Junho de 1997

2 - Inicia-se em Lisboa um ciclo de conferências sobre o serviço público de TV, promovido pela RTP e pela “Scale”.

2 - Publicação do regulamento do concurso público para a classificação de uma rádio como temática.

3 - Vital Moreira defende, em artigo no ‘Público’, a criação de uma Comissão de Deontologia Profissional que, com a da Carteira Profissional, integrasse um Conselho Nacional do Jornalismo.

4 - O repórter fotográfico António Pedro Ferreira, do ‘Expresso’, recebe o Grande Prémio Gazeta 96 , atribuído pelo Clube de Jornalistas. O Prémio Revelação vai para Catarina Carvalho, do ‘Diário de Notícias’.

4 - A Media Capital, holding do grupo editorial SOCI, formaliza o lançamento de uma OPA sobre as acções da Rádio Comercial.

5 - A Assembleia da República aprova mudanças à Lei de Televisão abrindo a possibilidade de os operadores de TV por cabo poderem transmitir emissões próprias.

5 - Segundo o DN, o grupo Semanário comprou a parte de Jaime Antunes e a de Joe Berardo do jornal “Manhã Popular’, anunciando a intenção de reestruturar o diário e o direccionar para a classe média.

10 - RTPi comemora dez anos de existência, podendo ser recebida em perto de sete milhões de lares e atingir cerca de 30 milhões de pessoas.

12 - A RTP2 inicia a transmissão de uma série da BBC intitulada “Aventuras do século XX”.

15 - O jornalista Fernando Cascais, director do CENJOR, é eleito para o Comité Executivo da Associação Europeia de Formação em Jornalismo.

16 - É noticiado que o grupo suíço Edipresse adquiriu um edifício na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, onde terão sede as várias publicações do grupo, e que lançará brevemente mais duas publicações.

16 - O programa ‘Hoy por hoy’, o de maior audiência da Cadena SER, espanhola, é emitido a partir da EXPO, em Lisboa.

18 - Os semanários Autosport (Pinto Balsemão) e Volante (Carlos Barbosa) apresentam, em Lisboa, o seu projecto de semanário de informação motorizada.

18 - Os estados da UE podem continuar a financiar os seus serviços públicos de rádio e TV sem que isso seja tido por infracção das leis da concorrência. A medida consta de um anexo ao tratado aprovado em Amsterdão pelos chefes de Estado da União Europeia.

19 - O jornalista João Miguel Simões, da ‘Rotas e Destinos’ ganha o prémio de jornalismo turístico espanhol “Espanha Paixão pela Vida”.

20 - Lançado o livro de Sara Pina “A Deontologia dos Jornalistas Portugueses” (Minerva).

20 - É aprovada pela União Europeia a revisão da directiva Televisão sem Fronteiras.

21 - Inicia-se em Sesimbra, o Seminário por uma Indústria de Conteúdos, uma iniciativa na sequência do debate sobre o cinema, o audiovisual e o multimedia, lançado pela Comissão Inter-Ministerial para o Audiovisual, do Ministério da Cultura.

21 - Inicia-se em Vila da Feira o encontro da Imprensa Regional promovido pela UNIR e sobre o tema “A imprensa regional e os desafios do 3º milénio”.

21 - O “Manhã Popular” deixa de publicar-se.

24 - A empresa portuguesa Z.Publicidade conquista um Leão de Ouro na categoria de imprensa na 44ª edição do Festival de Publicidade de Cannes.

25 - Colóquio organizado pela Escola das Artes da UCP-Porto com representantes dos três operadores televisivos sobre o tema ” A TV perante os novos media: o fim da televisão?”.

26 - Carlos Alberto Fernandes assume as funções de director do centro regional da RTP-Madeira.

27 - Termina em Lisboa um encontro de dois dias entre Portugal, a UNESCO e os PALOP’s, tendo sido decidido apresentar um estudo com vista à criação de um instituto de formação de jornalismo para os países africanos de expressão portuguesa.

29 - Uma avaria que se prolonga por três dias no servidor de correio electrónico impede os mais de 50 mil assinantes da Telepac no País de trocar dados nas redes acessíveis através de sistemas on-line.

30 - A Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria de Publicidade aplica 800 contos de coimas à BRISA e 2000 à SIC, no primeiro caso pelo conteúdo da campanha da Via Verde e, no segundo, por mensagens dissimuladas (separadores publicitários da Superbock e Persil).

30 - Começa a publicar-se a revista “Tele-Semana”.
Internacional

4 - Termina em Amsterdão o 50º Congresso da FIEJ (Federação Internacional de Editores de Jornais) num contexto de incerteza sobre o futuro dos jornais impressos.

13 - Revelada a descoberta de um ‘bug’ no mais popular programa de navegação na Internet, o Navigator da Netscape, que põe em causa a segurança dos dados dos utilizadores.

14 - O magnata australiano Rupert Murdoch inverte a sua política: anuncia a aquisição da Family Channel, a nona cadeia de cabo nos EUA, alia-se à Primestar e abandona a sua ambição na área do satélite. Objectivo: fazer concorrência ao Disney Channel e ao Nickelodeon (este da Viacom).

14 - Antestreia de Hércules, a nova longa-metragem animada da Walt Disney, em Nova Iorque.

14 - É tornado público que a Microsoft vai investir 170 milhões de contos na Comcast, a quarta maior empresa de TV por cabo, com a finalidade de acelerar o casamento entre a televisão e a Internet.

22 - O magnata da TV alemã Leo Kirch e o grupo de meios de comunicação Bertelsmann chegam a acordo para o desenvolvimento de uma plataforma de televisão digital, após um ano de desentendimentos.

26 - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos declara inconstitucional a Lei sobre a pornografia na Internet, aprovada em 1996, considerando que ela interfere substancialmente com a liberdade de expressão.