Projeto promove o II Encontro Virtual: Museus Africanos de Etnologia e Antropologia no dia 28 de Junho

O projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present) promove o II Encontro Virtual – Museus Africanos de Etnologia e Antropologia na próxima terça-feira, dia 28 de junho de 2022, a partir 9h (hora de Lisboa, Portugal).

O Encontro tem como objetivo promover o diálogo entre os diferentes diretores e técnicos de museus de quatro países lusófonos, nomeadamente, de Angola, o Museu Nacional de Antropologia e o Museu Regional da Huíla; de Cabo Verde, o Museu Etnográfico da Praia; da Guiné-Bissau, o Museu  Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau, e de Moçambique, o Museu Nacional de Etnologia de Nampula, com os investigadores da área.

O evento está dividido por dois temas, a primeira parte sobre a “Inventariação, catalogação e conservação”, moderação de Débora G. Merali, e a segunda parte sobre “Formação de públicos e serviços educativos”, moderação de Lurdes Macedo. O acesso é livre. O Encontro será realizado através da plataforma Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83312125532

A comissão organizadora é dos investigadores do projeto Cultures Past & Present, João Sarmento (CECS/Universidade do Minho), Lurdes Macedo (CICANT/Universidade Lusófona) e Alda Costa (Universidade Eduardo Mondlane).

Esta iniciativa do Cultures Past&Present tem apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Universidade Eduardo Mondlane e suporte Aga Khan Development Network e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT.

Chamada de trabalhos para a III Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas

Está aberta a chamada de trabalhos para a III Conferência Internacional Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas: encontros, trocas e desvios na diferença. A Conferência visa constituir-se como um espaço privilegiado de investigação, reflexão e debate em prol da investigação científica e cultural e irá decorrer na Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colômbia (UA), de 23 a 25 de novembro de 2022, no formato online. A propostas de trabalho podem ser submetidas até dia 15 de julho de 2022.

Dando seguimento às edições anteriores ocorridas no Instituto de Ciências da Educação de Luanda — ISCED-Luanda, Angola (2019), e na Universidade Zambeze — UniZambeze, Moçambique (2021), esta edição tem a particularidade de incorporar conteúdos da literatura, cultura e língua dos países do Caribe, Iberoamérica e África, em especial, dos países falantes do espanhol e do português e de ser antecedida por atividades e conversas de preparação no dito formato online durante os meses de maio, junho, agosto, setembro e outubro.

Esta iniciativa envolve o CHAM — Centro de Humanidades, NOVA FCSH, Portugal; o Centro de Estudos Multidisciplinares (CEM) Eduardo Augusto Kambwa do Instituto Superior das Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda), Angola; o Movimento Literário e Artístico Lev´Arte (Lev´Arte), Angola; a Universidade de Luanda, Faculdade de Artes (IUL-FaArtes), a Faculdade de Ciências Humanas da Universidad del Atántico (FCSH-UA), Barranquilla, Colômbia; a Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH) da Universidade Zambeze (UniZambeze), Moçambique; o Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho (CECS/UMinho); Projeto “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”(CECS/UMinho), a Universidade de Santiago (US), Cabo Verde; a Universidade Licungo (UniLicungo), Moçambique; a Universidad Autónoma de México (UAM); e o Projeto CONCHA (EU H2020-MSCA-RISE-2017 research and innovation programme under grant agreement Nº 777998).

Este evento científico irá homenagear Renato Cardoso (poeta, compositor e diplomata cabo-verdiano assassinado no dia 29 de setembro de 1989) e Roberto Burgos (cantor, narrador do Caribe colombiano, Prémio de Narrativa José María Arguedas da Casa da Américas 1º Prémio Nacional de Novela, falecido em 2018). A Conferência configura um espaço de diálogo e construção de redes de investigação internacionais, discutindo temas contemporâneos transversais a várias áreas do conhecimento, desde as políticas linguísticas, políticas jurídico económicas e socioculturais nos espaços caribenho, iberoamericano e africano de expressão oficial portuguesa, passando pela problematização crítica do conceito de lusofonia e hispanofonía, para chegar à imprensa, à história intelectual, do livro e da cultura, à edição, às artes e ao impacto da escrita de mulheres no âmbito do(s) pensamento(s) e das lutas contemporâneas pelos seus direitos.

As propostas, que poderão ser em português, espanhol e inglês, devem incluir o título da comunicação, filiação institucional, o resumo (até 250 palavras), cinco palavras-chave, e uma breve nota biográfica (até 150 palavras). Devem ser submetidas para o email: literaturaslinguasculturas@gmail.com.

Chamada de trabalhos para Simpósio sobre Terra Sonâmbula

O ano de 2022 marca os 30 anos da publicação da obra “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, e em comemoração a esse aniversário será realizado o Simpósio sobre Terra Sonâmbula na Universidade Licungo, em Moçambique. A chamada de trabalhos está aberta a submissões de propostas de simpósios temáticos até dia 4 de julho.

O projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, fazem parte da organização do evento.

Participam como convidados o escritor Mia Couto, professor Moisés de Lemos Martins (CECS/Universidade do Minho e PI-projeto Cultures Past &Present) e professor Severino Ngoenha, Universidade Técnica de Moçambique.

Temas para os simpósios:

  1. Cultura, Educação, Ciência, Saúde, Língua e Literatura.
  2. Cultura, Política, Paz, Democracia e Combate a Desigualdades.
  3. Diversidade Cultural, Direitos, Gênero e Sexualidade
  4. Cultura, Desenvolvimento, Redes e Tecnologias.
  5. Cultura, Comunicação, Artes, Sensibilidade e Saberes Populares.
  6. Cultura, Sociedade, Ambiente e Mudanças Climáticas

Mais informações sobre a chamada de trabalho estão disponíveis no site do evento. Submissão de resumos: aqui

Organização e parceiros:

Universidade Licungo, Instituto Camões, Fundação Fernando Leite Couto, Índico, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Projeto Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal e Rede Aga Khan para o desenvolvimento.

Programa final da Conferência Internacional Artes, Culturas e Média

No próximo dia 25 de Maio será realizada a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa. Este evento científico, realizado no âmbito do projeto de investigação “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present), tem lugar na Universidade de Aveiro e associa-se ao I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza naquela universidade nos dias 26 e 27 de maio.

Mais de 30 comunicações compõem o programa que envolve ainda dezenas de investigadores de universidades de Portugal, Brasil, Moçambique e China. O encerramento será também marcado pela apresentação do livro “Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique”, editado pelas investigadoras do projeto Cultures Past & Present, Ana Cristina Pereira e Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e a exibição do filme O Ano da Morte de Ricardo Reis (João Botelho, 2020) e entrevista “De Saramago nos fazemos”, com Violante Saramago Matos, realizada por Luísa Antunes Paolinelli, no âmbito do centenário de José Saramago e da iniciativa “100 horas com Saramago”. Evento organizado em conjunto com o Museu Virtual da Lusofonia, a Universidade da Madeira, a Universidade Mackenzie de São Paulo e a Universidade do Minho.

Conheça o programa final.

Conferência Internacional Artes, Culturas e Média divulga programa provisório

No dia 25 de maio de 2022 se realiza a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa, no âmbito do projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal”. A conferência terá lugar no prédio da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Conheça o programa provisório:

9h00 – 9h30 | Sessão de abertura – Sala de Atos da Reitoria

Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro, Portugal)

Moisés de Lemos Martins (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

Eliseu Mabasso (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

9h30 – 11h00 | Sessão 1: Património cultural, memória e identidades

Sala: Sala de Atos da Reitoria

Palimpsestos de Lisboa – Francisco Ferreira da Silva  (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal)

Memories of Portugal: The Transforming Identity and Dramatic Narration of Macau – Hongliang ZHOU (Zhejiang University, China)

Ruy Cinatti e a representação do “Outro”: ambiguidades e contradições – João Pedro Góis  (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal)

Temporalidades sobrepostas – Notas sobre re-existir para além de resistir em Luís Bernardo Honwana  – Lurdes Macedo (CECS, Universidade Lusófona), Viviane Almeida (CEHUM, Universidade do Minho, Portugal) e Renata Zanete  (CEHUM, Universidade do Minho, Portugal)

A revalorização do artesanato na era pós-industrial – Luisa Leão Silva (Universidade da Beira Interior, Portugal)

11h00- 11h30 | Intervalo

11h30 – 13h00 | Sessão 2: Culturas e Identidades

Sala:  Sala de Atos da Reitoria

Foto-livro: contributos para uma arqueologia dos média – Maria da Luz Correia (CECS, Universidade Açores, Portugal) 

Lutos em 24 qps – relações ensaísticas entre luto e criatividade em representações cinematográficasHenrique Denis Lucas (Universidade da Beira Interior, Portugal)

A (Re)construção da memória cultural através do cinema: grupos focais sobre os filmes “48” e “Memória em 3 atos” – Isabel Macedo, Alice Balbé, Luís Camanho e Tiago Vieira da Silva (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

Um estaleiro, um padrão, muitas vidas: a memória do património pela imagem – Carla Patrícia Ribeiro e Amândio Barros (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)

A Europa nas paisagens mediáticas: imagens e representações na narrativa da crise europeia – Daniel Noversa (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

11h30 – 13h15 | Sessão 3: Culturas e Identidades

Sala: Sala de Reuniões da Sala de Atos da Reitoria

A (im)possibilidade da memória cultural identitária na diáspora: uma reflexão a partir da narrativa sonora de Isabel Novela e o questionamento sobre a “moçambicanidade” – Sérgio Jeremias Langa (Escola Superior de Jornalismo, Moçambique) e António Cipriano Parafino Gonçalves (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

Iniciativa Maputo Fast Forward (MFF) : desenvolvimento do ecossistema cultural e criativo em Moçambique – Rui Trindade (QIDEIA) e Luís Teixeira (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)

Cultura e narrativas moçambicanas na televisão – Celestino Joanguete (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

A midiatização da tatuagem no contexto do Instagram – Vanessa Barros (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

13h00-14h00 | Almoço

14h00 – 15h45 | Sessão 4: Artes, educação e comunicação intercultural

Sala: Sala Atos da Reitoria

Os exames públicos e as premiações na construção ética e estética de professoras no Brasil  – Ana Paula Rufino  (CEEL, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil)

Nó Górdio e Relações entre Moçambique e Portugal: Futuro inventado nas escolas moçambicanas da Província de Sofala – Armindo Armando, Augusto Alberto (Universidade Zambeze, Moçambique), Martins Mapera (Universidade Licungo, Moçambique) e Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho)

Memória em três actos: ensinar com o filme ou abrutecer com o silêncio – Martins Mapera (Universidade Licungo, Moçambique)

Os fanzines como recurso didático e cultural no processo formativo de docentes – Clézio dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

Educação, criança e rua: dinâmicas sociais e políticas públicas em Moçambique – Marlene Vanessa Jamal (Universidade Zambeze, Moçambique), Moisés de Lemos Martins (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e Júlio Chibemo (Universidade Zambeze, Moçambique)

Experimento Prático de Comunicação Para Mudança Social e de Comportamento em Saneamento e Higiene na Cidade da Beira – Manuela Pery (Universidade Zambeze) e Moisés de Lemos Martins (CECS, Universidade do Minho)

15h45 -16h00 | Intervalo

16h00 – 17h30 | Sessão 5: Museus, Artes e Narrativas – Sala: Sala de Atos da Reitoria

À procura de histórias desconhecidas no Museu Nacional de Etnologia em Nampula: quem são alguns dos mestres escultores e quais são as suas obras? – Alda Costa (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique) & Gianfranco Gandolfo

Património Africano: entre o passado e o presente coloniais – João Sarmento (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

A arte contemporânea africana. Novos atores, novas estratégias – José Carlos Venâncio (CECS, Universidade da Beira Interior, Portugal)

As identidades transnacionais e transculturais. O Museu Virtual da Lusofonia como produto da pós-colonialidade, das lusofonias e da interculturalidade – Vitor de Sousa (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

A figura feminina nas narrativas de jovens sobre a memória do passado colonial: um estudo a partir de Maputo e Nampula – Edson Mugabe e Eliseu Mabasso (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

16h00 – 17h45 | Sessão 6: Artes, culturas e novos média

Sala: Sala de Reuniões da Sala de Atos da Reitoria

Meu museu de arqueologia: processo de criação e desenvolvimento de um videogame para interatividade e compreensão do trabalho com acervos arqueológicos no Museu Paranaense – Nathan dos Santos Alves, Claudia Inês Parellada, Gabriel Ruviaro Gomes, João Vitor de Oliveira dos Anjos (Universidade Federal do Paraná, Brasil)

A arte, a inclusão e as TIC’s – Isaú Meneses (Instituto Superior de Artes e Cultura, Moçambique)

Jornalismo, cultura e educação: uma análise da plataforma digital O gerador – Susana Pimenta e Daniela Fonseca (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)

Observatório da Qualidade no Audiovisual: curadoria, produção experimental de conteúdo e divulgação científica – Gabriela Borges (Universidade do Algarve, Portugal)

A integração do telemóvel no ambiente escolar. Caso da escola Secundária Samora Machel- Chimoio/ Centro de Moçambique – Reginaldo Mutemba (​​Escola Superior de Jornalismo, Moçambique)

A comodificação da literatura nos hotéis literários e a perceção da sua autenticidade na Internet – Sara Pascoal, Laura Tallone, Marco Furtado (CEI, Instituto Politécnico do Porto, Portugal)

18h – 18h30 | Apresentação de Livros

Sala: Sala de Atos da Reitoria

Apresentação: Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro, Portugal)

Apresentação do livro “Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique”, editado por Ana Cristina Pereira e Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

18h30 | Sessão de Encerramento

20h30 | Sessão de cinema e debate

Sala: Sala de Atos da Reitoria

Moderação: Moisés de Lemos Martins
Exibição do filme O Ano da Morte de Ricardo Reis com a presença do realizador João Botelho, no âmbito do centenário de José Saramago e da iniciativa “100 horas com Saramago”. Evento organizado em conjunto com o Museu Virtual da Lusofonia, Universidade da Madeira, a Universidade Mackenzie de São Paulo e a Universidade do Minho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário: aqui.

Organização:

Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal (Cultures Past & Present)

CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais

Investigadores do projeto participam do XII SOPCOM

Diversos investigadores do projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” apresentaram comunicação no XII Congresso SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – com tema Comunicação & Disrupção. Desafios culturais, societais e tecnológicos. Esta edição decorreu no formato presencial em Lisboa, entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Participaram do Congresso com comunicação os investigadores do projeto:

Alice Balbé (CECS/UM) & Luís Camanho (ID+/FBLUP) “Olhar as relações interculturais nos filmes de Margot Dias. Objetividades, subjetividades e opacidades”.

Isabel Macedo & Tiago Vieira da Silva (CECS/UM) “Imigrante, estrangeiro, “o outro”? Representações das identidades culturais no cinema português”.

Ana Cristina Pereira (CES/UC) “(Re)vestindo o colonialismo: a alta costura de Olavo Amado”.

Tiago Silva, Moisés de Lemos Martins & Elaine Trindade (CECS/UM) “Reminiscênciais coloniais sob o signo do onirismo: A Batalha de Babatô (2013) e Our Madness (2018) de João Viana”.

Vítor Sousa (CECS/UM) “As marcas do luso-tropicalismo nas intervenções do Presidente da República português Marcelo Rebelo de Sousa (2016-2021)”

Rosa Cabecinhas (CECS/UM) “Emigrantes e imigrantes: Imagens, clivagens e miragens nos manuais escolares portugueses”.

Isabel Macedo, Alice Balbé & Rosa Cabecinhas (CECS/UM) “Invisibilidades e racismo: as representações da população cigana nos manuais de História em Portugal”.

O próximo Congresso SOPCOM será realizado na Universidade do Minho em fevereiro de 2024.

Abertas inscrições para a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média

A Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa, organizada pelo projeto Cultures Past & Present já tem inscrições abertas para participantes com e sem comunicação no formato presencial ou virtual. A Conferência será realizada no dia 25 de maio de 2022 na Universidade de Aveiro e associa-se ao I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza naquela universidade nos dias 26 e 27 de maio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário: aqui.

A chamada de trabalhos com submissão de resumos encontra-se aberta até dia 10 de abril de 2022. Mais informações aqui.

Organização:

Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal (Cultures Past & Present)

CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais

Chamada de trabalhos: Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa

Encontra-se aberta, até ao dia 10 de abril, a chamada de trabalhos para a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa. Este evento científico, realizado no âmbito do projeto de investigação “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal”, tem lugar na Universidade de Aveiro no próximo dia 25 de maio e associa-se ao I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza naquela universidade nos dias 26 e 27 de maio.

As transformações digitais que ocorrem na sociedade contemporânea fazem convergir tecnologias da informação, média, artes e culturas, ao mesmo tempo que alteram atitudes e práticas. A nova paisagem tecnológica é a de uma cultura em “status nascendi”, uma cultura que tanto compreende novas ferramentas, de artistas e criadores, como perpassa arquivos, museus, filmes… transformando-os e transformando também as práticas de ensino-aprendizagem. As obras e narrativas, tanto culturais como artísticas, podem ser transferidas de um meio de comunicação para outro, e mesmo convertidas, mediante licença, em mercadoria, ou até darem origem a um outro produto.

Nesta conferência internacional propomos debater as atuais transformações tecnológicas nas artes, culturas e média, interrogando a sua produção, no processo de conversão para o digital, assim como os públicos e a sua interação com as obras produzidas. Pretende-se, ainda, explorar os contributos das plataformas e repositórios digitais na promoção do acesso aberto ao conhecimento. Convidamos os investigadores a refletir sobre as várias formas de interconexão tecnológica nas artes, culturas e média, incidindo sobre um ou mais dos seguintes tópicos:

– culturas, artes e públicos;

– património cultural e artístico e a sua comunicação digital;

– cultura digital, infraestruturas tecnológicas e desenvolvimento local sustentado;

– literacias, participação cívica e ação criativa;

– produção cultural (digital) nos países de língua portuguesa;

– criatividade tecnológica na cultura e a preocupação com a cidadania e a inclusão social;

– manuais escolares, bases de dados digitais, museus virtuais e repositórios de conhecimento em acesso aberto;

– novas atmosferas tecnológicas e práticas profissionais no contexto digital (web designers, curadores, gestores de museus virtuais, ativistas, youtubers…);

– proteção, segurança e comunicação de conteúdos culturais digitais;

– tecnologias e comunicação para o desenvolvimento.

O resumo (entre 200 a 300 palavras) com título e palavras-chave deverá ser enviado até 10 de abril para: cultures_past_present@ics.uminho.pt

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia: http://www.lasics.uminho.pt/culturespastandpresent/?page_id=817&lang=pt

Organização:

Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal (Cultures Past & Present)

CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais

Mesa redonda sobre “Representações da Escravatura e Tráfico Negreiro nos Manuais Escolares”

Terá lugar, no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 18h00, uma mesa redonda dedicada ao tema “Representações da Escravatura e Tráfico Negreiro nos Manuais Escolares”. O encontro conta com a participação dos investigadores Jacob Lussento Cupata, Armindo Armando e Alice Balbé e será moderado por Rosa Cabecinhas.

Esta mesa temática decorrerá no âmbito da exibição da exposição “Império do Medo: exposição sobre a escravatura e o tráfico negreiro”, que está patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de 12 de janeiro a 12 de fevereiro.

Esta atividade é uma parceria entre a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, através do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, do Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais e do projeto Cultures, Past & Present –  Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal.

O evento decorrerá online.

Investigador Moisés Martins recebe Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela

A Universidade de Santiago de Compostela atribui a Insígnia de Ouro ao investigador Moisés de Lemos Martins, professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e coordenador do projeto Cultures Past & Present.

A distinção atribuída pela universidade galega é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo docente do ICS em prol do fortalecimento de relações, académicas e culturais, no espaço lusófono. Este reconhecimento é concedido a “personalidades que se destacam por serviços prestados à instituição, tanto por razão da sua longevidade, como pela sua especial relevância”. Juntamente com o diretor do CECS, também Margarida Krohling Kunsch, docente da Universidade de São Paulo (Brasil), receberá a Insígnia de Ouro desta universidade da Galiza.

Moisés de Lemos Martins é diretor do CECS e das revistas científicas desta unidade de investigação (Comunicação e Sociedade, Revista Lusófona de Estudos Culturais e Vista). É também diretor do Museu Virtual da Lusofonia, uma estrutura que está no Google Arts & Culture e que passou a ser uma unidade cultural da Universidade do Minho, no início de 2021. Foi diretor do Departamento de Ciências da Comunicação e presidente do Instituto de Ciências Sociais.

Professor Moisés de Lemos Martis

Foi ainda presidente da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), da Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação) e da Confibercom (Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Académicas de Comunicação), sendo atualmente o secretário geral da Assibercom (Associação Ibero-Americana de Comunicação).

Entre a sua obra constam: Pensar Portugal – A Modernidade de um País Antigo (2021), Crise no Castelo da Cultura (2011), L’imaginaire des médias (com Michel Maffesoli, 2011), Portugal Ilustrado em Postais (com Madalena Oliveira, 2011), Caminhos nas Ciências Sociais (2010), Comunicação e Lusofonia (com Helena Sousa e Rosa Cabecinhas, 2006), A Linguagem, a Verdade e o Poder (2002), e, O Olho de Deus no Discurso Salazarista (1990).

A solenidade foi realizada em outubro, Salón de Graos do Colexio de San Xerome, da USC, em Santiago de Compostela, e contou ainda com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, entre outros investigadores e autoridades.