Janeiro de 2003

A SIC torna-se a primeira estação de televisão privada, em Portugal, a disponibilizar o serviço de teletexto.

3 – De acordo com uma notícia divulgada pelo Público, o jogo de futebol Portugal-Brasil, transmitido pela TVI em Abril de 2002, foi o programa de televisão com maior audiência média desse ano. Os resultados da análise de audiências televisivas referentes a 2002 mostram que houve um empate, na liderança, entre a SIC e a TVI.

11 – Um estudo da Marktest revela que no último trimestre de 2002 a generalidade dos jornais diários subiram as audiências, com excepção do Diário de Notícias.

13 – A SIC começa a testar a emissão de publicidade diferenciada para cada região.

16 – É aprovado por unanimidade, na Assembleia da República, um projecto de lei sobre os direitos de autor dos jornalistas, apresentado pelo PS.

18 – O estudo de audiências radiofónicas da Marktest, divulgado pelo Público, revela que no último trimestre de 2002 a Rádio Renascença perdeu a liderança que mantinha nos últimos 25 anos, para a RFM, uma estação também do grupo Renascença.

24 – O Público dá início à publicação quinzenal de uma página, na edição Minho, elaborada por estudantes de Comunicação Social da Universidade do Minho.

31 – A campanha publicitária televisiva da Prevenção Rodoviária Portuguesa, criada pela BBDO Portugal, recebeu um prémio no Eurobest, em Londres.

31 – A provedora da Casa Pia, Catalina Pestana, proibiu a realização de filmagens, fotografias ou entrevistas com crianças da instituição.

Internacional

07 – O Público revela os dados da RSF referentes ao número de jornalistas mortos em 2002: 25. No mesmo período, contabilizaram-se 692 jornalistas detidos e 1420 agredidos, e um aumento dos atentados à liberdade de imprensa.

12 – De acordo com um trabalho do Público, os reality shows têm vindo a provocar, nos EUA, um aumento do número de queixas e processos judiciais, por parte de concorrentes e participantes nos concursos. Como resultado, as produções destes programas tornam-se cada vez mais caras.

20 – Segundo um trabalho elaborado pelo Público, o Departamento de Defesa norte-americano autorizou aos jornalistas o acompanhamento de unidades militares num cenário de guerra contra o Iraque.

21 – De acordo com o Público, as novas normas de conduta do jornal New York Times impõe restrições aos jornalistas e editores no que respeita à posse de acções de empresas e à participação na vida pública.

26 – Segundo o Público, o director-geral do canal de televisão independente russo NTV Boris Jordan demitiu-se, passando os três maiores canais do país a ser controlados pelo presidente russo Vladimir Putin.