Início

O CICS.NOVA UMinho, o GHES/CSG, ISEG-ULisboa, o Lab2PT UMinho e o Curso de Doutoramento em História (UMinho) juntam-se na organização do I Seminário-Workshop Internacional em História Económica, a decorrer na Universidade do Minho, a 29 de novembro de 2018. Este evento pretende familiarizar os estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes fontes, métodos e abordagens da História Económica. O Seminário-Workshop permitirá e incentivará a participação da audiência, no sentido de criar um ambiente dinâmico e crítico relativamente a temas, conteúdos e práticas de pesquisa em História e Economia.

O I Seminário-Workshop em História Económica resulta de duas constatações: por um lado, da presença limitada de abordagens económicas nos cursos de História e, por outro, da falta de abordagens históricas nos cursos de Economia. Pretende-se que este evento desmistifique estas ideias.

O enfoque em fontes e metodologias decorrerá em dois momentos distintos. As sessões da manhã – seminários – contarão com a participação de especialistas nacionais e internacionais que, com base nas suas investigações e nos programas das unidades curriculares que lecionam, demonstrarão o que se faz, como se faz e com o que se faz pesquisa em História Económica. As sessões da tarde – workshop – apresentam uma componente prática forte. Pretende-se que os participantes não só conheçam diferentes fontes primárias, como usem as ferramentas da História Económica. Para tal, especialistas internacionais e estudantes trabalharão em conjunto sobre fontes dos séculos XVI-XXI.