Março de 1997

3 - Tem início a “Semana dos Media na Escola”, na qual estão envolvidos alguns meios de comunicação, alguns políticos e mais de três centenas de escolas.

3 - Raúl Vaz abandona o cargo de director-adjunto de “O Independente”, sendo substituído por Vasco Pulido Valente. Com Vaz saem vários outros jornalistas discordantes da orientação do jornal.

3 - Skin heads arguidos na morte de um cabo-verdiano ameaçam jornalistas que acompanham o julgamento.

4 - A RTP selecciona jovens talentos com idades entre os 15 e os 25 anos para participarem numa série juvenil co-produzida pela RTP e a empresa Focus, contando com mais de cinco mil inscritos.

5 - No sétimo aniversário do ‘Público’, este jornal revela que a edição on-line recebe uma média de 90 mil consultas diárias (número de ficheiros acedidos), o que o colocaria na primeira posição entre os diários portugueses com edições electrónicas.

6- A TVI e a Yorkshire Television estabelecem um protocolo segundo o qual aquela estação britânica apoiará a televisão independente na área da gestão, programação e apoio técnico.

7 - A RTP comemora 40 anos de emissões regulares, efeméride que serve para evocar igualmente os 40 anos de TV em Portugal. A data fica assinalada pelo início do funcionamento de emissões regionais simultâneas de um serviço de noticiários regional em “prime-time”.

7 - Circula na Escola Superior de Educação de Lisboa um abaixo-assinado contra o programa de Marina Mota “Era Uma Vez”, acusando-o de “inadmissível vulgaridade” no tratamento de contos tradicionais.

10 - Deficientes auditivos da região do Algarve defendem a inclusão da linguagem gestual no maior número possível de programas em todos os canais de TV.

11 - Inicia-se na Universidade do Minho o Fórum de Estudantes Europeus de Jornalismo, sobre “O futuro do jornalismo face às novas tecnologias”.

13 - O Conselho de Ministros aprova o novo regime de licenciamento das rádios.

13 - O segundo maior accionista individual da TVI, João Vanzeller, envia uma carta aos accionistas a criticar a estratégia de Carlos Monjardino, acusando-o de beneficiar credores como Stanley Ho.

14 - Realiza-se em Lisboa a “Noite dos Publidevoradores”: 1800 pessoas juntam-se na FIL para ver cerca de 500 anúncios publicitários de todo o mundo.

18 - A Comissão de Trabalhadores da RTP dá conta, em comunicado, de um crescente mal-estar na empresa, relacionado com o modo como esta tem sido gerida.

19 - Na Assembleia Geral da TVI, a SOCI, proprietária de “O Independente”, passa a deter, em aliança com o grupo escandinavo SBS, 65% da estação.

22 - Inicia-se no Funchal o IV Congresso Nacional de Rádios, em que são debatidos a carreira de radialista e o previsível impacte do surgimento de televisões locais.

23 - O “Público” afirma ter melhorado os resultados da sua exploração em 1996, ter visto as suas audiências subir e ter aumentado a sua quota do ‘bolo’ publicitário.

23 - A RTP-1 consegue recuperar algum terreno perdido relativamente à SIC, alcançando, desde o início do mês o maior share médio desde há mais de um ano.

25 - É publicado o decreto-lei 61/97 que põe fim a situações de excepção relativamente a alguns pontos do Código de Publicidade.

25 - A RTP é eleita para o Conselho Directivo da Organização de Televisões Iberoamericanas, no qual passará a ser representada por Fernando Balsinha.

28 - O “Público” revela que o director do “Record”, Rui Cartaxana escreveu a Guterres, pedindo-lhe para pôr na ordem um deputado socialista do Porto por este ter alegadamente incentivado o público do Norte a não comprar o “Record” e “A Bola”.
Internacional

2 - A NBC emite à hora do jantar, sem intervalos para publicidade, “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, que foi visto por 65 milhões de telespectadores.

10 - A Fundação Roberto Marinho, proprietária das Organizações Globo, apresenta no Brasil o novo canal “TV Futura”, um canal por assinatura dedicado ao mundo da educação e cultura.

17 - A CNN lança o seu programa em espanhol, coincidindo com a abertura de uma sucursal em Cuba.

18 - Um inquérito europeu realizado pelo Fundo da População das Nações Unidas participado por mais de 13 mil pessoas indica que 87,9% dos cidadãos têm na TV a sua principal fonte de informação, sendo a Itália e a Dinamarca onde se registam percentagens mais elevadas.

25 - No final de uma Assembleia do Instituto Internacional de Imprensa, em Granada, os participantes aprovam seis resoluções, cinco das quais relacionadas com tentativas de Governos de limitar a liberdade de expressão, nomeadamente através da Internet.

27 - Um estudo divulgado os EUA indica que a maioria dos norteamericanos gosta do jornalismo de investigação, mas põe reservas aos métodos por vezes utilizados e à falta de rigor. No espaço de doze anos, o índice de apreço das networks passa de 84 para 73 e o da imprensa nacional de referência de 48 para 41.

30 - O Channel 5 inicia as suas emissões no Reino Unido, com uma programação considerada populista.