Fevereiro de 1997

1 - Entra em funções o ICS - Instituto da Comunicação Social, presidido por Rui Assis Ferreira e que substitui o GAI - Gabinete de Apoio à Imprensa.

1 - Entra em vigor o decreto-lei que institui limitações ao porte pago na imprensa regional, medida contestada pelas organizações do sector.

1 - É anunciado que a SIC consegue obter o seu share médio mensal maior de sempre e acima dos 50 por cento: 50,8 em Janeiro.

3 - A RDP começa a emitir desdobramentos regionais na sua frequência da Antena 1, libertando assim a frequência da Antena 3 até então utilizada para o Centro e Sul do país.

8 - Realiza-se em Mangualde um debate sobre a Televisão Regional, promovido pelo Movimento para a Legalização das TV’s regionais.

10 - É anunciado que a Holanda pretende alterar a directiva Televisão sem Fronteiras, a fim de possibilitar a inclusão como publicidade das auto-promoções dos canais televisivos.

10 - “Big Show SIC” é considerado pelas duas associações de telespectadores o pior programa do canal de Carnaxide.

11 - Bispo de Braga diz que a TVI nunca foi da responsabilidade da Igreja Católica e defende o lançamento de um semanário de expansão nacional de inspiração cristã.

12 - A mando de um procurador da República, a Polícia Judiciária detém a jornalista Madalena Ferreira, da Rádio Altitude, da Guarda, por alegada violação de segredo de justiça. A medida desencadeia grande celeuma e solidariedade com a jornalista.

12- A RTP e a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos assinam um protocolo que visa a produção e emissão de séries documentais relativas às descobertas.

13 - O principal animador do Movimento pela Legalização das TV’s regionais anuncia em comunicado o fim da organização, por divergências internas.

14 - A DECO e a Confederação Nacional de Associações de Famílias organizam uma sessão em Lisboa, para debater um documento da Comissão Europeia intitulado “Livro verde sobre a protecção de menores e da dignidade da pessoa humana nos serviços audiovisuais e de informação”.

14 - “O Independente” anuncia que Jacques Rodrigues, do grupo Impala, interpôs no Cível de Lisboa uma acção para que os tribunais dissolvam a Soincom, ‘holding’ de Balsemão que controla a SIC.

14 - Seis rádios portuguesas participam na campanha internacioal “Play Safe in Europe”, de combate à sida.

15 - O “Expresso” revela que a Fundação da Maia, em constituição, estuda o lançamento de um diário nacional, de carácter opinativo, defensor dos interesses do Norte.

15 - Têm início as emissões experimentais da RTP-África, com uma transmissão em directo da Cidade da Praia, em Cabo-Verde.

16 - Lobo Xavier substitui Nogueira de Brito no programa dominical da TSF ‘Flash Back’.

18 - Segundo o ‘Público’, quer o Sindicato dos Jornalistas quer o Gabinete de Imprensa de Guimarães consideram que o recurso de um órgão de comunicação social ao sistema das facturas detalhadas dos operadores telefónicos põe em causa o direito ao sigilo e à inviolabilidade das fontes de informação.

19 - Inicia-se, na SIC, o programa de Artur Albarran “A Cadeira do Poder”, que desencadeia enorme polémica no mundo da política e dos media.

19 - É assinado um protocolo entre o Instituto das Comunicações de Portugal e o recém-criado Instituto da Comunicação Social, com vista ao estabelecimento de uma política articulada entre as telecomunicações e os meios de difusão colectiva.

20 - Inicia-se em Lisboa um encontro nacional de três dias da Associação Educação e Media.

25 - O Vaticano, através do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, divulga um documento sobre “Ética e Publicidade”.

25 - Realiza-se uma conferência no CCB sobre o tema “Rumo à Sociedade da Informação”.

27 - O SJ manifesta, em comunicado, preocupação pelas práticas do F.C. Porto de vedar o acesso a informação de órgãos como o “Record”, a “Bola” e a SIC.

27 - A RTC entrega os prémios dos filmes publicitários relativos a 1996, galardoando o “Alentejano” (publicidade à sopa Royco Cup).


Internacional

11 - Uma firma francesa apresenta na Feira Internacional de Multimédia Milia 97 a NetBox, que permite ter acesso à Internet nos ecrãs de televisão, e que será comercializada a partir de Abril ao preço de 60 contos.

15 - Sessenta e oito países assinam em Genebra um acordo sobre as telecomunicações, sob a égide da Organização Mundial do Comércio, o qual irá abrir o mercado nomeadamente aos grandes operadores internacionais.

17 - “The New York Times” (http://www.nytimes.com), reconhecido como uno dos mais completos e influentes diários impressos, é proclamado o melhor jornal on-line por um júri internacional da revista ‘Editor & Publisher’, dos EUA.

28 - Um dos jornais diários mais prestigiados dos EUA, o “Dallas Morning News”, decide dar em primeiro lugar na sua edição on-line uma noticia importante (a alegada confissão de um possível implicado no atentanto de Oklahoma), em vez de aguardar pela edição impressa. O acto é considerado um passo marcante na evolução do jornalismo digital.