Março de 2000
04 – Media Capital confirma ao Expresso estar em negociações com vista ao controlo de alguns clubes de futebol.
07 – Completam-se 20 anos sobre o início da televisão a cores em Portugal.
08 – UNESCO aproveita Dia Internacional da Mulher para lançar a iniciativa “8 de Março: as mulheres fazem as notícias”, propondo aos órgãos de informação que neste dia seja as mulheres a editar a informação.
09 – Conselho da Europa adopta uma resolução que reconhece aos jornalistas o direito de não revelar as suas fontes de informação.
17 – Presidente do União de Leiria anuncia a entrada da Media Capital com 30% do capital da SAD.
20 – O Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (PIDC), da UNESCO; completa 20 anos.
22 – Segundo um estudo da AID e AIND divulgado pelo Público, os jornais regionais têm mais leitores (56,1%) do que os nacionais (48,6%).
22 – Segundo dados do ICP, o número de utilizadores da Internet cresceu de 172.698 em 1998 para 474.389, no ano passado (88670 em 1997).
22 – Optimus anuncia ter passado a oferecer acesso à Internet aos seus clientes de telefone móvel com tecnologia WAP (Wireless Application Protocol).
23 – Declarações de Almeida Santos sobre a cobertura jornalística do Parlamento e ameaçando com o controlo da acreditação dos profissionais de informação desencadeiam forte polémica, levando ao protesto da AJP e do SJ.
23 – Cimeira de Lisboa da EU lança um projecto de ligar todas as escolas à Internet até 2002 e de proporcionar formação neste domínio a todos os novos docentes.
25 - Grupo Lusomundo registou um aumento de 30% nos resultados operacionais em 1999. O volume de negócios consolidado ascendeu a 56,6 milhões de contos, o que representa um crescimento de 13 % face a 1998.
26 – Termina a Semana dos Media na Escola, durante a qual, entre muitas outras actividades e iniciativas, o IIE abriu o seu site sobre educação para os media (www.iie.min-edu.pt/proj/media/2000/index.html).
Internacional
12 – Desconhecidos atacam a tiro o director de um jornal reformador do Irão. Por outro lado, segundo a RSF, eleva-se já a oito o número de jornalistas reformadores presos em 2000.
12 – Os três mil habitantes de uma aldeia do Sul de Itália aceitam participar numa experiência/estudo em que desligarão completamente os televisores, tentando encorajar o sentido de comunidade.
13 – A empresa editora do Chicago Tribune absorve o diário Los Angeles Times, criando assim o terceiro maior grupo de imprensa dos EUA, com 11 diários, 22 estações de TV, quatro emissoras de rádio e uma divisão de Internet. A fusão dos dois grupos acaba com a dinastia da família Chandler proprietária do Times desde 1862.
16 – Autoridades jugoslavas silenciam a sexta estação de televisão, apenas no espaço de uma semana de ofensiva contra meios de comunicação que não lhe eram afectos.
17 - Depois de dois anos a trabalhar no mercado francês, a Editora 00h00, especialista em edição de livros electrónicos online, aproveita o Salão de Paris para lançar o seu catálogo de livros em língua portuguesa (site www.00h00.com/portugues).
17 – Instituições portuguesas, com a ajuda da UNESCO e da USAID, decidem fornecer formação e equipamento para relançar uma rádio comunitária em Timor-leste.
17 – Produtora holandesa Endemol adquire a produtora Zeppelin em Espanha, depois de já ter feito o mesmo com Aran em Itália, ao mesmo tempo que a AFP revela contactos para a aquisição da Endemol pela Telefonica
17 – Stanley Ho abandona TDM, vendendo uma parte das acções a um empresário chinês.
26 – A Time Inc anuncia o fim da revista Life, com a edição de Abril.
27 – A cadeia de TV ABC inicia a emissão de uma entrevista (em três dias) com o pequeno Elian, uma criança cubana que Fidel exige volte a Cuba.