Janeiro de 2000

01 – Liberalização das telecomunicações de rede fixa: entrada em cena dos operadores privados, apenas para as chamadas de longa distância.

04 – Presidente do CA da RTP, Brandão de Brito, traça, em audição na AR, um quadro negro da situação da televisão pública, com um nível de endividamento perto do limite das possibilidades.

06 – Anunciada intenção da SIC de criar no menu da TV Cabo um canal para jovens (Radical), para mulheres e terceira idade (Gold) e o controlo, com 60% do capital, do CNL (informação).

07 – RTP África completa dois anos de emissões regulares, com uma produção própria que é rara e sem incluir programação das TV’s privadas.

12 – Telefilme ‘Amo-te, Teresa’, emitido pela SIC, transforma-se no filme mais visto de sempre da televisão portuguesa, com quase dois milhões e meio de espectadores.

17 – Apresentada Ananova, a primeira apresentadora virtual de notícias, um sistema super-rápido capaz de fornecer notícias de todo o tipo, criado pela PA News Media, empresa britânica do grupo da AP (www.ananova.com).

21 – Segundo o Público, O Independente é condenado pelo STJ a pagar uma multa de cinco mil contos a Sousa Franco por abuso de liberdade de imprensa

26 – Desencadeia-se uma viva polémica a propósito do artifício encontrado pela SIC para transmitir o jogo Benfica - Sporting para a Taça de Portugal e pelo facto de o Benfica ter impedido outras estações (além da SIC) de colocar meios técnicos para gravar o jogo, levando o Governo a apresentar queixa ao ICS e ao MP contra a SIC e o Benfica.

31 – RR inicia uma nova grelha com mais música e menos palavra e onde já não tem lugar o ’Despertar‘ (de António Sala e Olga Cardoso), em antena desde 1982.

Internacional

10 - América Online, o maior provedor mundial de Internet, anuncia acordo para se associar à Time Warner (Time, Fortune, People e Sports Ilustrated, TVs por assinatura CNN e HBO, dos estúdios Warner), ficando com a maioria do capital e a presidência de uma nova organização, a AOL Time Warner Inc., que surge assim como a maior empresa de comunicação do mundo (valor de mercado: 350 biliões de dólares).

13 – Segundo uma pesquisa publicada na revista Salon (USA), o Governo dos EUA negociava a intervenção nos guiões de algumas grandes séries televisivas, para fazer passar mensagens no âmbito de campanhas anti-droga, a troco de grandes somas.

14 – Série de desenhos animados ‘Simpsons’, criada por Matt Groening, completa dez anos de vida.