Maio de 1998
1 - O ‘Expresso’ noticia uma aliança entre a Sonae e a Lusomundo/Cisneros para a corrida ao controlo da TVI.
1 - Segundo o ‘Público’, a Lusomundo vai adquirir pelo menos metade do capital do ‘Jornal do Fundão’, fundado em 1946 por António Paulouro e que tira 20 mil exemplares.
1- A revista ‘Selecções do Reader’s Digest’ passa a adoptar um novo visual, deixando de publicar o índice na capa.
2 - A RTP atinge, no seu share médio relativo a Abril, o valor mais baixo de sempre (30,8).
3 - A RTP estreia “Assalto à televisão” um programa que escolhe os bastidores da TV como cenário para um casting que vai submeter 160 potenciais talentos televisivos a uma bateria de provas diversificadas.
3- Comemora-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, recordando os 500 jornalistas mortos nos dez anos anteriores no exercício da sua profissão.
3 - Morte do jornalista César Camacho.
4 - Bernard Pivot grava um dos seus ‘Bouillon de Culture’ em Portugal e sobre a cultura portuguesa.
4 - Morte do jornalista António Lage.
5 - Saída do diário ‘24 Horas’, do grupo suiço Edipresse, dirigido por Rocha Vieira, um projecto que terá orçado em 1,5 milhão de contos.
5 - A Sonae adquire créditos de 2,3 milhões de contos a credores da TVI tornando-se assim o maior credor desta estação.
5 - A RTC anuncia ter passado a ser possível comprar espaço publicitário e enviar ordens de publicidade via Internet.
5 - Sai para as bancas a revista “Economia Pura”, do Grupo Semanário.
6 - O Partido Popular inicia uma cruzada pública contra a violência na televisão, defendendo a realização de um estudo com vista à introdução do ‘V-chip’.
11 - A reportagem “Bunkers”, de José Rodrigues dos Santos, sobre a cobertura dos distúrbios na Albânia em 1997 recebeu o prémio da CNN para a melhor reportagem internacional.
12 - O Observatório de Imprensa organiza em Lisboa um debate sobre “A comunicação social e a cobertura do referendo sobre o aborto”.
12 - “O futuro da imprensa escrita” é o tema de uma conferência promovida em Lisboa no âmbito dos 25 anos do ‘Expresso’, com Joan Antonio Giner e Thomaz Souto Corrêa.
13 - A AACS dá razão ao jornalista José Peixe, relativamente à recusa da directora de ‘A Capital’ em publicar um texto do jornalista.
13 - O Parlamento Europeu aprova uma medida que interdita a publicidade ao tabaco nos meios de comunicação, medida que provoca viva reacção dos editores de jornais e das indústrias tabaqueiras.
14 - Anunciada a criação de um instituto de formação para jornalistas dos PALOP, promovido pela SECS e que deverá arrancar no final de 1999.
15 - O grande prémio Gazeta de Jornalismo é atribuído a Carlos Pinto Coelho, pelo seu programa de informação cultural ‘Acontece’. Luís Osório, do DN, recebe o prémio revelação de jornalismo.
17 - É anunciado que a CAEM vai avançar com uma auditoria às duas empresas de audiometria, com o fim de acabar com o clima de suspeição que se tem criado.
18 - O novo bispo da Diocese do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, cria um Gabinete de Informação, cujo primeiro responsável é o jornalista e padre Rui Osório.
19 - A RTP começa a emitir ‘Herman-98′, o novo talk show de Herman José.
21 - A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) queixa-se de que os canais televisivos têm promovido em excesso os seus próprios programas, nomeadamente antes dos blocos publicitários.
22 - Começa a emitir para a região de Lisboa a Rádio Expo, falada em cinco línguas e centrada nas temáticas da Expo’98.
22 - O grupo Semanário decide encerrar o jornal ‘Só Visto’.
23 - Termina em Macau o congresso nacional da imprensa regional portuguesa promovido pela APIR.
25 - A APET abre uma linha de atendimento telefónico dos telespectadores, para receber as suas sugestões e críticas.
25 - Assinada a revisão do CCT entre a AIND e o SJ (leque salarial entre 182.600 escudos para o director e 55.200 para o candidato).
25 - É lançado em Lisboa a tradução do livro ‘O jornalismo televisivo”, do jornalista belga Jean-Jacques Jespers
25 - Inicia-se na RTP2 o programa ‘Portugalmente’ apresentado por Rita Ferro Rodrigues.
25 - O ‘Público’ noticia que o ‘Expresso’ passará a ter uma edição Norte a partir de Setembro.
27 - Reúne-se em Lisboa a World Federation Advertising, no seu encontro anual.
29 - AIND e AID debatem um estudo de Cristina Luz sobre os aspectos qualitativos do estudo das audiências dos media em Portugal.
29 - Mudanças na gestão da AGB/Portugal, saindo Luís Queirós e entrando Helena Guimarães, relacionadas com a intenção anunciada de alargar o painel de audiometria e melhorar os processos de recolha da informação.
Internacional
2 - A Federação Internacional de Jornalistas organiza no Recife (Brasil) uma conferência internacional na qual é aprovada o documento “Child rights and the media: guidelines for journalists”.
6 - O jornal britânico “The Guardian” denuncia que o muito premiado (e vendido para 14 países) documentário “The Connection” sobre tráfico de droga era, afinal, um embuste.
14 - A agência de informação norte-americana Associated Press completa 150 anos de vida.
14 - Termina nos EUA, no meio de alguma histeria mediática, a série Seinfeld, há dez anos em antena na NBC.
18 - Termina nos EUA a série Murphy Brown.
27 - A Comissão Europeia decide vetar a aliança dos grupos alemães de comunicação Kirch e Bertelsmann na televisão digital, a que também estava associada a Deutsche Telekom, a fim de prevenir uma situação de ‘posição dominante’.