Maio de 1999

1 - Depois da Manchete, Memorandum e Virtual Clip, a Netalerta é a quarta empresa portuguesa a disponibilizar serviços de recortes de imprensa na net.

1- A SIC inicia o programa “Pequenos e Terríveis”, com Catarina Furtado, dirigido aos mais pequenos.

3 - Participantes num debate promovido pela AACS sobre a revisão da lei das sondagens, defendem solução legal ‘minimalista’.

3 - A concentração dos media em grandes grupos económicos e a precaridade das relações laborais nas redacções são considerados ameaças à liberdade de imprensa em Portugal, num colóquio realizado em Lisboa, por iniciativa do ICS e da Comissão Nacional para as Comemorações do Cinquentenário do Conselho da Europa.

4 - Volta a reaparecer em Díli o jornal independente ‘Suara Timor Timur’, depois de as suas instalações terem sido vandalizadas pelas milícias pró-indonésias, no mês anterior.

4 - Maria Elisa, directora de programas da RTP, deixa o cargo de directora do serviço de comunicação da Gulbenkian (em que se encontrava em regime de licença sem vencimento).

5 - O acto de assinatura do acordo ONU-Indonésia-Portugal sobre Timor Leste é transmitido em directo pela SIC, mas não pela RTP, o que se converte em objecto de censura por diversos quadrantes políticos.

5 - A Lusomndo anuncia a intenção de comprar os jornais ‘24 Horas’ e ‘Tal e Qual’.

5 - O ‘Jornal da Região’ projecto conjunto Controljornal e Roularta (Bélgica) completa cinco anos de existência na área da Grande Lisboa e com 595 mil exemplares distribuídos, sendo anunciada a sua passagem a tablóide.

5 - Começa a ser gravada nos estúdios do Monte da Virgem, da RTP, a sitcom ‘O meu, o teu e o nosso’, com realização de Ângelo Peres.

6 - É aprovada em Conselho de Ministros uma proposta de lei que liberaliza a divulgação de sondagens até ao último dia das campanhas eleitorais.

6 - A AACS é eleita para a vice-presidência da Plataforma Europeia das Entidades Reguladoras, criada em 1995.

9 - O SECS propõe que seja estabelecida uma percentagem fixa do PIB para financiar a RTP.

9 - A RDP inicia a emissão de um jornal semanal dirigido aos idosos.

10 - A Comissão de Trabalhadores da RTP manifesta apreensão quanto às consequências da privatização do Centro de Produção de Lisboa, pretendida pela Administração.

11 - O ‘Público’ antecipa para as 5 horas a disponibilização diária da sua edição electrónica.

11 - Termina na Madeira a I Cimeira Insular de Jornalistas, que reuniu 166 profissionais de 17 regiões e países, e que decide instituir a Associação Internacional de Jornalistas Insulares
11 - Trabalhadores da RTP desencadeiam várias iniciativas para dar conta das suas preocupações sobre a reestruturação da empresa, nomeadamente quanto à abertura a privados do capital do Centro de Produção de Lisboa.

12 - É lançado em Lisboa, no ICS, o livro de Glória Rebelo intitulado ‘A responsabilidade civil pela informação transmitida pela televisão’.

12 - Inaugurado em Braga o primeiro multiplex da Lusomundo.

12 - A Igreja Católica portuguesa apresenta o seu site (renovado) na Internet.

12 - Lusomundo e Volta ao Mundo criam a Pressmundo para a edição de revistas, detida a 50% por cada parte.

14 - Sai o ‘Euronotícias’, novo semanário totalmente a cores e com versão digital.

15 - Dados citados pelo ‘Expresso’ relativos ao 1º trimestre de 99 indicam um acentuado aumento da taxa de saturação publicitária (entre 13 e 14%) nos três canais televisivos.

15 - Uma rusga policial em grande escala, num bairro da área de Loures, com a presença do ministro da Administração Interna e dos órgãos de informação, invade a privacidade de habitantes do bairro, levando ao apedrejamento dos jornalistas.

15 - Segundo o Bareme Internet da Marktest, a percentagem de portugueses maiores de 15 anos com acesso à Internet a partir das suas residências passou de 3.2 no primeiro trimestre de 1998 para 5.5 em igual período deste ano.

15 - Em entrevista à ‘Briefing’, o administrador de ‘A Capital’ Mário Lopes anuncia uma reestruturação gráfica do vespertino, prevista para Junho.

16 - Alberto João Jardim solidariza-se com o jornalista do ‘Jornal da Madeira’ (de capital maioritariamente do governo madeirense), acusado de violar o segredo de uma sua fonte de informação. Ao mesmo tempo ameaça deixar de subsidiar os congressos de jornalistas insulares.

17 - O Governo atribui ao antigo director do ‘Record’, Rui Cartaxana, a medalha de mérito desportivo.

17 - Iniciam-se em Braga as jornadas promovidas pelos alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho, sobre o tema “A comunicação social em 25 anos de democracia”.

18 - A eleição de uma vice-presidente da AID para representar a Confederação dos Meios de Comunicação Social na AACS levanta protestos de entidades patronais e associativas, como a NOVA, não integrantes daquela estrutura.

19 - A APDC denuncia em conferência de imprensa o facto de não estar a ser cumprido o disposto no Código da Publicidade no respeitante aos menores, e nomeadamente o abuso de menores em anúncios publicitários e anuncia ter solicitado a inclusão da educação do consumidor e a abordagem crítica da publicidade nos programas escolares.

20 - Rui Cádima é nomeado director do OBERCOM - Observatório da Comunicação Social.

20 - A Associação de Ardinas de Lisboa inicia um protesto contra a descida para 100 escudos da maioria dos jornais diários.

21 - Lançamento do livro “A Tirania da Comunicação” (Campo das Letras), de Ignacio Ramonet.

21 - A Teleweb lança portal na Internet (www.teleweb.pt) em português com um serviço noticioso permanente de eventos nacionais e internacionais.

22 - Um grupo de oito jornalistas da RTP desvincula-se do Sindicato, alegadamente pelo modo como têm sido conduzidas as negociações do acordo de carreira dos jornalistas naquela empresa.

22 - Segundo dados citados pelo ‘Expresso’, a Telepac (com uma quota de cerca de 44%) continua a liderar os fornecedores de acesso à Internet em Portugal, mas com tendência para a descida.

22 - O ‘Expresso’ noticia que o ministro da Cultura pretende ter a tutela do serviço público de TV.

24 - Dois jornalistas do ‘Correio da Manhã’ recebem nota de culpa e são suspensos preventivamente, acusados de trabalhar para a concorrência, apesar de não terem qualquer contrato de exclusividade.

24 - Seminário sobre Tecnologias on-line para o mercado do audiovisual, na Universidade Moderna, com A. Pedro Vasconcelos, Pedro Braumann e Lopes Araújo.

25 - Organizações de jornalistas da Indonésia e da Austrália anunciam a intenção de abrir em Timor Leste um serviço de apoio aos jornalistas locais e enviados especiais.

26 - A AACS aprova pedido da TVI de alteração do seu projecto inicial, embora considere que esse pedido “questiona as condições em que o concurso de licenciamento de canais hertzianos de televisão foi realizado”.

28 - A SIC é condenada pelo Tribunal de Oeiras a pagar 10 mil contos de indemnização a António José Seguro, a propósito do caso do programa ‘A cadeira do poder’ (de Artur Albarran).

29 - O ‘Expresso’ noticia que alguns dos principais editores de jornais portugueses estão a criar uma central de compra de papel, para poderem negociar preços mais baixos.

29 - Têm lugar em Lisboa as Primeiras Jornadas do Direito do Audiovisual, organizadas pela RTP, durante as quais o secretário de Estado Arons de Carvalho propõe o financiamento do serviço público de TV através de uma percentagem do PIB.
Internacional

2 - O clube de futebol Barcelona e a plataforma Via Digital assinam acordo que cria o Canal Barça.

5 - A Bristish Sky Broadcasting, de R. Murdoch anuncia ir passar a oferecer os descodificadores digitais aos seus clientes e fornecer acesso gratuito ou a preço reduzido à Internet.

10 - O Presidente Clinton convoca para a Casa Branca educadores, dirigentes religiosos, fabricantes de armas e representantes da indústria do espectáculo para debater a questão da violência juvenil, três semanas após o massacre de Littleton. Grandes nomes de Hollywood recusam participar, temendo ver-se na posição de acusados.

14 - Termina na Grã-Bretanha a reclusão voluntária de quatro pessoas, durante 100 horas, a quem foi dado apenas acesso à Internet e um cartão de crédito com 500 libras.

17 - A Reuters e a Dow Jones associam-se para lançar uma empresa na Internet dedicada à informação económica.

18 - Morte de Dias Gomes, autor de telenovelas como ‘O Bem Amado’, ‘Roque Santeiro’, etc.

21 - Concretiza-se a OPA hostil da Olivetti sobre a Telecom Itália, anunciada em Fevereiro.

24 - O Supremo Tribunal de Justiça dos EUA aprova um acórdão em que considera que a polícia viola o direito dos cidadãos à privacidade quando se faz acompanhar de repórteres nos mandatos de captura u de busca nas casas das pessoas.

26 - Os países membros da Eutelsat decidem cortar a difusão da RTS - Radiotelevisão sérvia, a solicitação das autoridades alemãs. A medida merece o protesto de Repórteres sem Fronteiras, que a considera “um ataque `liberdade de circulação da informação”.

29 - R. Murdoch adquire 35 por cento do capital da italiana Stream, uma sociedade de TV digital controlada pela Telecom Itália.

31 - Com 141 milhões de dólares arrecadados ao fim de uma semana (30 no dia de estreia e 20 no segundo dia), o filme ‘The Phantom menace’ de Geoge Lucas bate os recordes de Titanic.