Agosto de 2003

02 – Dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), revelados pelo Expresso, mostram que as publicações dedicadas à economia recuperaram audiências durante o segundo trimestre do ano.

02 – Segundo o Expresso, os livros e DVD que são comercializados com o Público representam 40% das receitas do jornal. Está em preparação o lançamento de novos produtos dentro do mesmo segmento.

06 – A RTP faz uma edição especial, com mais de cinco horas de duração, para a cobertura da inauguração do Estádio José Alvalade XXI, do Sporting Clube de Portugal.

08 – O ICAM e a RTP assinam um protocolo segundo o qual o Instituto passa a gerir o dinheiro atribuído pela RTP ao cinema português até ao final de 2004, no valor de 2,5 milhões de euros. O protocolo prevê também a cedência de imagens de arquivo da estação pública às produções apoiadas pelo ICAM, e a promoção e divulgação das obras por parte da RTP.

08 – A Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) acusa a RTP de violar a lei da publicidade ao exibir imagens da “Volta a Portugal em Bicicleta” que contêm anúncios a diversas bebidas alcoólicas. A RTP alega que a transmissão de imagens onde aparecem anúncios a esses produtos não pode ser evitada, já que se trata de patrocinadores oficiais do evento.

21 – É assinado um protocolo entre a SIC, a TVI, e o ministro Morais Sarmento, no sentido de as operadoras privadas de televisão aceitarem a prestação de serviço público, em troca da diminuição de espaço publicitário na RTP1. O protocolo prevê ainda a realização de investimentos em produções independentes e o fornecimento de conteúdos para os canais internacionais da RTP.

21 – Um estudo da MediaMonitor revela que, no primeiro semestre de 2003, o tempo destinado à auto-promoção nos canais televisivos representou 30,6% do tempo publicitário, menos 6,6% do que no mesmo período do ano anterior. (Fonte: DE e JN)

28 – Segundo o Público, o Telejornal (RTP1) e o Jornal da Noite (SIC) têm vindo a disputar a liderança da informação em horário nobre, ultrapassando o Jornal Nacional (TVI). A perda de liderança do noticiário da TVI acontece pela primeira vez desde o Verão de 2002, em que a SIC se encontrava em 1º lugar. Em relação à RTP1, o noticiário da TVI mantinha-se com mais audiências desde o início do fenómeno Big Brother, em 2000.

28 – A agência internacional Moody’s atribui à RTP a classificação Aa3, o que significa que a empresa é considerada como tendo capacidade para liquidar os seus créditos. A classificação surge na sequência da reestruturação da dívida da RTP.

28 – A AACS declara que desconhece o conteúdo do protocolo assinado no dia 21 pelos responsáveis da RTP, SIC e TVI e, como tal, não irá servir como entidade mediadora na eventualidade de existirem futuros conflitos relacionados com o acordo.

29 – É lançado o primeiro semanário noticioso de distribuição gratuita da região de Aveiro. A publicação, intitulada Hora H, é dirigida por Arménio Bajouca, e possui uma tiragem de 10 mil exemplares.

Internacional

01 – No Reino Unido, tem início o inquérito à morte do cientista David Kelly, e é anunciado que o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, vai ser chamado a depor.

01 – A delegação da RTP-África em Guiné-Bissau retoma a sua actividade, depois de ter sido encerrada em Novembro de 2002, por ordem do Governo do país.

01 – O jornalista freelancer William Nessen, dos EUA, preso na província indonésia de Aceh desde 24 de Junho, é libertado. No julgamento, que terminara no dia anterior, foi condenado a um mês e seis dias de prisão, mas foi libertado por ter já cumprido a pena.

04 – Nos EUA, o jornal Washington Post lança o Express, um jornal gratuito com 20 a 24 páginas, publicado aos dias de semana e distribuído em estações de metro e campus universitários.

06 – O actor Arnold Schwarzenegger aproveita a passagem pelo talkshow norte-americano “The Tonight Show”, apresentado por Jay Leno, para anunciar em directo a sua candidatura ao cargo de governador da Califórnia. A emissão teve as maiores audiências dos últimos cinco anos.

12 – Durante o inquérito judicial sobre a morte do cientista britânico David Kelly, o jornalista da BBC Andrew Gilligan confirma o nome de Kelly como fonte para o seu programa televisivo, no qual revela que o Governo terá manipulado o dossier sobre armas de destruição maciça no Iraque.

12 – O inquérito oficial realizado pelo Comando Central dos EUA para averiguar as circunstâncias do ataque norte-americano ao Hotel Palestina, no Iraque, a 8 de Abril, e que provocou a morte de dois jornalistas, conclui que os militares que atacaram o hotel agiram em autodefesa e não tinham conhecimento da presença de jornalistas.

15 – Um jornalista da BBC, Mark Daly, é detido pela polícia britânica, por se ter infiltrado numa unidade da polícia, como candidato a agente, para investigar a alegada existência de racismo dentro das forças policiais.

17 – No Iraque, o operador de câmara palestiniano Mazen Dana, da Reuters, morre baleado, quando filmava uma prisão do exterior. Segundo o Pentágono, o repórter foi alvejado por forças militares norte-americanas, por engano.

18 – Seis dos maiores jornais diários argelinos não saem para as bancas devido a dívidas para com as empresas gráficas estatais que fazem a sua impressão. Em causa estão dívidas acumuladas no valor de cerca de 39 milhões de euros. Os responsáveis de algumas publicações envolvidas argumentam que se trata de uma medida do governo da Argélia para impedir a publicação de jornais independentes.

22 – Na Rússia, os principais partidos políticos assinam um acordo inédito com os media, com o objectivo de desenvolver uma “campanha limpa” para as eleições legislativas marcadas para 7 de Dezembro. O acordo é assinado por 27 partidos políticos, seis associações de jornalistas e diversas empresas de relações públicas. (Fonte: DN)

23 – Na Colômbia, o jornalista Juan Carlos Benavides é morto por activistas da FARC, e o jornalista Jaime Conrado é ferido.

14 – O Parlamento italiano aprova um decreto-lei que determina a abolição do Comité Ministerial de censura aos filmes, que estava encarregue de aprovar a exibição das obras cinematográficas e a sua classificação etária. Em substituição do Comité, criado em 1962, passam a ser as próprias produtoras a classificar os filmes por escalão etário.

29 – No Reino Unido, Alastair Campbell, responsável pela comunicação do gabinete do primeiro-ministro, demite-se, na sequência do caso David Kelly.