Tarefas

O problema de pesquisa, aqui definido como a necessidade de pensar as potencialidades interativas do audio-on-demand, é fundado no pressuposto de que a produção de rádio não pode ser baseada numa linearidade discursiva. Este é o principal pressuposto em que se baseia o projeto.

Neste sentido, pretende-se compreender se as rádios estão realmente a propor diferentes conteúdos na Internet, ou não.

Para abordar estas preocupações, definiu-se um plano com as seguintes tarefas:

1) Rádio e o imaginário social: aproximando a teoria do uso áudio ao contexto digital

A primeira tarefa diz respeito a uma definição do quadro teórico. Atravessando a linha de tempo de todo o projeto, pretende-se fazer um esforço teórico para melhorar os estudos sobre rádio.

Esta tarefa tornar-se-á proeminente em diferentes fases. No início da execução do projeto, será uma exploração teórica, impulsionada pela necessidade de definir conceitos e instrumentos para a análise empírica.

Pretende-se, aqui, perceber como está a rádio a ser alvo de cobertura jornalística. Para isso, procurar-se-á analisar como a rádio é representada na imprensa e como parece ser pensado o seu futuro.

Posteriormente pretender-se-á desenhar resultados que suportem uma discussão teórica sobre os usos da rádio e dos novos conteúdos de áudio digitais.

2)  Do ar para a web: análise de complementaridade entre a transmissão tradicional e o webcast

O objetivo principal desta tarefa é caracterizar a forma como as rádios estão a migrar para a Internet e perceber se há, ou não, a formação de uma nova oferta de áudio. Isto será feito através da análise do conteúdo dos sites que três estações de rádio nacionais e tradicionais oferecem. Este exame baseia-se na observação de um conjunto específico de categorias a definir.

3) Formas de ouvir: análise dos usos do áudio e dos hábitos de rádio na Web

A terceira tarefa é projetada para avaliar o modo como as pessoas ouvem digitalmente e saber como usam a Internet em termos de produção de som. A ideia é, também, explorar o estado da chamada cultura interativa e a predisposição dos ouvintes para escutar, não só o fluxo áudio, mas também uma seleção de outras possibilidades. Para realizar esta tarefa será criado um questionário on-line.

4) Criações sonoras em perspetiva: desenho de novos modelos 

A última tarefa é uma experiência laboratorial. O objetivo é envolver os alunos na criação de novos formatos de conteúdo áudio.

Devido ao seu caráter prático, esta tarefa é planeada para os últimos 16 meses, ao longo do qual os estudantes vão tentar conceber e testar novas propostas de conteúdo para o ambiente web com caráter multimédia. Sob a supervisão dos investigadores, o modelo resultante desta tarefa deve ser testado em grupos de foco. Possíveis entrevistas permitirão, ainda, que os investigadores avaliem o carácter inovador do modelo e a forma como as pessoas reagem a ele.