Chamada de trabalhos para o VI Congresso Internacional sobre Culturas (edição online)

O VI Congresso Internacional sobre Culturas está com chamada de trabalhos aberta até dia 15 de outubro de 2020. Sob o tema “Culturas pela vida num mundo angustiado” a edição deste ano será realizada em ambiente online em função das restrições de deslocamento e protocolos de saúde pública, devido à pandemia de Covid-19, nos dias 18 a 20 de novembro de 2020. 

O Congresso faz parte das iniciativas da Rede de Universidades dedicada aos estudos das Culturas voltada a debates, pesquisas e organização de atividades no âmbito da cultura, reunindo universidades de Brasil, Moçambique e Portugal, nomeadamente a Universidade do Minho, a Universidade Zambeze, a Universidade da Beira Interior, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

As propostas deverão ser coletivas (de 3 a 5 autores), no formato de mesa, dentro de cinco macrotemas:

GT1 – Cultura, Política, Democracia e Combate a Desigualdades e Opressões

GT2 – Diversidade Cultural, Direitos, Gênero e Sexualidades

GT3 – Cultura, Desenvolvimento, Redes e Tecnologias

GT4 – Cultura, Ciência, Saúde, Modos de Vida e Consumo

GT5 – Cultura, Comunicação, Artes, Sensibilidade e Saberes Populares

Outras propostas de trabalho como lançamentos de livros, produtos culturais e apresentações artísticas também deverão ser encaminhadas até 15 de outubro. As inscrições para participação geral começam em 25 de outubro. 

Mais informações no site: https://culturas.cc/congresso2020/#home

Museu Virtual da Lusofonia no Google Arts & Culture

O Museu Virtual da Lusofonia (MVL) é uma plataforma de cooperação académica,
em ciência, ensino e artes, no espaço dos países de língua portuguesa e das suas diásporas, criado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho e, constituído por uma equipa internacional e interdisciplinar, agora já pode ser visitado também na plataforma Google Arts & Culture.

De acordo com o diretor do CECS e do Museu, Moisés de Lemos Martins, o MVL “associa instituições culturais e artísticas, empresas ligadas à atividade editorial, assim como à produção de conteúdos audiovisuais, contando com o suporte de organismos centrais dos países de língua portuguesa”. O Museu visa a “cooperação académica, pedagógica e científica, com os povos que falam português, assim como fazer do português uma grande língua de ciência”, destaca o professor.

O Museu Virtual da Lusofonia tem como missão promover o conhecimento por parte dos países lusófonos das suas inúmeras formas de expressão artística e cultural, que devem ser reunidas, preservadas e difundidas, quer dentro do contexto lusófono, quer a nível internacional. O projeto Cultures Past & Present é também colaborador na iniciativa.

A estreia da galeria do Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts& Culture conta com 45 exposições virtuais multimédia, 256 obras de arte, 112 fotografias, 98 programas de rádio, 19 filmes e dois documentários sobre os países de língua portuguesa.