Agosto de 1995
1 - Completam-se 60 anos sobre o nascimento da Emissora Nacional (EN), então inaugurada por Carmona, Salazar e Duarte Pacheco. Na altura, foi estabelecida a taxa de seis escudos mensais para os proprietários de aparelhos (três, se provassem ser pobres).
7 - A SIC alarga o seu horário de emissões diárias, começando a programação às 9 horas, em vez de às 11, como até então. Uma das horas será ocupada com programas infantis. O espaço das 9-12h representa 4,2% do share total diário e, no mês de Julho, o Canal 1 detinha 79,5% de audiência nesse espaço.
23 - A Texto Editora apresenta na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o primeiro dicionário em língua portuguesa multimédia em versão CD-ROM, pelo preço de cerca de oito contos.
Internacional
2 - Westinghouse propõe-se adquirir a CBS, uma das principais cadeias de televisão norte-americana.
10 - O Congresso norte-americano aprova uma norma que obriga a que todos os televisores vendidos nos EUA estejam equipados com um ‘chip’ previamente programado, que permite bloquear a recepção de programas violentos e com cenas de sexo explícito de televisão.
10 - O jornal ‘Público’ divulga um texto do seu correspondente no Rio de Janeiro, que dá conta de uma lenta tendência de descida das audiências das telenovelas no Brasil, fenómeno perceptível desde 1989.
20 - Morre numa clínica de Lausanne (Suiça) Hugo Pratt, o criador de Corto Maltese.
24 - A Microsoft lança em todo o mundo o ‘Windows 95′, no meio de grande aparato mediático.
Pela primeira vez na sua centenária história, o Times, de Londres, nas mãos de Rupert Murdoch, foi distribuído gratuitamente, uma vez que a edição foi comprada pela empresa de Bill Gates.
- A Time Warner apresenta uma proposta de aquisição da Turner Broadcasting System, o império construído por Ted Turner em torno da CNN, por uma verba de cerca de nove mil milhões de dólares, procurando, a exemplo do que pretendeu também a Disney (ao adquirir a ABC), estabelecer uma ‘integração vertical’, controlando os produtos desde a concepção até à sua distribuição.