Projeto promove o II Encontro Virtual: Museus Africanos de Etnologia e Antropologia no dia 28 de Junho

O projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present) promove o II Encontro Virtual – Museus Africanos de Etnologia e Antropologia na próxima terça-feira, dia 28 de junho de 2022, a partir 9h (hora de Lisboa, Portugal).

O Encontro tem como objetivo promover o diálogo entre os diferentes diretores e técnicos de museus de quatro países lusófonos, nomeadamente, de Angola, o Museu Nacional de Antropologia e o Museu Regional da Huíla; de Cabo Verde, o Museu Etnográfico da Praia; da Guiné-Bissau, o Museu  Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau, e de Moçambique, o Museu Nacional de Etnologia de Nampula, com os investigadores da área.

O evento está dividido por dois temas, a primeira parte sobre a “Inventariação, catalogação e conservação”, moderação de Débora G. Merali, e a segunda parte sobre “Formação de públicos e serviços educativos”, moderação de Lurdes Macedo. O acesso é livre. O Encontro será realizado através da plataforma Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83312125532

A comissão organizadora é dos investigadores do projeto Cultures Past & Present, João Sarmento (CECS/Universidade do Minho), Lurdes Macedo (CICANT/Universidade Lusófona) e Alda Costa (Universidade Eduardo Mondlane).

Esta iniciativa do Cultures Past&Present tem apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Universidade Eduardo Mondlane e suporte Aga Khan Development Network e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT.

Chamada de trabalhos para a III Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas

Está aberta a chamada de trabalhos para a III Conferência Internacional Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas: encontros, trocas e desvios na diferença. A Conferência visa constituir-se como um espaço privilegiado de investigação, reflexão e debate em prol da investigação científica e cultural e irá decorrer na Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colômbia (UA), de 23 a 25 de novembro de 2022, no formato online. A propostas de trabalho podem ser submetidas até dia 15 de julho de 2022.

Dando seguimento às edições anteriores ocorridas no Instituto de Ciências da Educação de Luanda — ISCED-Luanda, Angola (2019), e na Universidade Zambeze — UniZambeze, Moçambique (2021), esta edição tem a particularidade de incorporar conteúdos da literatura, cultura e língua dos países do Caribe, Iberoamérica e África, em especial, dos países falantes do espanhol e do português e de ser antecedida por atividades e conversas de preparação no dito formato online durante os meses de maio, junho, agosto, setembro e outubro.

Esta iniciativa envolve o CHAM — Centro de Humanidades, NOVA FCSH, Portugal; o Centro de Estudos Multidisciplinares (CEM) Eduardo Augusto Kambwa do Instituto Superior das Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda), Angola; o Movimento Literário e Artístico Lev´Arte (Lev´Arte), Angola; a Universidade de Luanda, Faculdade de Artes (IUL-FaArtes), a Faculdade de Ciências Humanas da Universidad del Atántico (FCSH-UA), Barranquilla, Colômbia; a Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH) da Universidade Zambeze (UniZambeze), Moçambique; o Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho (CECS/UMinho); Projeto “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”(CECS/UMinho), a Universidade de Santiago (US), Cabo Verde; a Universidade Licungo (UniLicungo), Moçambique; a Universidad Autónoma de México (UAM); e o Projeto CONCHA (EU H2020-MSCA-RISE-2017 research and innovation programme under grant agreement Nº 777998).

Este evento científico irá homenagear Renato Cardoso (poeta, compositor e diplomata cabo-verdiano assassinado no dia 29 de setembro de 1989) e Roberto Burgos (cantor, narrador do Caribe colombiano, Prémio de Narrativa José María Arguedas da Casa da Américas 1º Prémio Nacional de Novela, falecido em 2018). A Conferência configura um espaço de diálogo e construção de redes de investigação internacionais, discutindo temas contemporâneos transversais a várias áreas do conhecimento, desde as políticas linguísticas, políticas jurídico económicas e socioculturais nos espaços caribenho, iberoamericano e africano de expressão oficial portuguesa, passando pela problematização crítica do conceito de lusofonia e hispanofonía, para chegar à imprensa, à história intelectual, do livro e da cultura, à edição, às artes e ao impacto da escrita de mulheres no âmbito do(s) pensamento(s) e das lutas contemporâneas pelos seus direitos.

As propostas, que poderão ser em português, espanhol e inglês, devem incluir o título da comunicação, filiação institucional, o resumo (até 250 palavras), cinco palavras-chave, e uma breve nota biográfica (até 150 palavras). Devem ser submetidas para o email: literaturaslinguasculturas@gmail.com.

Chamada de trabalhos para Simpósio sobre Terra Sonâmbula

O ano de 2022 marca os 30 anos da publicação da obra “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, e em comemoração a esse aniversário será realizado o Simpósio sobre Terra Sonâmbula na Universidade Licungo, em Moçambique. A chamada de trabalhos está aberta a submissões de propostas de simpósios temáticos até dia 4 de julho.

O projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, fazem parte da organização do evento.

Participam como convidados o escritor Mia Couto, professor Moisés de Lemos Martins (CECS/Universidade do Minho e PI-projeto Cultures Past &Present) e professor Severino Ngoenha, Universidade Técnica de Moçambique.

Temas para os simpósios:

  1. Cultura, Educação, Ciência, Saúde, Língua e Literatura.
  2. Cultura, Política, Paz, Democracia e Combate a Desigualdades.
  3. Diversidade Cultural, Direitos, Gênero e Sexualidade
  4. Cultura, Desenvolvimento, Redes e Tecnologias.
  5. Cultura, Comunicação, Artes, Sensibilidade e Saberes Populares.
  6. Cultura, Sociedade, Ambiente e Mudanças Climáticas

Mais informações sobre a chamada de trabalho estão disponíveis no site do evento. Submissão de resumos: aqui

Organização e parceiros:

Universidade Licungo, Instituto Camões, Fundação Fernando Leite Couto, Índico, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Projeto Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal e Rede Aga Khan para o desenvolvimento.

Programa final da Conferência Internacional Artes, Culturas e Média

No próximo dia 25 de Maio será realizada a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa. Este evento científico, realizado no âmbito do projeto de investigação “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present), tem lugar na Universidade de Aveiro e associa-se ao I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza naquela universidade nos dias 26 e 27 de maio.

Mais de 30 comunicações compõem o programa que envolve ainda dezenas de investigadores de universidades de Portugal, Brasil, Moçambique e China. O encerramento será também marcado pela apresentação do livro “Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique”, editado pelas investigadoras do projeto Cultures Past & Present, Ana Cristina Pereira e Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e a exibição do filme O Ano da Morte de Ricardo Reis (João Botelho, 2020) e entrevista “De Saramago nos fazemos”, com Violante Saramago Matos, realizada por Luísa Antunes Paolinelli, no âmbito do centenário de José Saramago e da iniciativa “100 horas com Saramago”. Evento organizado em conjunto com o Museu Virtual da Lusofonia, a Universidade da Madeira, a Universidade Mackenzie de São Paulo e a Universidade do Minho.

Conheça o programa final.

Conferência Internacional Artes, Culturas e Média divulga programa provisório

No dia 25 de maio de 2022 se realiza a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa, no âmbito do projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal”. A conferência terá lugar no prédio da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Conheça o programa provisório:

9h00 – 9h30 | Sessão de abertura – Sala de Atos da Reitoria

Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro, Portugal)

Moisés de Lemos Martins (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

Eliseu Mabasso (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

9h30 – 11h00 | Sessão 1: Património cultural, memória e identidades

Sala: Sala de Atos da Reitoria

Palimpsestos de Lisboa – Francisco Ferreira da Silva  (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal)

Memories of Portugal: The Transforming Identity and Dramatic Narration of Macau – Hongliang ZHOU (Zhejiang University, China)

Ruy Cinatti e a representação do “Outro”: ambiguidades e contradições – João Pedro Góis  (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal)

Temporalidades sobrepostas – Notas sobre re-existir para além de resistir em Luís Bernardo Honwana  – Lurdes Macedo (CECS, Universidade Lusófona), Viviane Almeida (CEHUM, Universidade do Minho, Portugal) e Renata Zanete  (CEHUM, Universidade do Minho, Portugal)

A revalorização do artesanato na era pós-industrial – Luisa Leão Silva (Universidade da Beira Interior, Portugal)

11h00- 11h30 | Intervalo

11h30 – 13h00 | Sessão 2: Culturas e Identidades

Sala:  Sala de Atos da Reitoria

Foto-livro: contributos para uma arqueologia dos média – Maria da Luz Correia (CECS, Universidade Açores, Portugal) 

Lutos em 24 qps – relações ensaísticas entre luto e criatividade em representações cinematográficasHenrique Denis Lucas (Universidade da Beira Interior, Portugal)

A (Re)construção da memória cultural através do cinema: grupos focais sobre os filmes “48” e “Memória em 3 atos” – Isabel Macedo, Alice Balbé, Luís Camanho e Tiago Vieira da Silva (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

Um estaleiro, um padrão, muitas vidas: a memória do património pela imagem – Carla Patrícia Ribeiro e Amândio Barros (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)

A Europa nas paisagens mediáticas: imagens e representações na narrativa da crise europeia – Daniel Noversa (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

11h30 – 13h15 | Sessão 3: Culturas e Identidades

Sala: Sala de Reuniões da Sala de Atos da Reitoria

A (im)possibilidade da memória cultural identitária na diáspora: uma reflexão a partir da narrativa sonora de Isabel Novela e o questionamento sobre a “moçambicanidade” – Sérgio Jeremias Langa (Escola Superior de Jornalismo, Moçambique) e António Cipriano Parafino Gonçalves (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

Iniciativa Maputo Fast Forward (MFF) : desenvolvimento do ecossistema cultural e criativo em Moçambique – Rui Trindade (QIDEIA) e Luís Teixeira (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)

Cultura e narrativas moçambicanas na televisão – Celestino Joanguete (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

A midiatização da tatuagem no contexto do Instagram – Vanessa Barros (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

13h00-14h00 | Almoço

14h00 – 15h45 | Sessão 4: Artes, educação e comunicação intercultural

Sala: Sala Atos da Reitoria

Os exames públicos e as premiações na construção ética e estética de professoras no Brasil  – Ana Paula Rufino  (CEEL, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil)

Nó Górdio e Relações entre Moçambique e Portugal: Futuro inventado nas escolas moçambicanas da Província de Sofala – Armindo Armando, Augusto Alberto (Universidade Zambeze, Moçambique), Martins Mapera (Universidade Licungo, Moçambique) e Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho)

Memória em três actos: ensinar com o filme ou abrutecer com o silêncio – Martins Mapera (Universidade Licungo, Moçambique)

Os fanzines como recurso didático e cultural no processo formativo de docentes – Clézio dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

Educação, criança e rua: dinâmicas sociais e políticas públicas em Moçambique – Marlene Vanessa Jamal (Universidade Zambeze, Moçambique), Moisés de Lemos Martins (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e Júlio Chibemo (Universidade Zambeze, Moçambique)

Experimento Prático de Comunicação Para Mudança Social e de Comportamento em Saneamento e Higiene na Cidade da Beira – Manuela Pery (Universidade Zambeze) e Moisés de Lemos Martins (CECS, Universidade do Minho)

15h45 -16h00 | Intervalo

16h00 – 17h30 | Sessão 5: Museus, Artes e Narrativas – Sala: Sala de Atos da Reitoria

À procura de histórias desconhecidas no Museu Nacional de Etnologia em Nampula: quem são alguns dos mestres escultores e quais são as suas obras? – Alda Costa (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique) & Gianfranco Gandolfo

Património Africano: entre o passado e o presente coloniais – João Sarmento (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

A arte contemporânea africana. Novos atores, novas estratégias – José Carlos Venâncio (CECS, Universidade da Beira Interior, Portugal)

As identidades transnacionais e transculturais. O Museu Virtual da Lusofonia como produto da pós-colonialidade, das lusofonias e da interculturalidade – Vitor de Sousa (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

A figura feminina nas narrativas de jovens sobre a memória do passado colonial: um estudo a partir de Maputo e Nampula – Edson Mugabe e Eliseu Mabasso (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)

16h00 – 17h45 | Sessão 6: Artes, culturas e novos média

Sala: Sala de Reuniões da Sala de Atos da Reitoria

Meu museu de arqueologia: processo de criação e desenvolvimento de um videogame para interatividade e compreensão do trabalho com acervos arqueológicos no Museu Paranaense – Nathan dos Santos Alves, Claudia Inês Parellada, Gabriel Ruviaro Gomes, João Vitor de Oliveira dos Anjos (Universidade Federal do Paraná, Brasil)

A arte, a inclusão e as TIC’s – Isaú Meneses (Instituto Superior de Artes e Cultura, Moçambique)

Jornalismo, cultura e educação: uma análise da plataforma digital O gerador – Susana Pimenta e Daniela Fonseca (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)

Observatório da Qualidade no Audiovisual: curadoria, produção experimental de conteúdo e divulgação científica – Gabriela Borges (Universidade do Algarve, Portugal)

A integração do telemóvel no ambiente escolar. Caso da escola Secundária Samora Machel- Chimoio/ Centro de Moçambique – Reginaldo Mutemba (​​Escola Superior de Jornalismo, Moçambique)

A comodificação da literatura nos hotéis literários e a perceção da sua autenticidade na Internet – Sara Pascoal, Laura Tallone, Marco Furtado (CEI, Instituto Politécnico do Porto, Portugal)

18h – 18h30 | Apresentação de Livros

Sala: Sala de Atos da Reitoria

Apresentação: Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro, Portugal)

Apresentação do livro “Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique”, editado por Ana Cristina Pereira e Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho, Portugal)

18h30 | Sessão de Encerramento

20h30 | Sessão de cinema e debate

Sala: Sala de Atos da Reitoria

Moderação: Moisés de Lemos Martins
Exibição do filme O Ano da Morte de Ricardo Reis com a presença do realizador João Botelho, no âmbito do centenário de José Saramago e da iniciativa “100 horas com Saramago”. Evento organizado em conjunto com o Museu Virtual da Lusofonia, Universidade da Madeira, a Universidade Mackenzie de São Paulo e a Universidade do Minho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário: aqui.

Organização:

Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal (Cultures Past & Present)

CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais

Publicado livro “Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique” no âmbito do projeto

O livro “Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique“, editado por Ana Cristina Pereira (CES/UC) e Rosa Cabecinhas (CECS/UM)”, investigadoras do projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (FCT/Aga Khan) acaba de ser publicado pela UMinho Editora. O livro publicado no contexto do projeto reúne um conjunto de entrevistas com personalidades sobre a história do cinema em Moçambique e está disponível em acesso aberto.

Este conjunto de conversas destina-se essencialmente a quem gosta de ouvir contar histórias. São conversas com um forte pendor cinematográfico, não só porque o mote que as atravessa é o cinema em Moçambique, mas sobretudo porque a forma como são reveladas as memórias que habitam esse espaço é também ela, muitas vezes, formulada através de imagens que têm movimento. Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique é também para aquelas pessoas que, como nós, ficam felizes ao ouvir de novo a frase, “um outro mundo é possível!” e tem, a nosso ver, a beleza e a força das palavras daqueles que acreditam em novas possibilidades de vida. O livro abre com um prefácio de Nataniel Ngomane e é constituído por um conjunto de conversas com personalidades chave da história do cinema moçambicano: Américo Soares, Faria de Almeida, Gabriel Mondlane, Jean-Luc Godard, João Ribeiro, José Cardoso, Licinio Azevedo, Lopes Barbosa, Luís Carlos Patraquim, Pedro Pimenta, Ruy Guerra e Sol de Carvalho. As entrevistas foram realizadas por Ana Cristina Pereira, Diana Manhiça, Lurdes Macedo, Maria do Carmo Piçarra, Rosa Cabecinhas, Sheila Khan e Sílvia Vieira. O livro remata com um discurso de José Luís Cabaço, proferido em 1980, altura em que era ministro da informação de Moçambique, acompanhado por uma introdução, feita pelo próprio, que corresponde à sua leitura atual desse discurso enquanto ministro. Este livro é dedicado à memória de Joaquim Lopes Barbosa (1945–2021) e simultaneamente é uma sentida homenagem a todos os cineastas que tiveram a coragem de enfrentar a censura do Estado. Este gesto modesto pretende dar ânimo a todas as pessoas que ainda a enfrentam, nas suas variadíssimas formas. Os ditadores morrem, os regimes passam e os filmes ficam.

O livro publicado em acesso aberto pode ser acessado através de https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/view/49/130/1385-3

Investigadores do projeto participam do XII SOPCOM

Diversos investigadores do projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” apresentaram comunicação no XII Congresso SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – com tema Comunicação & Disrupção. Desafios culturais, societais e tecnológicos. Esta edição decorreu no formato presencial em Lisboa, entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Participaram do Congresso com comunicação os investigadores do projeto:

Alice Balbé (CECS/UM) & Luís Camanho (ID+/FBLUP) “Olhar as relações interculturais nos filmes de Margot Dias. Objetividades, subjetividades e opacidades”.

Isabel Macedo & Tiago Vieira da Silva (CECS/UM) “Imigrante, estrangeiro, “o outro”? Representações das identidades culturais no cinema português”.

Ana Cristina Pereira (CES/UC) “(Re)vestindo o colonialismo: a alta costura de Olavo Amado”.

Tiago Silva, Moisés de Lemos Martins & Elaine Trindade (CECS/UM) “Reminiscênciais coloniais sob o signo do onirismo: A Batalha de Babatô (2013) e Our Madness (2018) de João Viana”.

Vítor Sousa (CECS/UM) “As marcas do luso-tropicalismo nas intervenções do Presidente da República português Marcelo Rebelo de Sousa (2016-2021)”

Rosa Cabecinhas (CECS/UM) “Emigrantes e imigrantes: Imagens, clivagens e miragens nos manuais escolares portugueses”.

Isabel Macedo, Alice Balbé & Rosa Cabecinhas (CECS/UM) “Invisibilidades e racismo: as representações da população cigana nos manuais de História em Portugal”.

O próximo Congresso SOPCOM será realizado na Universidade do Minho em fevereiro de 2024.

Abertas inscrições para a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média

A Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa, organizada pelo projeto Cultures Past & Present já tem inscrições abertas para participantes com e sem comunicação no formato presencial ou virtual. A Conferência será realizada no dia 25 de maio de 2022 na Universidade de Aveiro e associa-se ao I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza naquela universidade nos dias 26 e 27 de maio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário: aqui.

A chamada de trabalhos com submissão de resumos encontra-se aberta até dia 10 de abril de 2022. Mais informações aqui.

Organização:

Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal (Cultures Past & Present)

CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais

Chamada de trabalhos: Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa

Encontra-se aberta, até ao dia 10 de abril, a chamada de trabalhos para a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa. Este evento científico, realizado no âmbito do projeto de investigação “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal”, tem lugar na Universidade de Aveiro no próximo dia 25 de maio e associa-se ao I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza naquela universidade nos dias 26 e 27 de maio.

As transformações digitais que ocorrem na sociedade contemporânea fazem convergir tecnologias da informação, média, artes e culturas, ao mesmo tempo que alteram atitudes e práticas. A nova paisagem tecnológica é a de uma cultura em “status nascendi”, uma cultura que tanto compreende novas ferramentas, de artistas e criadores, como perpassa arquivos, museus, filmes… transformando-os e transformando também as práticas de ensino-aprendizagem. As obras e narrativas, tanto culturais como artísticas, podem ser transferidas de um meio de comunicação para outro, e mesmo convertidas, mediante licença, em mercadoria, ou até darem origem a um outro produto.

Nesta conferência internacional propomos debater as atuais transformações tecnológicas nas artes, culturas e média, interrogando a sua produção, no processo de conversão para o digital, assim como os públicos e a sua interação com as obras produzidas. Pretende-se, ainda, explorar os contributos das plataformas e repositórios digitais na promoção do acesso aberto ao conhecimento. Convidamos os investigadores a refletir sobre as várias formas de interconexão tecnológica nas artes, culturas e média, incidindo sobre um ou mais dos seguintes tópicos:

– culturas, artes e públicos;

– património cultural e artístico e a sua comunicação digital;

– cultura digital, infraestruturas tecnológicas e desenvolvimento local sustentado;

– literacias, participação cívica e ação criativa;

– produção cultural (digital) nos países de língua portuguesa;

– criatividade tecnológica na cultura e a preocupação com a cidadania e a inclusão social;

– manuais escolares, bases de dados digitais, museus virtuais e repositórios de conhecimento em acesso aberto;

– novas atmosferas tecnológicas e práticas profissionais no contexto digital (web designers, curadores, gestores de museus virtuais, ativistas, youtubers…);

– proteção, segurança e comunicação de conteúdos culturais digitais;

– tecnologias e comunicação para o desenvolvimento.

O resumo (entre 200 a 300 palavras) com título e palavras-chave deverá ser enviado até 10 de abril para: cultures_past_present@ics.uminho.pt

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia: http://www.lasics.uminho.pt/culturespastandpresent/?page_id=817&lang=pt

Organização:

Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal (Cultures Past & Present)

CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais

Mesa redonda sobre “Representações da Escravatura e Tráfico Negreiro nos Manuais Escolares”

Terá lugar, no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 18h00, uma mesa redonda dedicada ao tema “Representações da Escravatura e Tráfico Negreiro nos Manuais Escolares”. O encontro conta com a participação dos investigadores Jacob Lussento Cupata, Armindo Armando e Alice Balbé e será moderado por Rosa Cabecinhas.

Esta mesa temática decorrerá no âmbito da exibição da exposição “Império do Medo: exposição sobre a escravatura e o tráfico negreiro”, que está patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de 12 de janeiro a 12 de fevereiro.

Esta atividade é uma parceria entre a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, através do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, do Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais e do projeto Cultures, Past & Present –  Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal.

O evento decorrerá online.