Junho de 1995

10 - RTP Internacional inicia as suas emissões num regime de 24 horas por dia.

19 - A TVI inicia a emissão de dois blocos de anúncios classificados, intitulados “Venda Você Mesmo”, dedicado à exibição de cassetes vídeo gravadas pelos telespectadores, em que estes tentam vender coisas ou prestar serviços.

21 - O Conselho de Ministros da Comunidade Europeia volta a apreciar a proposta de alteração da Directiva “Televisão sem Fronteiras”, especialmente no que se refere às quotas de difusão de programas produzidos nos EUA e difundidos ou captados no território europeu.

22 - A TV da Galiza assina com o presidente da Câmara da Maia um protocolo para a instalação da sua delegação no Norte de Portugal, com três jornalistas e dois operadores.

24 - Termina em Cannes o 42º Festival de Publicidade, no qual a filial portuguesa da Young & Rubicam arrecadou nove menções honrosas, referentes a sete anúncios de imprensa e dois de televisão.

25 - A RTP inicia a transmissão de uma série de cinco episódios sobre a vida e carreira de Amália Rodrigues, a propósito dos 75 anos da fadista, intitulado “Amália - Uma estranha forma de vida”.

29 - Herman José assina um contrato com a RTP para a apresentação do programa “Parabéns” por mais um ano.

Internacional

9 - Realiza-se em Versalhes (França) a cimeira de responsáveis de estações públicas de televisão, com o objectivo de dar visibilidade ao serviço público e de “criar uma frente comum em matéria de estratégia e de programas”.

11 - Referendo em Itália, no qual se procura saber a posição dos italianos sobre se uma entidade privada pode possuir mais de um canal de televisão e que visa directamente Silvio Berlusconi.

13 - Termina em Montreux (Suiça) o 19º Simpósio e Mostra de Televisão, onde se tornou notória a tendência, mais acelerada do que o previsto, para a informatização total do processo de produção e emissão televisivas. Consequências a prazo: declínio do uso das cassetes vídeo; tomada de imagens através de terminais de computador e respectiva gravação em disco duro (como se tratasse de um ficheiro informático).

20 - O Senado norte-americano aprova uma lei que elimina as fronteiras que delimitavam os sectores das telecomunicações, do audiovisual e da informática, consagrando a convergência entre eles. No ‘Público’ de 26/6, Maria Augusta Gonçalves considera a medida o “maior desafio que a Europa enfrenta”.