Agosto de 2001
1 – O presidente do Governo Regional da Madeira ameaça fazer saneamentos na RTP da região, se o centro regional da televisão pública passar para a tutela da Região Autónoma.
03 – SIC decide diminuir a duração dos blocos publicitários e aumentar a frequência dos intervalos. A estratégia é determinada pela saturação publicitária, pela diminuição dos investimentos e das audiências em horário nobre.
09 – O ICP anuncia que no final de Junho a TV por cabo tinha um milhão de assinantes, representando 21% dos lares portugueses a receberem o serviço.
09 – A administração da RTP anuncia, em despacho, medidas de contenção de custos: o fim da compra de todas as revistas, jornais e publicações e a suspensão do plano de viagens de 2001, bem como das despesas de representação referentes a deslocações em serviço.
10 – De acordo com uma análise divulgada pela Tempo OMD, a quota de audiência da televisão por cabo quase duplicou no primeiro semestre de 2001. No universo de todos os telespectadores, incluindo os que não têm acesso ao cabo, o serviço detém 8,3% do mercado, contra 4,5% apresentados no final de 2000.
12 – A Sojornal, proprietária do jornal Expresso, instaura um procedimento criminal contra todas as publicações que utilizaram as fotos da festa de Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho, bem como contra o titular do site onde as fotos apareceram pela primeira vez.
18 – Dados divulgados pela Sabatina revelam que a Young&Rubicam foi a agência publicitária que registou maior volume de negócios, entre Janeiro e Junho. O segundo e o terceiro lugares do ranking das 10 agências nacionais são da McCann e da BBDO.
24 – Entram em vigor dois preceitos da nova Lei da Rádio, aprovada em Fevereiro: deixa de ser permitida a transmissão de alvarás de rádio, tanto por venda como por cedência gratuita, e as estações radiofónicas passam também a ter de emitir 24 horas por dia.
25 – O tratamento informativo do crime de Fortaleza (o assassinato de seis portugueses no Brasil) domina audiências televisivas. Os especiais de informação e os noticiários da hora de almoço e da noite disparam audiências durante o fim-de-semana.
28 – A PTM anuncia a constituição de uma holding com a Sportinveste, operador português na área de direitos desportivos. O grupo vai servir a criação e aquisição de empresas que explorem e produzam conteúdos na área do espectáculo desportivo.
29 – AACS aprova por unanimidade uma deliberação que apela à contenção dos media no tratamento das informações do crime do Brasil (o assassinato de seis portugueses). O documento pede, especialmente à televisão, uma “rigorosa contenção” na cobertura da atitude dos familiares perante a trasladação dos corpos.
29 – AACS dá razão a um jornalista que apresentou queixa contra a provedora do próprio jornal, Estrela Serrano, que discorda da deliberação. Em causa estava um trabalho de António Valdemar sobre a governanta de Oliveira Salazar, cujo género a provedora considerou ambíguo, legitimando a crítica de um leitor. A AACS conclui, no entanto, não haver nenhuma infracção do normativo ético-legal.
30 – A revista Maxim muda de nome e passa a chamar-se Super Maxim. A alteração do título é consequência da decisão judicial de suspensão de venda da Maxim desencadeada pela revista Máxima que contestou a semelhança dos dois títulos.
Internacional
04 – O diário britânico The Independen” noticia que os dirigentes da rádio-televisão pública BBC proibiram aos seus jornalistas na Grã-Bretanha e no Médio Oriente o uso da palavra “assassinato” para descrever as mortes de palestinianos perpetrados por Israel.
09 – O organismo turco de fiscalização do audiovisual decide proibir as emissões em língua turca da BBC e da Deutsche Welle por razões legais.
12 – Faz 20 anos que a IBM apresentou o primeiro computador pessoal – o IBM PC.
14 – O Washington Post anuncia que o grupo AOL Time Warner vai despedir mil trabalhadores da divisão on-line. Os cortes representam cerca de 1% dos 90 mil funcionários do grupo.
14 – O jornal dinamarquês, histórico conservador, Berlingske Tidende, anuncia a supressão de 118 dos 725 empregos, dadas as baixas receitas publicitárias. O emagrecimento em um sétimo dos empregos afecta, além de outros profissionais, 32 tipógrafos e 25 jornalistas.
16 – A Associação de Jornalistas da Tailândia acusa o governo de Thaksin Shinawatra de tentar limitar a liberdade de expressão e de pretender controlar a imprensa.
19 – A Newspaper Association of America divulga números que demonstram a queda do investimento publicitário na imprensa norte-americana no segundo trimestre do ano. Os jornais norte-americanos sofreram uma quebra de 6,5% nos gastos publicitários na primeira metade de 2001.
22 – O jornal britânico The Independent publica na primeira página um texto do correspondente do diário no Zimbabué, em que o jornalista afirma que os eu nome está no topo de uma lista de pessoas a abater pelos assassinos ao serviço do presidente Robert Mugabe.
23 – Cientistas norte-americanos apresentam uma criação que se traduz no repórter do futuro. É uma máquina capaz de escrever histórias convincentes a partir de um simples conjunto de informações. O engenho chama-se Author e está equipado com um software capaz de “picar” telexes das agências, reorganizar a informação e escrever histórias.
25 – Os taliban – grupo no poder no Afeganistão – proíbem a Internet no país e ordenam à polícia religiosa que puna os prevaricadores de acordo com a lei islâmica.
27 – É lançado em Madrid (Espanha) oMadrid Metro Directo, um jornal diário gratuito que será distribuído nas estações de metropolitano, de comboio e de autocarro, num total de 250 mil exemplares. O mesmo jornal já existe em Gotemburgo e Malmoe (Suécia), Praga, Budapeste, Amsterdão, Helsínquia, Santiago do Chile, Filadélfia e Boston (EUA), Zurique (Suiça), Toronto e Montreal (Canadá), Roma e Milão, Buenos Aires, Varsóvia e Atenas.
31 - Um estudo revela que os cibernautas norte-americanos preferem os portais, que registam 85 milhões de visitas. Depois as preferências dos utilizadores da Internet nos EUA encaminham-se para os serviços “on-line” (fóruns, mensagens, correio electrónico…) e para os sites de entretenimento.