Publicado livro “Culturas e Turismo: Reflexões Sobre o Património, as Artes e a Comunicação Intercultural”

Acaba de ser publicado o livro Culturas e Turismo: Reflexões Sobre o Património, as Artes e a Comunicação Interculturaleditado por Moisés de Lemos Martins e Rosânia da Silva, com apoio do projeto Cultures Past&Present.

De acordo com os editores, “à medida que as práticas turísticas levam os povos a entrar em contacto uns com os outros e se estabelecem relações entre as populações, logo emergem as questões da identidade e da alteridade”. Até que ponto os indivíduos que vivem nos lugares visitados pelos turistas são influenciados, nas suas práticas culturais e artísticas e nas representações que têm de si mesmos, pelas experiências que os turistas lhes transmitem? De que modo os turistas absorvem, transformam e incorporam o que veem e experimentam? Quais os impactos culturais, sociais e económicos desta relação? Discutindo estas e outras questões, o livro Culturas e Turismo: Reflexões Sobre o Património, as Artes e a Comunicação Intercultural, reúne 21 artigos, selecionados do conjunto de trabalhos apresentados no congresso internacional “Cultura e Turismo: Desenvolvimento Nacional, Promoção da Paz e Aproximação Entre Nações” (2018, Moçambique).

Com contribuições de investigadores oriundos de vários continentes, esta obra encontra-se dividida em quatro secções, subordinadas aos temas “Turismo, Cultura e Arte”, “Turismo, Desenvolvimento e Comunicação”; “Património Cultural: Festividades, Artesanato e Gastronomia” e “Roteiros e Paisagens Turísticos”.

Seminário “História, Média e Educação: pesquisa-ação em Moçambique e Portugal” dia 20 de outubro

O próximo Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade (SPIC) será dedicado ao projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present), e terá lugar no dia 20 de outubro, pelas 14h30, no auditório de Educação (Campus de Gualtar), na Universidade do Minho.

“História, Média e Educação: pesquisa-ação em Moçambique e Portugal” é o tema deste SPIC, que conta com a participação dos investigadores do projeto Armindo Armando, Augusto Alberto e Marlene Vanessa Jamal, doutorandos em Língua, Cultura e Sociedade da Universidade Zambeze, e Alice Balbé, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. A sessão será moderada por Rosa Cabecinhas, investigadora do CECS e cocoordenadora do projeto.

O Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade tem como objetivo partilhar e debater com a comunidade o trabalho desenvolvido pelos investigadores do CECS, tornar públicos os resultados das diferentes plataformas do centro, assim como discutir e potenciar futuras redes de trabalho conjunto.

Este evento é uma atividade conjunta do Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade e do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade.

Armindo Armando, doutorando em Língua, Cultura e Sociedade na Universidade Zambeze (FCSH), Docente na Universidade Alberto Chipande – Beira, Moçambique.

Augusto Alberto, doutorando em Língua, Cultura e Sociedade na Universidade Zambeze (FCSH), Docente da Universidade Licungo – Beira, Moçambique.

Marlene Vanessa Jamal, doutoranda em Língua, Cultura e Sociedade na Universidade Zambeze (FCSH), Docente da Universidade Licungo – Quelimane, Moçambique.

Alice Balbé – Doutora em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho e investigadora no CECS no âmbito do projeto Cultures Past &Present.

Rosa Cabecinhas é Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, investigadora do Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade e co-PI do projeto Cultures Past & Present.

Lançado Caderno Micar com participação e apoio do Projeto

No primeiro dia da 8ª MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista, promovida pelo SOS Racismo, foi lançado o Caderno Micar 2021 – Contributos de textos e ensaios visuais para a 8ª edição. Realizada durante os dias 8, 9 e 10 de outubro de 2021, no Teatro Rivoli, a Micar proporcionou a exibição de filmes, exposições e debates. O projeto Cultures Past & Present, juntou-se às parcerias institucionais no apoio à organização do evento, que conta com apoio da Câmara Municipal do Porto e do Teatro Municipal Rivoli, onde se realizam as exibições.

No livro encontram-se artigos de Isabel Macedo, Rosa Cabecinhas, Alice Balbé, Filipa César, Gisela Casimiro, Luísa Semedo, Hugo Silveira Pereira, Mário Moura, Nuno Coelho e Emicida, ilustrações, ensaios visuais, além das sinopses e fichas técnicas dos filmes presentes nesta edição MICAR.