Novembro de 2000

02 – O Diário Económico e o Público anunciam a compra da posição maioritária de Luís Silva na Lusomundo pela PTM, subsidiária para a área dos conteúdos, Internet e televisão por cabo do grupo Portugal Telecom (PT), envolvendo um valor de 53 milhões de contos. A PT passa assim a controlar totalmente aquele grupo, e passando a integrar Luís Silva entre os seus administradores, com uma quota de 2,2%.

02 – O CM, aprova um diploma que prevê que o Estado apoie os órgãos de comunicação regionais e locais (de imprensa ou de rádio) que pretendam passar a ter edições on-line. (confirmar)

03 – Com um share’de 28,2% (18 em Setembro), a TVI foi o segundo canal mais visto em Outubro a uma distância de menos de 10 pontos da SIC, de acordo com dados da Marktest citados pela Lusa.

04 – Estudo do International Data Centre, que a Lusa teve acesso, aponta que o número de utilizadores da Internet em Portugal cresceu 12 pontos percentuais entre Fevereiro e Setembro de 2000, mês em que atingia 33% da população com mais de 15 anos.

06 – A Sonae e Impresa assinam acordo de parceria nas áreas de Internet e multimédia. A iniciativa passa pela constituição de uma joint venture designada Portais Verticais.com.

07 - A ATV classifica de «caricato e inaceitável» a inclusão das “tropelias” do ‘Big Brother’ no ‘Jornal Nacional’ da TVI, considerando o facto “um desvirtuamento da função de informar com equilíbrio, seriedade e frieza”.

08 – O noticiário sobre o Big Brother eleva a audiência do Jornal Nacional da TVI. Enquanto o ex-presidente da república Mário Soares comentava as eleições norte-americanas, o índice estava em 10%. A entrada da peça sobre a novela da vida real elevou a audiência para 16%.

15 - A Cofina, através da sua participada IMC, adquire 85,95% do capital da Presslivre (sociedade que detém o Correio da Manhã, 50% do capital do jornal Autosport e 50% da distribuidora Vasp).

16 - A taxa de penetração de telemóveis em Portugal atinge os 58%, ou seja, existem cerca de 5,8 milhões de pessoas com telemóvel, 62% mais do que no mesmo período do ano passado.

22 – O número de clientes dos prestadores de serviços de acesso à Internet atingiu 1,33 milhões em Portugal no final do primeiro semestre de 2000. Segundo dados do ICP. Este número representa um crescimento de 45% entre o primeiro e o segundo trimestres de 2000.

23 – Começam as gravações da primeira telenovela da TVI, intitulada ‘Olhos D’água’ e escrita por Tozé Martinho, Sarah Trigoso e Cristina Aguiar.

26 – Um consórcio do qual faz parte a SIC, a Net TV, ganhou uma das duas licenças de televisão terrestre digital atribuídas pelo governo espanhol. Com 7% do capital, a SIC faz parte do consórcio liderado pelo jornal conservado ABC.

27 – Relatório publicado pelo Instituto Internacional da Imprensa (IPI), aponta que Portugal é um dos 12 estados dos 55 da OSCE que não violaram a liberdade da imprensa nos anos de 1999 e 2000.

Internacional

02- O International Press Institute (IPI), sedeado em Viena, dirige um protesto a Ehud Barak, primeiro-ministro de Israel, em que condena a proibição imposta aos jornalistas palestinianos de entrar em Israel ou abandonar as áreas controladas pela Autoridade Palestiniana.

07 – Segundo a BBC, a China acaba de tomar medidas para reforçar o controlo governamental sobre a Internet, sobretudo sites noticiosos e chatrooms.

08 – A organização independente Washington’s Center for Public Integrity divulga um relatório que revela que os grandes grupos mediáticos detêm um grande poder de lobbying no respeitante à actividade legislativa e são dos grandes financiadores dos candidatos políticos (75 milhões de dólares desde 1993, sendo a Time Warner a primeira do sector, com 4,6 milhões). (relatório: http://www.publicintegrity.org/reports/OffTheRecord/index.html

08 - Clube dos Jornalistas Austríacos insurge-se, em comunicado, contra as pressões e ataques verbais a que têm sido submetidos os profissionais da informação do país pelo Partido da Liberdade, FPOe, de extrema-direita, um dos membros da coligação governamental no poder em Viena.

12 – Um estudo encomendado pelo International Herald Tribune dá como jornais com mais credibilidade na Europa o Frankfuter Algemeine, Le Monde e o Times. Em influência, o primeiro e o segundo invertem posições.

22 – O Yahoo foi condenado pela justiça francesa a bloquear o acesso a leilões virtuais de artigos nazi. É a primeira decisão do género no mundo da Internet (apesar de, inicialmente, se opor à decisão, o poratal acabará por acatá-la, bloqueando, a partir de 10 de Janeiro de 2001, a disponibilização de “sites” com conteúdos nazis).

23 – Estudo sobre hábitos de leitura, realizado em 17 países da Europa, aponta que mais de 30% dos líderes de opinião europeus lêem o Financial Times e admitem a influência do jornal junto de quem toma decisões. Apenas dois jornais diários portugueses são citados no relatório: o Público e o Jornal de Notícias.