Abril de 2004
01 – Um estudo elaborado pela Associação de Televisão Comercial Europeia conclui que a RTP foi uma das estações públicas que menos financiamento estatal recebeu (menos de 40% do seu financiamento), durante a década de 90.
01 – O Governo impõe o pagamento de direitos de transmissão às rádios que pretendam emitir jogos do Euro 2004, apesar de a AACS ter já considerado ilegal essa exigência, em Fevereiro.
02 – Em entrevista ao CM, o director de programação da TV Bandeirantes (Brasil), Celso Tavares, garante que as novelas e outras produções portuguesas exibidas por aquela estação vão deixar de ser dobradas por actores brasileiros, como aconteceu com “Morangos com açúcar”, “Olá Pai” e “Olhos d’água”.
05 – A TVI estreia a sitcom “Os Batanetes”. Situação inédita em Portugal, a continuação da série estará dependente de aceitação do público.
05 – De acordo com o INE, em 2002 os portugueses compraram menos revistas (13%) e jornais (3%) do que no ano anterior.
05 – Segundo dados da empresa espanhola DBK, as receitas de bilheteira cinematográfica em Portugal caíram 2,2% em 2003, relativamente ao ano anterior.
08 – A Fidelity Investments torna-se o terceiro maior accionista da Media Capital, ao adquirir em bolsa uma posição de 9,84%.
09 – A TV Cabo começa a desactivar o serviço de televisão interactiva lançado em Julho de 2001. A empresa possui apenas quatro mil assinantes do serviço, embora o objectivo inicial fosse alcançar os cem mil assinantes no final do primeiro ano.
12 – No âmbito da celebração do 55º aniversário, a Rádio Altitude, da Guarda (a mais antiga rádio local do país), apresenta uma nova imagem, programação e informação.
14 – A Santa Casa da Misericórdia lança uma campanha publicitária institucional, com o intuito de lançar uma imagem de marca comum para as apostas mútuas e lotaria. Trata-se da primeira vez na história da instituição que a área de jogos é alvo de uma campanha global.
19 – É inaugurada a Biblioteca do Conhecimento Online, portal que permite aos investigadores portugueses efectuar pesquisas em cerca de 3500 revistas científicas e consultar o texto integral dos artigos através da Internet.
19 – O estudo anual da Unidade de Informação Económica (EIU) da revista Economist sobre a literacia electrónica revela que Portugal desceu dois lugares em relação ao ano anterior, situando-se agora na 24ª posição. Considerando apenas os países da UE, Portugal ocupa o penúltimo lugar, ultrapassando apenas a Grécia.
19 – A TMN é a primeira operadora em Portugal a lançar o serviço móvel de terceira geração (UMTS), antecipando-se ao prazo de 1 de Julho que tinha sido fixado pela Anacom.
22 – O Global Advertising Report, elaborado pela agência de meios Initiative, aponta para um crescimento de 3 a 4% do mercado publicitário português em 2004, potenciado pela realização, no país, do Rock in Rio e do Euro 2004.
22 – O SJ e a Associação Portuguesa de Imprensa (AIND) assinam o novo texto do contrato colectivo de trabalho para o sector, que vem substituir o documento em vigor desde 1993.
23 – É extinta a AACS, no âmbito da revisão constitucional aprovada pela AR. O órgão regulador mantém-se em funções até ser definida a entidade substituta.
23 – O projecto governamental da Lei das Artes Cinematográficas e do Audiovisual é aprovado, e a proposta de lei do PS para o mesmo sector é chumbada pelo Parlamento.
29 – O jornal Briefing celebra 15 anos, lançando um livro com uma retrospectiva dos últimos 15 anos do mercado publicitário português.
Internacional
01 – A Google Inc. anuncia o lançamento de um serviço de email gratuito, com um espaço de armazenamento de 1 gigabyte, muito superior a qualquer um dos serviços gratuitos existentes no mercado.
02 – Michael Grade é nomeado como o próximo presidente da BBC, sucedendo a Gavyn Davies, que apresentara a demissão do cargo na sequência do caso David Kelly.
04 – A Kabel Deutschland, a maior sociedade de televisão por cabo na Alemanha, anuncia a compra de três dos seus concorrentes (Ish, Bade-Wurtemberg Kabel e Hesse Iesy) por 2,7 mil milhões de euros, passando a abranger 17 milhões de lares no país.
09 – A Clear Channel, a maior rede de rádio dos EUA, é multada pela FCC em 495 mil dólares por, em 2003, ter difundido conversas “chocantes” do apresentador Howard Stern.
11 – Três jornalistas checos, Michal Kubal, Petr Klima e Ceska Televize, são raptados no Iraque. Um outro jornalista, Alexandre Jordanov, francês, é também raptado no mesmo país.
12 – Nos EUA, o jornalista Wally Wakefield é intimado pelo Tribunal de Minneapolis a divulgar as suas fontes. Perante a recusa do jornalista, o tribunal condena-o a uma multa diária.
13 – A estação de televisão Al-Jazeera acusa os responsáveis militares norte-americanos de ameaçarem os media no Iraque.
13 – Por razões de segurança, cinco estações de televisão dos EUA (ABC, CBS, NBC, CNN e Fox News) decidem organizar-se em “pool” para efectuar a cobertura jornalística na zona de Falluja (Iraque).
15 – A Comissão de Direitos Humanos da ONU aprova uma resolução que condena Cuba pela repressão a jornalistas e a opositores ao regime de Fidel Castro.
16 – No Afeganistão, a estação de televisão regional de Jalalabad deixa de emitir imagens de mulheres.
18 – Nos EUA, pela primeira vez um jornal (The Seattle Times) publica em primeira página uma foto do caixão de um soldado norte-americano morto no Iraque.
19 – Nos EUA, a directora do USA Today, Karen Jurgensen, apresenta a demissão, depois de o jornal ter descoberto que o repórter Jack Kelley tinha inventado e plagiado diversos artigos.
20 – No Reino Unido, a estação de televisão Channel 4 transmite as imagens integrais de um aborto, como parte de um documentário. Mais de 1,5 milhões de espectadores assistem ao programa.
21 – As autoridades norte-americanas da concorrência autorizam a fusão entre a Vivendi Universal Entertainment e a rede de televisão NBC, detida pela General Electric.
21 – A estação televisiva norte-americana CBS exibe cópias de fotografias da Princesa Diana tiradas momentos após o acidente que a vitimou, e que fazem parte do dossier de inquérito pertencente à justiça francesa.
22 – Na Coreia do Norte, uma colisão de comboios provoca cerca de três mil mortes – mas durante várias horas o acontecimento não é noticiado nos órgãos de comunicação do país, e as ligações telefónicas com o exterior são cortadas.
22 – O Parlamento Europeu aprova uma resolução onde denuncia o excesso de influência do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, no sector televisivo do país.
23 – Nos EUA, vários jornais reproduzem fotografias de caixões de soldados norte-americanos mortos em combate, inicialmente publicadas pelo site MemoryHole.org. O responsável pelo site, Russ Kick, tinha recorrido às leis de liberdade de informação para obter as imagens junto dos responsáveis de uma base militar. O Pentágono reafirma a proibição de divulgar fotografias de caixões de soldados mortos.
28 – A estação norte-americana CBS divulga imagens de soldados dos EUA em situações de abuso e maus tratos a prisioneiros iraquianos, na prisão de Abu Ghraib.
28 – O Senado italiano aprova a contestada reforma da lei do audiovisual.
30 – Nos EUA, a estação de televisão ABC faz uma emissão especial na qual mostra os nomes e as fotografias dos 520 soldados norte-americanos mortos no Iraque até esse momento.