Maio de 2003

04 – O Código Deontológico dos Jornalistas comemora o 10º aniversário.

05 – O Diário Económico divulga os resultados de 2002 da RDP que, pela primeira vez, registou prejuízos, na ordem dos 14 milhões de euros. Segundo o presidente da emissora, Almerindo Marques, o prejuízo foi causado pela existência de custos extraordinários, ligados à reestruturação da empresa.

06 – É “inaugurado” o blog Abrupto (www.abrupto.blogspot.com), embora só alguns dias mais tarde tenha sido descoberto que pertencia a José Pacheco Pereira.

07 – O Diário Económico divulga os resultados do grupo Lusomundo referentes a 2002, segundo os quais o grupo teve um prejuízo de 16,6 milhões de euros.

08 – Um artigo do Diário Económico revela que o investimento dos anunciantes no mercado nacional, em Março de 2003, aumentou em cerca de 4% face ao mesmo mês do ano anterior. O maior crescimento registou-se no segmento da televisão por cabo.

10 – Arranque das emissões regulares da MaisFutebol Rádio, uma emissora presente exclusivamente na Internet, criada pela parceria entre a Media Capital, o portal de rádios Cotonete e o jornal desportivo online MaisFutebol.

17 – Um estudo da Tempo OMD, referido pelo Expresso, revela que, nos primeiros três meses do ano, a televisão por cabo foi o meio que maior crescimento registou, no que se refere a investimento publicitário. As maiores quedas ocorreram na Internet e na imprensa diária.

20 – Em Conselho de Ministros, é aprovada a nova Lei de Televisão. O diploma, que terá ainda de ser aprovado na AR, prevê alterações no esquema de financiamento da RTP, novas regras de concessão do serviço público, a extinção da holding Portugal Global, a criação de uma nova entidade reguladora para o sector e restrições à emissão de imagens com conteúdos violentos ou pornográficos.

21 – A RTP efectua a sua emissão deste dia totalmente a partir de Sevilha (por causa do jogo da final da Taça UEFA), da responsabilidade do Centro de Produção do Porto. A estação obtém um share de 67,5%, alcançando a sua melhor audiência nos últimos três anos.

21 – Na SIC, discute-se a proposta de fusão das redacções da casa-mãe e da SIC Notícias, prevista para arrancar na semana seguinte.

24 – De acordo com o Expresso, o pacote legislativo sobre televisão, enviado alguns dias antes pelo ministro Morais Sarmento ao Parlamento, prevê a manutenção dos dois canais pela RTP durante oito anos, a alteração das regras de financiamento (por exemplo, com o regresso da taxa de televisão), e o término da AACS, do CO e do Instituto de Comunicação Social. Algumas destas medidas, porém, dependem de uma eventual revisão constitucional.

27 – O INE divulga os números relativos ao público de cinema em Portugal, mostrando que em 2002 aumentou o número de sessões mas diminuiu ligeiramente o de espectadores, face a 2001.

28 – Dados do INE revelam que no final de 2002 quase 72% das empresas portuguesas possuíam ligação à Internet, e 84% possuía computadores.

Internacional

1 – Na Irlanda do Norte, o jornalista Liam Clarke foi detido por ter transcrito gravações das conversas telefónicas entre o líder do Sinn Féin e membros do governo britânico. O jornalista do New York Times Jayson Blair demite-se, na sequência de acusações de plágio.

2 – Um estudo da RSF, apresentado pelo Diário Económico, revela que “as agressões aos jornalistas duplicaram em 2002”. Nesse ano, foram mortos 46 jornalistas no exercício da actividade. O operador de câmara britânico James Miller é abatido por tropas israelistas, num campo de refugiados, no Sul da Faixa de Gaza.

3 – Um estudo do Observatório Europeu do Audiovisual, referido pelo Público, revela que “a frequência das salas de cinema estagnou em 2002 nos países da União Europeia”.

5 – De acordo com o Diário de Notícias, que cita o relatório anual da World Press Freedom e da RSF, Cabo Verde é o país africano de língua portuguesa com maior liberdade de imprensa.

7 – Segundo o Público, o New York Times está a investigar todos os trabalhos elaborados pelo ex-jornalista Jayson Blair, que se despediu no dia 1 depois de acusações de plágio.

7 – O grupo alemão de media Bertelsmann anuncia os resultados financeiros do primeiro trimestre, em que teve um prejuízo recorde de 399 milhões de euros. A desvalorização do dólar e a forte concorrência nos EUA são as razões apontadas para os maus resultados.

11 – O New York Times publica, em primeira página, um longo pedido de desculpas aos leitores, devido aos plágios e erros cometidos por um dos seus repórteres, Jayson Blair, ao longo de quatro anos.

12 – De acordo com o Diário de Notícias, a estação televisiva italiana RAI está a ser alvo de investigação “administrativa”, motivada por uma queixa do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

12 – O jornal norte-americano Boston Globe anuncia que o seu ex-jornalista Jayson Blair, alvo de acusações de plágio no New York Times, também tinha cometido erros nos artigos que escreveu para o Boston Globe.

15 – O Eurodata TV Worldwide revela o seu estudo sobre audiências televisivas em todo o mundo, relativo a 2002. Segundo esse estudo, o desporto liderou as audiências internacionais, tendo a ficção (que geralmente ocupava o topo) ficado em segundo lugar.

16 – Uma investigação da BBC (referida pelo Público) afirma que o resgate da soldado Jessica Lynch não passou de uma operação destinada aos media.

19 – Em Bruxelas, os jornalistas recusam-se a cobrir a chegada dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos países da UE. Trata-se de uma forma de pressão sobre as autoridades britânicas e francesas, para que investiguem a situação do repórter de imagem francês Fred Nérac, desaparecido no Iraque desde 22 de Março, na sequência de um acidente que vitimou o jornalista Terry Lloyd, da ITN.

21 – O director-geral da televisão regional pública basca ETB é interrogado pelo procurador-geral espanhol, devido ao facto de a estação ter emitido uma declaração de presumíveis membros do grupo separatista ETA, no dia 15. A RSF pede que seja cancelado o inquérito à ETB.

26 – Segundo o site Download.com, o programa gratuito mais procurado até este dia na Internet é o Kazaa, um software para partilha de ficheiros multimédia. O anterior recorde pertencia ao ICQ, um programa de troca de mensagens em tempo real. (Fonte: Correio da Manhã)

29 – O jornalista da BBC Andrew Gilligan revela, no programa “Today”, que um alto responsável o informara que o dossier britânico sobre a existência de armas de destruição no Iraque tinha sido “apimentado”. Esta notícia viria a ter desenvolvimentos posteriores, pondo em questão a protecção das fontes e a actuação da própria estação televisiva.

30 - O relatório do Comité para a Protecção de Jornalista (CPJ) conclui que a morte de dois repórteres, ocorrida a 8 de Abril no Iraque, na sequência do bombardeamento do hotel Palestina por forças militares norte-americanas, poderia ter sido evitado.

31 – A empresa de sondagens Gallup Organization divulga os resultados de um estudo elaborado nos EUA, segundo o qual a confiança dos norte-americanos no jornalismo praticado nesse país está cada vez mais deteriorada.