio. O maior aumento foi registado na televisão, o habitual “voraz” consumidor da maior fatia dos investimentos em publicidade.

26 – A RSF divulga o seu índice anual, sobre a liberdade de imprensa, no qual Portugal fica em 25.º lugar. O país subiu três lugares em relação a 2003, mas continua longe do 7.º lugar obtido em 2002. Os países da Europa do Norte continuam a liderar a lista, enquanto o Extremo Oriente ocupa a maior parte dos últimos lugares.

28 – A Marktest apresenta um novo indicador na análise das audiências de rádio, o “Reach semanal”. Entre Julho e Setembro deste ano, mais de três quartos dos portugueses com 15 e mais anos, residentes no Continente, ouviram rádio pelo menos uma vez por semana, enquanto que mais de metade o fez diariamente.

Internacional

05 – O jornal bielorusso ‘Nedelya’ é encerrado por três meses, na sequência de uma ordem do ministro da Informação, Vladimir Rusakevich, tornando-se assim o sexto jornal independente a ser alvo deste tipo de medidas nos últimos meses. A suspensão e o encerramento de jornais independentes na Belorússia, aparentemente numa campanha governamental de silenciamento que antecede a ida às urnas no país, preocupam a Associação Mundial de Jornais e o Fórum Mundial de Editores, que enviam uma carta sobre o assunto ao Presidente bielorusso.

09 – No Brasil, um procurador da República consegue cancelar uma emissão do reality-show “Casa dos artistas” alegando que as cenas ferem o Estatuto da Criança e Adolescente.

09 – Notícia do The New York Times, repercutida pelo Público, dá conta que uma jornalista do “New York Times”, Judith Miller, poderá ser presa até aceitar testemunhar em tribunal, no caso de uma fuga de informação que motivou a divulgação da identidade de uma agente da CIA, nos Estados Unidos, considerado um delito federal desde 1982.

11 – O governo espanhol determina a aplicação de uma multa de 350 mil euros ao canal Telecinco por reincidência no delito de contra-programação.

14 – A Comissão Federal das Comunicações (FCC) dos Estados Unidos anuncia que impôs uma multa total de 1,18 milhões de dólares a 169 estações da Fox, pela transmissão de um episódio da série ‘Married by America’ com “cenas sexuais explícitas” num horário em que estão crianças a ver televisão.

17 – Jornais norte-americanos posicionam-se contra ou a favor de um dos dois candidatos às eleições. O The New York Times foi o primeiro a fazê-lo, em editorial, logo seguido de outros três jornais: The Dayton Daily News, de Dayton (Ohio), Star-Tribune, de Minneapolis (Minnesota); e The Boston Globe, de Boston (Massachusetts). As publicações apoiam o candidato democrata, John Kerry. Bush recebe apoio do jornal Carlsbad Current-Argus.

20 – O grupo sueco Metro International, anuncia o lançamento da 40ª edição dos jornais gratuitos Metro, que vai ser distribuída em 11 novas cidades da Suécia. Passando a uma distribuição de 600 mil exemplares, em 17 cidades suecas o Metro afirma em comunicado que se torna assim o jornal com maior circulação e mais lido do país, com um número de leitores estimado em 1,5 milhões por dia.

21 – A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) acusa os proprietários dos jornais de usarem a liberdade de imprensa como uma “defesa cínica” para encobrir cortes nas redacções, originando uma diminuição da qualidade do trabalho noticioso.

22 – A RTVE espanhola aprova um documento com 24 normas contra o telelixo no horário infantil. O texto inclui a criação da figura do provedor do telespectador e do ouvinte. Reforça, igualmente, em determinadas faixas horárias a protecção dos menores.

24 – Dois repórteres do “St. Paul Pioneer Press” são suspensos por três dias, depois de terem assistido a um concerto de angariação de fundos a favor da destituição do Presidente George W. Bush.

25 – É lançado em França o Pink TV, o primeiro canal francês “gay” dirigido a homossexuais.





Setembro de 2004

03 – De acordo com dados da Marktest, a RTP foi a estação de televisão portuguesa que mais tempo de informação televisiva dedicou à cobertura dos Jogos Olímpicos.

06 – O secretário de Estado do ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, anuncia que a redução em 10% por ano no valor do porte pago para a imprensa regional terá início em Janeiro de 2005, até Janeiro de 2008.

06 – Um relatório da OMD prevê que o investimento publicitário em Portugal venha a atingir os 176 milhões de euros em 2004, o que representará um acréscimo de 14% face aos valores alcançados em 2003.

08 – De acordo com dados da Marktest, os quatro canais de televisão generalista em sinal aberto emitiram no primeiro semestre do ano cerca de 2000 horas de publicidade comercial (excluindo anúncios de auto-promoção e televendas), o que representa um aumento de 5,5% face ao mesmo período de 2003. A TVI foi a estação com maior quantidade de anúncios transmitida (36,7%), seguida de perto pela SIC (36,4%), e ficando a RTP com 23,3%.

11 – Dados da Marktest apontam que os programas de ficção (filmes, séries, telenovelas e teatro) ocuparam 22,7% das grelhas da RTP1, RTP2, SIC e TVI.

15 – Eduardo Costa, administrador do Primeiro de Janeiro e proprietário do jornal Correio de Azeméis e da gráfica Coraze, é condenado pelo Tribunal de Oliveira de Azeméis a dois anos e meio de prisão e ao pagamento de uma indemnização ao Estado, pelo crime continuado de fraude na obtenção de subsídio de difusão. O caso estava relacionado com um jornal fictício intitulado “Recortes da Província”.

16 – É lançado em Paris o Lusojornal, de periodicidade quinzenal e distribuição gratuita, dirigido à comunidade portuguesa na França, e dirigido por Carlos Pereira.

24 – De acordo com dados provisórios da Marktest, 51% dos portugueses afirmam ler jornais regionais. Os resultados finais do estudo, que está ainda em conclusão, deverão ser apresentados em Outubro.

27 – O DN publica uma entrevista com o presidente da administração da RTP, Almerindo Marques. Os resultados financeiros do primeiro semestre do ano foram positivos, o que é considerado um marco histórico para a estação.

28 – O Estado anuncia que vai pagar 120 milhões de euros à RTP pelo arquivo histórico da estação pública. O montante foi negociado entre o governo e a administração da emissora como forma de indemnizar a RTP pela transferência da posse dos arquivos.

30 – O Conselho de Ministros aprova em Coimbra a lei orgânica do Gabinete de Informação e Comunicação do Governo (GIC).

Internacional

02 – As filiais alemãs do grupo Bertelsmann (Gruner+Jahr e Arvato) e o grupo de imprensa Axel Springer anunciam a fusão das suas tipografias, o que vai dar origem a um novo “gigante” europeu na área da impressão, que dará emprego a 4700 pessoas e será responsável por cerca de 20% da capacidade de impressão na Europa.

03 – Na Rússia, um sequestro de uma escola em Beslan (na Ossétia do Norte) termina com mais de 100 mortos e 600 feridos. Enquanto decorre o ataque das forças da autoridade, algumas das equipas de reportagem entram nas instalações, colocando-se debaixo de fogo para fazer a cobertura jornalística do acontecimento.

04 – No Iraque, o Governo decide suspender a actividade da estação de televisão Al-Jazeera no território, em definitivo, por considerar que a estação não terá cumprido o período de suspensão de um mês que lhe tinha sido imposto a 5 de Agosto.

06 – No Reino Unido, têm início as emissões do primeiro canal inteiramente dedicado à publicidade, o Advert Channel.

06 – Na Rússia, na sequência da cobertura jornalística do sequestro em Beslan, o chefe de redacção do jornal Izvestia, Raf Chakirov, apresenta a demissão. É divulgado também que a jornalista Anna Politkovskaya terá sido, alegadamente, envenenada; e que o repórter Andrei Babitsky teria sido preso, de forma a ser igualmente impedido de se deslocar a Beslan. Outras equipas de reportagem (da Al-Arabiya, da BBC e da estação da Geórgia Rustavi 2) foram também detidas quando se dirigiam para Beslan.

06 – Nos EUA, a análise das audiências da convenção republicana, que se realizou alguns dias antes, revela que pela primeira vez no país um canal de notícias por cabo (a Fox) teve maior número de espectadores do que os canais emitidos em sinal hertziano aberto (ABC, NBC e CBS).

06 – A estação norte-americana CBS apresenta, no programa “60 Minutes”, documentos relacionados com o passado militar de George W. Bush. A veracidade dos documentos é posta em causa nos dias subsequentes, e a estação acaba por ter de se retratar publicamente pelo ocorrido.

09 – A direcção do jornal francês Le Monde anuncia que pretende suprimir cem dos cerca de 750 postos de trabalho até ao final de Outubro.

12 – No Iraque, morre o jornalista Mazen al-Tomaizi, da televisão saudita Al-Ekhbariya, atingido por um míssil disparado de um helicóptero norte-americano.

16 – Na Noruega, o Supremo Tribunal reafirma o direito de protecção das fontes jornalísticas, ao absolver o jornal Bergens Tidende da acusação de não ter fornecido as identidades das fontes utilizadas numa investigação desenvolvida pelo jornal.

18 – O jornal inglês The Sun decide reduzir os conteúdos de seu site depois de uma comissão de gestores ter descoberto que a versão em papel estava a perder 90 mil leitores por dia. O jornal disponibilizava online e gratuitamente as notícias publicadas na versão impressa.

18 – O jornal The Independent, após passar a formato tablóide, registra aumento nos lucros na ordem de 42%.

20 – Nos EUA; o principal pivot da CBS, Dan Rather, pede publicamente desculpas aos espectadores por terem sido utilizados documentos falsos numa reportagem do programa “60 Minutes”, emitido a 8 de Setembro.

23 – Uma sondagem efectuada pelo Gallup Poll News Service conclui que a credibilidade dos meios de comunicação social nos EUA atingiu o nível mais baixo nos últimos trinta anos. De acordo com os resultados da sondagem, apenas 44% dos inquiridos afirmam ter confiança na capacidade dos media em relatar os acontecimentos de forma rigorosa e honesta, contra 54% em sondagem semelhante realizada em 2003.

27 – Um estudo conduzido pela Newspaper Association of America Foundation (NAA) conclui que os jovens adultos têm maior tendência a ler jornais quando esse hábito é criado na escola.

27 –A TV Cultura, canal público de televisão do Brasil, cria o primeiro cargo de provedor (”ombudsman”) de televisão do Brasil. Esta função, que até então no Brasil só fora adoptada por poucos jornais, começou a ser exercida no final de Setembro pelo jornalista Osvaldo Martins, de 64 anos.





Agosto de 2004

02 – A SIC Internacional passa a ser vista no Brasil, na sequência de um acordo com a Net Brasil para a distribuição do sinal.

06 – O ministro de Estado e da Presidência, Morais Sarmento, e o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, assinam um protocolo conjunto com o operador local Cabo TV Madeirense e a Anacom, para permitir o acesso livre dos habitantes da região aos quatro canais generalistas nacionais, e à RTP Madeira.

06 – O jornalista Octávio Lopes, do CM, afirma terem-lhe sido roubadas cassetes relacionadas com o trabalho de investigação que estava a efectuar sobre o caso Casa Pia. A alegada ilicitude dessas gravações, e a divulgação, na Internet, de transcrições das cassetes levantam várias questões. O director geral da Polícia Judiciária, Adelino Salvado, pede a demissão na sequência do caso, o mesmo acontecendo com Sara Pina, assessora de imprensa da Procuradoria-Geral da República.

12 – A Marktest inicia um período experimental de utilização de um novo sistema de medição de audiências, o “Portable People Meter”, que permite analisar as audiências de rádio e televisão dentro e fora do lar, sem necessidade de intervenção do utilizador.

13 – O Independente publica excertos das transcrições das “cassetes roubadas” ao jornalista Octávio Lopes, do CM.
Têm início os Jogos Olímpicos, em Atenas. A RTP, Dois e RTPN asseguram, em conjunto, uma transmissão de 25 horas diárias, em média. Trata-se da maior cobertura de sempre deste evento a ser efectuada pela estação pública.

16 – O Governo anuncia a abertura de uma linha de financiamento para equipar cerca de 4200 escolas do ensino pré-escolar com computadores e software educativo.

18 – A editora-adjunta de política nacional do DN, Graça Henriques, demite-se na sequência da decisão, tomada pela direcção do jornal, de retirar uma notícia da edição. No dia seguinte, tanto a direcção do jornal como o Conselho de Redacção emitem comunicados em que tomam uma posição sobre o sucedido.

19 – A Sport TV e a TVI assinam um acordo que garante a este canal os direitos de transmissão de um jogo, por jornada, dos desafios de futebol do Campeonato Nacional da Super Liga, para as duas épocas seguintes.

25 – O Governo comunica à Sport TV que considera a final da Supertaça Europeia de futebol (entre o FC Porto e o Valência) um evento de interesse público, e impõe a sua transmissão em sinal aberto.

27 – A RTP e a RDP exibem um filme adaptado para espectadores com necessidades especiais, no âmbito da iniciativa “Uma televisão para todos”. A estação televisiva emite o filme, com legendagem através de teletexto (para os cidadãos com deficiências auditivas), enquanto a RDP emite uma audiodescrição de todas as cenas (para os cidadãos com deficiências visuais). Para 3 de Setembro está programada a exibição conjunta de mais um filme, nos mesmos moldes.

31 – De acordo com o Anuário de Comunicação da Obercom, a RTP foi, em 2003, a estação de televisão com maior volume de negócios. A maior fatia de financiamento da estação é composta por receitas publicitárias. A nível de audiências, porém, foram as televisões privadas (SIC e TVI) a liderar em 2003. No que diz respeito à programação, na SIC e na TVI dominou a ficção, enquanto na RTP a informação teve mais destaque.

Internacional

05 – O grupo britânico AGB e a empresa holandesa Nielsen Media Research anunciam a sua fusão, que dá origem a uma empresa internacional (a AGB Nielsen Media Research) que irá analisar as audiências televisivas em 30 países.

06 – Um estudo da empresa Veronis Suhler Stevenson mostra que a população norte-americana dedica cerca de dez horas por dia ao consumo dos diversos meios de comunicação, mais uma hora do que em 1998.

06 – Nos EUA, estreia nas salas de cinema o documentário “Outfoxed: A guerra de Rupert Murdoch no jornalismo”, patrocinado pela organização MoveOn, e que retrata situações de parcialidade e manipulação de informação por parte da estação televisiva Fox.

11 – É divulgado um relatório da Ofcom, entidade reguladora dos media no Reino Unido, segundo o qual, em 2003, as receitas provenientes das assinaturas dos canais televisivos codificados pela primeira vez ultrapassaram as receitas de publicidade televisiva.

12 – Nos EUA, o jornal Washington Post admite ter errado na cobertura jornalística dos acontecimentos que antecederam o conflito no Iraque, nomeadamente no que respeita ao tratamento de informações provenientes da Casa Branca sobre a alegada existência de armas de destruição maciça.

13 – Têm início os Jogos Olímpicos, em Atenas. Estão acreditados cerca de 21.500 profissionais da informação.

14 – Na Bósnia, a nova televisão pública do país, a BHT1, começa a emitir para todo o território, graças ao auxílio financeiro prestado pela União Europeia.

18 – Nos EUA, cinco jornalistas (dois do New York Times, os restantes três do Los Angeles Times, Associated Press e da estação de televisão ABC) são condenados ao pagamento de uma multa diária até revelarem as fontes governamentais relacionadas com um caso de espionagem.

19 - A Google Inc. estreia-se na bolsa de valores de Nova Iorque, com resultados considerados muito positivos pelos analistas.

20 – O norte-americano Regis Philbin, apresentador do programa “Live”, na ABC, viu o seu nome inscrito no Guinness Book of Records como a pessoa que mais tempo passou na apresentação de programas televisivos. Com uma carreira de 46 anos, o apresentador conta com 15.188 horas de emissão televisiva.

26 – A Al-Jazeera anuncia a morte do jornalista italiano Enzo Baldoni, raptado no Iraque seis dias antes. A estação de televisão afirma ter recebido o vídeo com as imagens da execução, levada a cabo alegadamente por um grupo intitulado Exército Islâmico do Iraque, mas não as exibiu.





Julho de 2004

01 – A proposta de lei do Governo para o cinema e o audiovisual é aprovada na AR. O diploma terá ainda de ser promulgado pelo Presidente da República.

03 – De acordo com um artigo do DN, as tiragens dos jornais desportivos portugueses aumentaram “significativamente” desde o início do Campeonato Europeu de Futebol, sobretudo nos dias após as vitórias da selecção portuguesa.

05 – A Investec Internet lança oficialmente o “vídeo ad”, uma tecnologia que permite ver anúncios feitos exclusivamente para televisão nos sites do grupo Cofina.

06 – A Lusa divulga uma análise do grupo internacional Initiative, segundo o qual a audiência total dos 31 jogos do Euro 2004 atingiu os 2,5 mil milhões de espectadores, um crescimento de cerca de 20% em relação às audiências registadas no Euro 2000. A final do campeonato terá sido o desafio que maior investimento publicitário recolheu, com um volume total de 707 mil euros.

06 – Responsáveis da UMIC revelam que, entre Março e Maio, foram realizados mais de 464 mil downloads de artigos da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), destinada a uma população-alvo de cerca de 450 mil utilizadores.

07 – Um estudo da agência Mediaedge:cia, citado pela Lusa, revela que Portugal é um dos países europeus que mais publicidade exibe no horário nobre televisivo.

15 – A AACS nega o pedido da SIC para substituição do canal por cabo SIC Gold pelo canal SIC Comédia. De acordo com o responsável da SIC para os canais temáticos, Francisco Penim, o lançamento do novo canal mantém-se agendado para Setembro.

16 – Um estudo da Media Planning Group revela que nos últimos cinco anos as audiências de televisão por cabo aumentaram 345%.

22 – Segundo dados da Marktest, a TSF e a RFM foram responsáveis pela captação de mais de metade dos 172 milhões de euros investidos pelos anunciantes, em rádio, durante 2003. No total, a rádio recebeu 6,5% do total investido em publicidade durante 2003. De acordo com a Marktest, o estudo foi efectuado tendo em conta os valores de tabela (e não os valores reais), mas pode ser utilizado como referência para o meio.

23 – É divulgado o programa do novo Governo do primeiro-ministro Pedro Santana Lopes. No que respeita ao sector dos media, é prevista a adopção de medidas reguladoras para a televisão por cabo, e é anulada a decisão do anterior Executivo de encerrar a estação pública de rádio Antena 3, entre outras medidas.

27 – Passam 10 anos sobre a primeira emissão experimental da televisão por cabo em Portugal. O arranque comercial do serviço da TV Cabo, a primeira empresa a fornecer o serviço, só se verificaria a 1 de Outubro de 1994.

27 – A Media Capital anuncia que vai abandonar em definitivo o negócio de acesso à Internet de banda larga a partir de 31 de Agosto.

28 – O Público decide encerrar a edição Minho a partir de 15 de Agosto, alegando “imperativos da administração com base nas vendas”. No prazo de seis meses, o mesmo cenário deverá acontecer com a edição Centro.

30 – Segundo revela o Público, o novo Governo solicitou ao Presidente da República a devolução do pacote legislativo para a comunicação social regional e local que tinha sido aprovado em Junho, com o objectivo de introduzir algumas “correcções de carácter técnico” e “aditamentos”.

Internacional

01 – A Microsoft paga a multa de 497 milhões de euros que a Comissão Europeia tinha aplicado a 24 de Março, por abuso de posição dominante. O pagamento é efectuado a título de provisão cautelar, enquanto o pedido de recurso da Microsoft junto da Justiça europeia é analisado.

02 – Na Dinamarca, o semanário Haber, dirigido à comunidade turca no país, lança a sua última edição. O jornal tinha sido criado em 2002, mas os resultados financeiros não foram suficientes para manter o projecto em funcionamento.

02 – A BBC celebra 50 anos sobre a emissão do primeiro telejornal da estação.

07 – No Brasil, o grupo Abril vende 13,8% do seu capital ao fundo de investimento norte-americano Capital International. É o primeiro negócio efectuado no país ao abrigo da legislação criada em 2002 que permite a entrada de capitais estrangeiros nos media.

09 – O chefe de redacção da edição russa da revista Forbes, o jornalista americano Paul Khlebnikov, é morto a tiro em Moscovo.

09 – No Senegal, o director do jornal independente Le Quotidien, Madiambal Diagne, é preso, acusado de difundir “notícias falsas e notícias que podem provocar problemas políticos graves”. Como forma de protesto, cerca de 80% dos jornais privados de Dakar não saem para as bancas

09 – A Federação Europeia de Jornalistas lança um apelo à União Europeia, no sentido de proteger a independência dos media em França. Em causa está a compra recente da Socpresse por parte do grupo Dassault.

13 – O Parlamento italiano aprova uma nova lei sobre o conflito de interesses, que permite ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi a manutenção da propriedade do seu império no sector dos media.

17 – Na Rússia, o jornalista Paila Peloyán, que trabalhava para a edição russa da revista arménia Armianskii, é assassinado em Moscovo.

20 – A Comissão Europeia aprova a fusão entre as editoras discográficas Sony e BMG, de onde poderá resultar a segunda maior editora a nível mundial. A fusão carece ainda de autorização por parte das autoridades anti-trust norte-americanas.

26 – No Senegal, o director do jornal Le Quotidien, Madiambal Diagne, é absolvido e libertado. O jornalista encontrava-se preventivamente detido desde o dia 9.

26 – Têm início as convenções nacionais de democratas e de republicanos nos EUA, para as quais, pela primeira vez na história das presidenciais americanas, 35 bloggers são acreditados.





Junho de 2004

02 – O Conselho de Redacção do Público demite-se, na sequência da decisão, tomada pela direcção, de retirar uma notícia da edição de 27 de Maio.
No dia em que celebra o 150º aniversário, o Comércio do Porto passa a estar disponível online.

03 – A Optimus começa a comercialização de telemóveis de terceira geração (UMTS).

04 – O Tribunal do Funchal iliba o director do Público, José Manuel Fernandes, da acusação de prática do crime de difamação, que tinha sido feita pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

09 – Sai para as bancas o jornal “Frontera Notícias”, uma publicação mensal conjunta para as regiões do Minho e da Galiza, editada em língua portuguesa e dirigida por Pedro Leitão.

10 – A RTP assina um protocolo com o Ministério da Educação francês, para a utilização de programas da RTP Internacional como material pedagógico para os alunos de português em França.

16 – O jogo de futebol do Euro 2004 entre Portugal e a Rússia, transmitido pela SIC, é o programa televisivo mais visto em Portugal desde que a Marktest regista a audimetria. A audiência média foi de 35,5%, e o share de 81,4%.

18 – O SJ apela ao Presidente da República, aos grupos parlamentares e ao Provedor da Justiça para no sentido de uma intervenção junto do Governo, sobre os diplomas de reforma da imprensa regional e rádios locais que foram aprovados a 16.

21 – A Associação Portuguesa de Radiodifusão, que representa cerca de 230 estações, considera positivo o pacote legislativo apresentado pelo Governo para a reforma do sector.

22 – A Associação Portuguesa da Imprensa Regional envia uma carta ao Presidente da República, solicitando uma intervenção sua no que respeita à nova legislação para o sector aprovada pelo Governo.

23 – De acordo com dados da Marktest, o jogo do Euro 2004 entre Portugal e a Inglaterra é o mais visto de sempre, com uma audiência média de 38,1% e um share de 83,4%.

26 – Abre ao público o maior multiplex de cinema do país, o Millenium Freeport, em Alcochete, com 21 salas.

26 – De acordo com o Público, o Banco Espírito Santo cortou as campanhas publicitárias que possuía nos meios de comunicação do grupo Impresa, em finais de Maio, alegadamente devido ao tratamento jornalístico dado pelo Expresso à participação do grupo bancário no processo de privatização da Galp.

28 – O SJ envia uma carta aberta a todos os grupos parlamentares, apelando a que não votem favoravelmente a proposta do Governo para a revisão da Lei da Rádio.

30 – É registado um novo recorde de audiências em Portugal, com o jogo do Euro 2004 entre Portugal e a Holanda. Segundo a Marktest, a audiência média foi de 40,5% e o share de 87,5%.

Internacional

01 – Na Rússia, o jornalista Leonid Parfionov, do canal independente NTV, é despedido por ter mostrado no seu programa uma entrevista com a viúva de um ex-líder da Tchétchénia independentista.

02 – Na Islândia, o Presidente Olafur Ragnar Grimsson anuncia que vai vetar a lei sobre concentração dos media, forçando a realização de um referendo nacional sobre a questão.

06 – Dois jornalistas da BBC são alvejados em Riad, na Arábia Saudita. Em consequência do ataque, o repórter de imagem irlandês Simon Cumbers morre, e o colega Frank Gardner é gravemente ferido.

07 – Um estudo efectuado pelo Instituto Psiquiátrico de Nova Iorque no Centro Médico da Universidade de Columbia, publicado dos Archives of Pediatrichs and Adolescent Medicine, conclui que os adolescentes que passam mais tempo a ver televisão têm um risco acrescido de vir a desenvolver perturbações do sono.

07 – A direcção do jornal francês Le Monde e os autores do livro “A face encoberta do ‘Le Monde’”, Pierre Péan e Philippe Cohen, assinam um acordo segundo o qual a direcção do jornal retira todos os processos de difamação que tinha posto em tribunal aquando do lançamento do livro, e os autores comprometem-se a não reeditar a obra e a não fazer mais comentários sobre o caso.

08 – A BBC altera a sua política de acompanhamento de jornalistas por seguranças armados, em zonas de alto risco.

15 – O serviço de venda de música em formato digital da Apple, o iTunes, chega ao mercado europeu. Num primeiro momento, o serviço está disponível apenas no Reino Unido, Alemanha e França, estando previsto para mais tarde o alargamento a outros países, incluindo Portugal.

24 – O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pronuncia-se a favor da princesa Carolina do Mónaco, num caso relacionado com o registo de imagens em locais públicos e respectiva publicação, sem autorização prévia.

25 – O Supremo Tribunal de Justiça da Alemanha autoriza uma empresa a produzir aparelhos destinados a bloquear a publicidade televisiva. O caso, que opunha a empresa ao canal RTL, arrastava-se há cinco anos.

25 – No Brasil, o episódio final da telenovela “Celebridade”, transmitida pela TV Globo, regista um share de 82%. De acordo com os responsáveis da estação, não se obtinham audiências tão elevadas numa final de novela da estação desde 1993, com “Renascer”.

27 – A Comissão Europeia anuncia ter suspendido a multa aplicada anteriormente à Microsoft, enquanto aguarda a decisão do Tribunal Europeu de Justiça de primeira instância, onde a empresa norte-americana apresentou recurso.





Maio de 2004

11 – Começa a ser distribuído o jornal quinzenal Mundo Universitário, propriedade da Metro News Publicações, dirigido por Francisco Pinto Barbosa. Trata-se da primeira publicação gratuita destinada a estudantes universitários que é distribuída a nível nacional.

13 – A Marktest divulga dados sobre a transmissão televisiva de produção nacional nos canais generalistas em 2003. Segundo os dados recolhidos, a RTP foi a estação com maior percentagem de produção nacional a ser transmitida (58%).

17 – Portugal adere à European Docu Zone (EDZ), uma rede de distribuição e exibição digital de cinema independente, documental, e de animação.

25 – O Tribunal de Esposende condena o jornalista Eduardo Dâmaso pelo crime de violação de segredo de justiça. Os jornalistas Francisco Fonseca e Luís Miguel Viana, que se encontravam a ser julgados no mesmo processo, são absolvidos. O Público, órgão para o qual trabalha Eduardo Dâmaso, anuncia que vai apresentar recurso.

25 – Pela primeira vez na sua história, o JN é impresso e distribuído fora de Portugal. A “Edição Especial Gelsenkirchen” acontece devido ao jogo da final da Liga dos Campeões que o Futebol Clube do Porto vai disputar naquela cidade alemã.

26 – A final da Liga dos Campeões, que opõe o FC Porto e o AS Mónaco, transmitida pela RTP1, é o programa mais visto desde 2000. Segundo dados da Media Planning, o jogo foi visto por 2,9 milhões de portugueses, com uma audiência média de 31,7% e um share de 70,5%. Segundo dados da Marktest, o número de espectadores ultrapassou ligeiramente os três milhões, a audiência média foi de 30,7% e o share de 68,2%.

28 – Tem início o festival de música Rock in Rio, que este ano decorre em Lisboa. A SIC, estação oficial do evento, conta com uma equipa de 350 pessoas para assegurar a cobertura televisiva que será seguida por cerca de 750 milhões de pessoas em mais de 70 países. Os custos previstos para esta operação são de 500 mil euros, e as receitas de um milhão de euros, retorno este efectuado sobretudo à custa de merchandising, SMS e patrocínios.

28 – A Ikea, que vai abrir a sua primeira loja em Portugal a 22 de Junho, começa a distribuir um milhão de catálogos dos seus produtos. A empresa investiu cerca de um milhão de euros nos catálogos, uma das suas principais ferramentas de marketing. O investimento global da cadeia de lojas destinado à entrada no mercado português ascende a 3,5 milhões de euros.

31 – Arrancam, no cabo, as emissões do canal RTPN, que vem substituir a NTV.

31 – Um estudo divulgado no âmbito do 57º Congresso Internacional de Jornais, que decorre em Istambul, revela que em Portugal se verificou uma quebra de 4% na circulação de jornais, entre 2002 e 2003; e uma quebra de 16,7% entre 1998 e 2003.

Internacional

01 – O jornal britânico Daily Mirror publica imagens de um soldado britânico alegadamente a abusar de um prisioneiro de guerra iraquiano. Mais tarde, é revelado que as fotografias não são autênticas.

03 – No dia em que se celebra o 14º Dia Internacional da Liberdade da Imprensa, a RSJ publica o seu relatório referente a 2003, segundo o qual um terço da população mundial está privada de liberdade de imprensa.

04 – Na Itália, Lucia Annunziata anuncia a demissão do cargo de presidente da RAI, acusando o governo de Silvio Berlusconi de ingerência nas decisões da administração da empresa.

05 – O grupo sueco Metro International lança uma edição do jornal gratuito Metro em Nova Iorque.

06 – Na estação televisiva norte-americana NBC, é exibido o último episódio da série Friends, que se mantinha em exibição há dez anos. As estimativas apontavam para uma audiência de 50 milhões de espectadores.

10 – O Observatório Europeu do Audiovisual divulga que, em 2003, a frequência de salas de cinema na Europa registou uma quebra de 4,4% face ao ano anterior.

12 – Nos EUA, é anunciada formalmente a fusão entre a GE e a Vivendi, que dá origem à NBC Universal, que se torna uma das maiores empresas de media e entretenimento do mundo.

14 – No Reino Unido, o chefe de redacção do Daily Mirror, Piers Morgan, é destituído, depois de ter sido provado que as fotografias publicadas a 1 de Maio, que pretendiam retratar maus-tratos de soldados a prisioneiros iraquianos, eram falsas.

14 – A Federação de Associações da Imprensa de Espanha cria um Conselho Deontológico para analisar o tratamento informativo nos vários meios de comunicação.

22 – Em Espanha, realiza-se o casamento real entre o príncipe Felipe de Bourbon e a ex-jornalista Letizia Ortiz. As audiências estimadas para a transmissão televisiva das cerimónias, em todo o mundo, apontam para 1,2 mil milhões de espectadores. Cerca de cinco mil meios de comunicação foram creditados para fazer a cobertura informativa do evento.

23 – A mensagem do Papa João Paulo II para celebrar o Dia das Comunicações Sociais faz apelo aos organismos públicos para que estes actualizem as regulamentações do sector, para que os meios de comunicação sejam “respeitadores da verdade e do bem comum”.

23 – O New York Times publica um editorial em que reconhece ter cometido erros na cobertura dos acontecimentos que precederam o início da guerra no Iraque, e pede desculpa pela falta de rigor de algumas informações dadas pelo jornal.

23 – Um estudo levado a cabo pelo Pew Center conclui que os jornalistas dos EUA consideram que a comunicação social não é suficientemente crítica em relação à política do Presidente George W. Bush.
28O jornalista Dusko Jovanovic é assassinado em Podgorica, Montenegro.





Abril de 2004

01 – Um estudo elaborado pela Associação de Televisão Comercial Europeia conclui que a RTP foi uma das estações públicas que menos financiamento estatal recebeu (menos de 40% do seu financiamento), durante a década de 90.

01 – O Governo impõe o pagamento de direitos de transmissão às rádios que pretendam emitir jogos do Euro 2004, apesar de a AACS ter já considerado ilegal essa exigência, em Fevereiro.

02 – Em entrevista ao CM, o director de programação da TV Bandeirantes (Brasil), Celso Tavares, garante que as novelas e outras produções portuguesas exibidas por aquela estação vão deixar de ser dobradas por actores brasileiros, como aconteceu com “Morangos com açúcar”, “Olá Pai” e “Olhos d’água”.

05 – A TVI estreia a sitcom “Os Batanetes”. Situação inédita em Portugal, a continuação da série estará dependente de aceitação do público.

05 – De acordo com o INE, em 2002 os portugueses compraram menos revistas (13%) e jornais (3%) do que no ano anterior.

05 – Segundo dados da empresa espanhola DBK, as receitas de bilheteira cinematográfica em Portugal caíram 2,2% em 2003, relativamente ao ano anterior.

08 – A Fidelity Investments torna-se o terceiro maior accionista da Media Capital, ao adquirir em bolsa uma posição de 9,84%.

09 – A TV Cabo começa a desactivar o serviço de televisão interactiva lançado em Julho de 2001. A empresa possui apenas quatro mil assinantes do serviço, embora o objectivo inicial fosse alcançar os cem mil assinantes no final do primeiro ano.

12 – No âmbito da celebração do 55º aniversário, a Rádio Altitude, da Guarda (a mais antiga rádio local do país), apresenta uma nova imagem, programação e informação.

14 – A Santa Casa da Misericórdia lança uma campanha publicitária institucional, com o intuito de lançar uma imagem de marca comum para as apostas mútuas e lotaria. Trata-se da primeira vez na história da instituição que a área de jogos é alvo de uma campanha global.

19 – É inaugurada a Biblioteca do Conhecimento Online, portal que permite aos investigadores portugueses efectuar pesquisas em cerca de 3500 revistas científicas e consultar o texto integral dos artigos através da Internet.

19 – O estudo anual da Unidade de Informação Económica (EIU) da revista Economist sobre a literacia electrónica revela que Portugal desceu dois lugares em relação ao ano anterior, situando-se agora na 24ª posição. Considerando apenas os países da UE, Portugal ocupa o penúltimo lugar, ultrapassando apenas a Grécia.

19 – A TMN é a primeira operadora em Portugal a lançar o serviço móvel de terceira geração (UMTS), antecipando-se ao prazo de 1 de Julho que tinha sido fixado pela Anacom.

22 – O Global Advertising Report, elaborado pela agência de meios Initiative, aponta para um crescimento de 3 a 4% do mercado publicitário português em 2004, potenciado pela realização, no país, do Rock in Rio e do Euro 2004.

22 – O SJ e a Associação Portuguesa de Imprensa (AIND) assinam o novo texto do contrato colectivo de trabalho para o sector, que vem substituir o documento em vigor desde 1993.

23 – É extinta a AACS, no âmbito da revisão constitucional aprovada pela AR. O órgão regulador mantém-se em funções até ser definida a entidade substituta.

23 – O projecto governamental da Lei das Artes Cinematográficas e do Audiovisual é aprovado, e a proposta de lei do PS para o mesmo sector é chumbada pelo Parlamento.

29 – O jornal Briefing celebra 15 anos, lançando um livro com uma retrospectiva dos últimos 15 anos do mercado publicitário português.

Internacional

01 – A Google Inc. anuncia o lançamento de um serviço de email gratuito, com um espaço de armazenamento de 1 gigabyte, muito superior a qualquer um dos serviços gratuitos existentes no mercado.

02 – Michael Grade é nomeado como o próximo presidente da BBC, sucedendo a Gavyn Davies, que apresentara a demissão do cargo na sequência do caso David Kelly.

04 – A Kabel Deutschland, a maior sociedade de televisão por cabo na Alemanha, anuncia a compra de três dos seus concorrentes (Ish, Bade-Wurtemberg Kabel e Hesse Iesy) por 2,7 mil milhões de euros, passando a abranger 17 milhões de lares no país.

09 – A Clear Channel, a maior rede de rádio dos EUA, é multada pela FCC em 495 mil dólares por, em 2003, ter difundido conversas “chocantes” do apresentador Howard Stern.

11 – Três jornalistas checos, Michal Kubal, Petr Klima e Ceska Televize, são raptados no Iraque. Um outro jornalista, Alexandre Jordanov, francês, é também raptado no mesmo país.

12 – Nos EUA, o jornalista Wally Wakefield é intimado pelo Tribunal de Minneapolis a divulgar as suas fontes. Perante a recusa do jornalista, o tribunal condena-o a uma multa diária.

13 – A estação de televisão Al-Jazeera acusa os responsáveis militares norte-americanos de ameaçarem os media no Iraque.

13 – Por razões de segurança, cinco estações de televisão dos EUA (ABC, CBS, NBC, CNN e Fox News) decidem organizar-se em “pool” para efectuar a cobertura jornalística na zona de Falluja (Iraque).

15 – A Comissão de Direitos Humanos da ONU aprova uma resolução que condena Cuba pela repressão a jornalistas e a opositores ao regime de Fidel Castro.

16 – No Afeganistão, a estação de televisão regional de Jalalabad deixa de emitir imagens de mulheres.

18 – Nos EUA, pela primeira vez um jornal (The Seattle Times) publica em primeira página uma foto do caixão de um soldado norte-americano morto no Iraque.

19 – Nos EUA, a directora do USA Today, Karen Jurgensen, apresenta a demissão, depois de o jornal ter descoberto que o repórter Jack Kelley tinha inventado e plagiado diversos artigos.

20 – No Reino Unido, a estação de televisão Channel 4 transmite as imagens integrais de um aborto, como parte de um documentário. Mais de 1,5 milhões de espectadores assistem ao programa.

21 – As autoridades norte-americanas da concorrência autorizam a fusão entre a Vivendi Universal Entertainment e a rede de televisão NBC, detida pela General Electric.

21 – A estação televisiva norte-americana CBS exibe cópias de fotografias da Princesa Diana tiradas momentos após o acidente que a vitimou, e que fazem parte do dossier de inquérito pertencente à justiça francesa.

22 – Na Coreia do Norte, uma colisão de comboios provoca cerca de três mil mortes – mas durante várias horas o acontecimento não é noticiado nos órgãos de comunicação do país, e as ligações telefónicas com o exterior são cortadas.

22 – O Parlamento Europeu aprova uma resolução onde denuncia o excesso de influência do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, no sector televisivo do país.

23 – Nos EUA, vários jornais reproduzem fotografias de caixões de soldados norte-americanos mortos em combate, inicialmente publicadas pelo site MemoryHole.org. O responsável pelo site, Russ Kick, tinha recorrido às leis de liberdade de informação para obter as imagens junto dos responsáveis de uma base militar. O Pentágono reafirma a proibição de divulgar fotografias de caixões de soldados mortos.

28 – A estação norte-americana CBS divulga imagens de soldados dos EUA em situações de abuso e maus tratos a prisioneiros iraquianos, na prisão de Abu Ghraib.

28 – O Senado italiano aprova a contestada reforma da lei do audiovisual.

30 – Nos EUA, a estação de televisão ABC faz uma emissão especial na qual mostra os nomes e as fotografias dos 520 soldados norte-americanos mortos no Iraque até esse momento.





Março de 2004

01 – O estudo europeu “Marcas de Confiança 2004”, realizado pelas Selecções Reader’s Digest, revela que, no caso de Portugal, onze das trinta marcas em que os portugueses mais confiam são nacionais.

04 – Segundo os dados da Marktest, passados dois meses do arranque do canal A Dois, as audiências mantêm-se mais baixas do que as registadas anteriormente pela RTP2.

04 – A Novis e o Clix associam-se para o lançamento de um acesso à Internet em banda larga, através de ADSL, mas isenta da assinatura mensal da PT.

11 – Dados da Marktest relativos às audiências televisivas deste dia revelam que a maioria dos portugueses preferiu assistir a um jogo de futebol e telenovelas, em vez dos programas de informação especial que cobriam os atentados terroristas ocorridos neste dia em Madrid.

15 – Dados de um estudo elaborado pela Millward Brown, referidos pelo DN, mostram que os jovens europeus, incluindo os portugueses, têm tendência a escolher as mesmas marcas, e são facilmente influenciados por estratégias de marketing.

16 – De acordo com dados do Media Planning Group divulgados pelo Público, o investimento publicitário real em Portugal, em 2003, rondou os 773 milhões de euros, mais 1,2% do que no ano anterior; e o investimento publicitário através de agências atingiu os 583 milhões de euros, o que representa um crescimento de 3,5% face a 2002.

17 – É lançado oficialmente na Internet o Portal do Cidadão, uma iniciativa de e-government.

18 – De acordo com um estudo realizado pela QualiQuanto e pela BBZ, referido pelo DE, as marcas portuguesas são tradicionalistas e são incapazes de criar valor em torno daquilo que vendem.

18 – De acordo com o DE, os grupos de media portugueses melhoraram, na generalidade, o seu desempenho económico ao longo de 2003. As razões para tal, porém, passaram mais por planos de redução de custos do que por uma recuperação do mercado publicitário.

21 – A Rádio Universidade FM, de Vila Real, é a única emissora portuguesa a juntar-se À emissão conjunta com mais de 600 outras rádios de todo o mundo, como forma de assinalar o Dia Mundial Contra o Racismo.

25 – A RTP anuncia ter reduzido os prejuízos financeiros, que passaram de 228,2 milhões de euros em 2002, para 32,4 milhões em 2003. A administração da estação afirmou ainda que em 2004 a RTP irá apresentar resultados operacionais positivos.

29 – A série da TVI ‘Morangos com açúcar’ (produzida pela NBP) começa a ser exibida pela Rede Bandeirantes de Televisão, no Brasil.

30 – Sessão especial de bolsa para a dispersão da Media Capital. A OPV realizada permitiu ao grupo um encaixe de 100 milhões de euros.

30 – A Associação Portuguesa para o Controlo das Tiragens (APCT) divulga os dados relativos a 2003: o CM foi o jornal diário com maior circulação paga, seguido pelo JN.

30 – De acordo com os dados Bareme/Rádio, da Marktest, a RFM consolidou em 2003 a liderança das audiências de rádio.

30 – Portugal é o quinto país da Europa que mais televisão consumiu em 2003, segundo um estudo da Eurodata TV Worldwide divulgado no Mercado Internacional de Programas de Televisão (MIPTV), em Cannes.

30 – A Lusa inicia o fornecimento regular do serviço Lusa Rádio, disponível para emissoras de âmbito nacional e local.

Internacional

01 – A estação de televisão por cabo Middle East Broadcasting Center (MBC) suspende a emissão da versão árabe do Big Brother, devido aos protestos recebidos desde o início da transmissão do programa, em Fevereiro.

01 – Nos EUA, o New York Times introduz uma nova política interna quanto à utilização de fontes anónimas.

02 – O jornalista palestiniano Khalil al-Zaben é assassinado a tiro em Gaza. Conselheiro de Yasser Arafat, al-Zaben era também director de um jornal de assuntos palestinianos e direitos humanos.

06 – O chanceler alemão Gerhard Schroeder decide deixar de dar entrevistas ao jornal Bild, por considerar que este está a levar a cabo uma campanha intencional para denegrir a sua imagem.

07 – O jornalista Ricardo Ortega, da estação televisiva espanhola Antena 3, morre no Haiti, na sequência de um tiroteio que decorreu durante uma manifestação.

07 – A Associação de Jornalistas Tunisinos é expulsa provisoriamente da Federação Internacional de Jornalistas, devido a ter atribuído um prémio de liberdade de imprensa ao Presidente tunisino Ben Ali.

08 – O presidente da Associação Nacional de Jornalistas alemães, Werner Goessling, manifesta-se contra um alegado boicote governamental a alguns órgãos de comunicação social.

09 – O Parlamento Europeu debate e aprova uma directiva de reforço da protecção dos direitos de propriedade intelectual na UE, como forma de combater o contrabando e a pirataria online.

10 – O Comité de Protecção de Jornalistas revela que, em 2003, 36 jornalistas foram mortos no exercício da profissão, um terço dos quais no Iraque, e que 136 tinham sido presos.

12 – A esmagadora maioria dos jornais mundiais faz primeira página com os ataques terroristas ocorridos no dia anterior na capital espanhola. Algumas fotos são manipuladas para, alegadamente, não chocar os leitores.

12 – A Câmara dos Representantes dos EUA aprova um diploma que aumenta em 18 vezes o montante das multas “por indecência” a pagar pelos órgãos de comunicação social que violem as regras estabelecidas.

15 – A Comissão de Trabalhadores da agência de notícias espanhola EFE exige a demissão do director de informação, Miguel Platón, acusando-o de ter instalado um “regime de censura e manipulação” após os atentados de 11 de Março em Madrid.

15 – A União dos Jornalistas Russos divulga os resultados de um estudo elaborado sobre a última campanha eleitoral (que deu uma nova vitória a Vladimir Putin). De acordo com o estudo, os media russos fizeram uma cobertura “parcial” da campanha.

18 – Soldados norte-americanos abatem a tiro dois jornalistas iraquianos, do canal de televisão Al-Arabya.

19 – O jornal norte-americano USA Today afirma ter provas de que Jack Kelley, que foi jornalista daquele órgão até Janeiro, tinha falsificado artigos publicados pelo jornal. Jack Kelley foi nomeado várias vezes para os prémios Pulitzer.

22 – Nos EUA, a administração Bush é acusada de fabricar reportagens televisivas falsas, como manobra de promoção do sistema de saúde para a terceira idade.

24 – A Comissão Europeia aplica uma multa de 497 milhões de dólares à Microsoft, por abuso de posição dominante.

25 – Passam cinquenta anos sobre o início da produção generalizada de televisores a cores. Os primeiros equipamentos foram produzidos nos EUA, pela Radio Corporation of América (RCA).

28 – No Iraque, os EUA decidem impedir a publicação do semanário xiita Al-Hawza Al-Natiqa durante 60 dias, alegando que constitui uma “ameaça real de violência contra as forças da coligação e os iraquianos que trabalham com a coligação”. A medida gera fortes protestos por parte da população xiita.

31 – A Comissão de Liberdades do Parlamento Europeu critica fortemente as restrições à liberdade de expressão e informação em Itália e as “flagrantes manipulações” da TVE na cobertura dos atentados de 11 de Março em Madrid.
31 – Nos EUA, têm início as emissões da Air America, a primeira estação de rádio de âmbito nacional com um assumido posicionamento político de esquerda. O objectivo desta rádio é contrabalançar os talk shows radiofónicos de direita, utilizando o mesmo estilo agressivo dos conservadores.