Fevereiro de 2001

01 – Tribunal da Relação de Lisboa confirma a condenação da RTP e dos jornalistas Samuel Costa e Vasco Trigo, no caso de Manuel Subtil. José Eduardo Moniz e Joaquim Pedro são ilibados nesta versão da sentença.

01 – É substituída no Diário Económico a coluna de Pedro Norton, administrador da SIC Notícias. A crónica, intitulada ‘Politicamente Incorrecto’, terá sido, na opinião do autor, censurada por causa de um post script em que Pedro Norton fazia referência a uma entrevista de Miguel Paes do Amaral (o presidente do grupo Mediacapital) ao jornal Público.

03 – Estudo sobre os portais portugueses, efectuado pela Netsonda, revela que o motivo mais frequentemente paontado pelos cibernautas portugueses para acederem à Internet é a realização de pesquisas em motores de busca. Mais de metade dos inquiridos afirma, ainda, aceder à net para procurar notícias.

04 - Dados apresentados pela RDP indicam índices de notoriedade e opiniões positivas elevadas. Um conjunto de estudos que incidiram sobre a imagem, a notoriedade e hábitos de escuta dos três canais e da RDP-África revela que, dos ouvintes habituais da Antena1, 19,3% sintonizam-na todos os dias, 15% dos que escutam a Antena2 fazem-no diariamente, 22,5% dos que acompanham a Antena3 são-lhe fiéis.

05 – Publica-se o último número da revista Mundo VIP. O encerramento da publicação deve-se à não aceitação por parte do público e ao escasso número de vendas, muito aquém do esperado. O fim deste projecto, gerido a meias com a SIC, provoca o despedimento de cerca de 30 pessoas do grupo Abril/Controljornal.

06 – TVI é condenada pela AACS por causa do tratamento jornalístico do funeral do jornalista Miguel Ganhão Pereira, cujas imagens não se revelaram essenciais à matéria noticiosa.

09 – Primeiro-Ministro, António Guterres, apresenta o modelo de TDT a implementar em Portugal, que prevê concursos distintos para o licenciamento da rede/plataforma e dos canais. Guterres confirma, ainda, que a PT fica de fora do concurso para a rede da TDT.

14 – Resultados do Bareme Internet da Marktest revelam que o número de utilizadores da Internet em Portugal cresceu para 20,3%, no último trimestre de 2000. O portal Sapo é o mais procurado entre os cibernautas.

15 – Dados compilados pelo ICP revelam que o número de assinantes de televisão por cabo cresceu 22% em 2000, o que representa 164 mil novos clientes do serviço, que totalizava no final do mesmo ano 925 mil assinantes.

17 – Estudo Brand Asset Valuator, desenvolvido pela agência de publicidade Young&Rubicam (que avalia o impacto das marcas junto dos consumidores) revela que a revista Visão é a publicação semanal de informação geral com maior potencial de crescimento.

18 – Marktest prepara um serviço inovador de análise de audiências sobre noticiários televisivos, através da Internet, que permitirá perceber, por exemplo, que notícias foram mais vistas, num determinado dia, e quanto tempo os telejornais dedicam a certo assunto ou pessoa.

18 – Estudo da Associação Mundial de Jornais conclui que os jornais são um meio publicitário eficaz, especialmente quando combinados com outros media. O estudo revela ainda que a imprensa é sub-utilizada como veículo publicitário.

20 – Estudo apresentado pela multinacional norte-americana Compuware revela que os sites portugueses demoram 20 segundos a ser carregados. O estudo conclui ainda que a grande falha das páginas portuguesas na Internet é a lenitdão, pois 65,5% dos sites apresentam graves carências de celeridade.

21 – Director executivo da Comissão de Análise de Estudo de Meios afirma que se pode acreditar nos dados sobre as audiências televisivas em Portugal, porque o sistema de audimetria é fiável. Uma auditoria feita à Marktest-Audimetria não detectou qualquer irregularidade ou qualquer situação tipificável como fraude, concluindo que a empresa respeita o seu manual de procedimentos.

23 – José Consiglieri Pedroso assume o cargo de presidente do CO da RTP, sucedendo a António Pedro Vasconcelos.

25 – “Jardins Proibidos”, a primeira produção portuguesa que bateu uma telenovela brasileira, leva a TVI ao rubro. O quarto canal assume lugares cimeiros nas audiências em horário nobre.

Internacional

03 – Mais de 200 polícias anti-motim impedem, no Zimbabué, uma manifestação de cerca de uma centena de jornalistas, convocada para protestar contra o aumento de violência a que estão sujeitos.

03 – Um tribunal penal de Cartum, no Sudão, ordena a prisão da chefe de redacção do jornal independente Al-Rai Al-Akher, por ter publicado um artigo acusando as autoridades de delapidarem fundos públicos. O jornal é condenado ao pagamento de uma multa de cerca de 400 mil dólares e a jornalista a três meses de prisão ou ao pagamento de uma coima de 6 mil dólares.

11 – A consultora Challenger, Gray and Christmas informa que a quantidade de empregos suprimidos em Janeiro nas empresas de Internet dos EUA aumentou 23% em relação ao mês anterior. Foram extintos, no primeiro mês de 2001, 12828 postos de trabalho.

12 – A sociedade eTForecasts, especializada em estudos de mercado para a área dos computadores, prevê que a Internet terá mil milhões de utilizadores em 2005.

14 – Parlamento da Sérvia derroga a lei sobre a informação, promulgada em 1998 pelo regime do ex-Presidente jugoslavo Slobodan Milosevic. A lei permitia que o poder exercesse pressões contínuas sobre os media.

15 – Altos responsáveis das cadeias norte-americanas Fox News, CBS News, CNN, NBC News e ABC News reconhecem ter cometido erros na noite eleitoral de 7 de Novembro de 2000. Os representantes das cadeias e o presidente da Associated Press sublinham que os erros se deveram a problemas técnicos e não a influências políticas.

21 – São detidos na Tunísia e expulsos para França o secretário-geral dos RSF e um membro da organização. Os dois membros foram presos quando distribuíam na capita tunisina o jornal mensal proibido Kaws el-Karama.

23 – O sub-director da DISIP, polícia política venezuelana, afirma que os meios de comunicação venezuelanos estão sob vigilância policial porque são considerados “armas de guerra”. Edgar Blanco Guerrero compara os meios de informação aos instrumentos de guerra uma vez que conseguem o mesmo resultado que os instrumentos bélicos em Beirute.
26 – Um estudo do Pew Institute revela que a percentagem de mulheres, negros e hispânicos que acedem à Internet aumentou nos EUA durante a segunda metade de 2000. Mantém-se, porém, o fosso entre novos e velhos, ricos e pobres. O número de adultos com acesso à Internet subiu de 88 milhões em Junho para mais de 104 milhões em Dezembro.