Novembro de 1998

9 - O grupo Media Capital volta ao controlo da TVI, adquirindo uma posição que lhe confere 94% do capital da estação.

12 - A Câmara de Braga decide vender o jornal ‘Correio do Minho’ através de concurso público.

13 - Estreia em Portugal o filme de Peter Weir, ‘The Truman Show, a vida em directo’.

16 - A Comissão de Análise de Estudos de Mercado (CAEM) decide considerar os estudos da Marktest Audimetria como referência para o sector.

17 - O Conselho de Ministros da União Europeia vota por unanimidade uma resolução que reafirma a competência exclusiva de cada Estado membro relativamente ao serviço público de rádio e televisão.

17 - O jornalista do DN Viale Moutinho vence o Prémio de Reportagem Norberto Lopes 96-97, pelo seu trabalho sobre a Guerra Civil de Espanha, intitulado ‘No pasarán’.

18 - O Rato Mickey completa 70 anos de vida, criado por Walt Disney.

18 - O ‘Diário da República’ publica o aviso de que foi requerida por uma instituição bancária a falência do grupo que edita o ‘Semanário’.

19 - Inicia-se no Porto o V Ibercom - Encontro Ibero-americano de Pesquisadores da Comunicação, subordinado ao tema “A mediatização do espaço público’.

25 - Lançamento do livro de Artur Portela ‘A Galáxia de Bill Gates e a Responsabilidade Cultural do Jornalismo’, contendo entrevistas a várias personalidades da vid nacional.

26 - A revista ‘20 Anos’, da Lusomundo, suspende publicação.

26 - Colóquio em Lisboa sobre o tema “Audiências versus qualidade”, da FCSH da Universidade Nova.

26 - Segundo o DN, o Tribunal Cível de Lisboa dá razão a Braga de Macedo contra Paulo Portas e ‘O Independente’, no processo movido por aquele ex-ministro de Cavaco Silva, por causa do caso ‘Monte dos Frades’.

27 - Encontro, em Lisboa, de publicitários, juristas, representantes dos consumidores e docentes universitários sobre “A ética e os direitos dos consumidores na publicidade”, organizado pelo Instituto do Consumidor (IC) e pelo Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP).

27 - Segundo o ‘Público’, a Comissão Europeia vai voltar a investigar as ajudas do Estado à RTP, após uma queixa da SIC.

30 - Jornal ‘Acção Socialista’ completa 20 anos de vida.
Internacional

1 - Com a emissão de “Os 101 Dámatas” pela ABC em formato digitalizado, inauguram-se as emissões digitais terrestres nos EUA.

3 - Morre Bob Kane, criador de Batman em 1939, a pedido de um editor de BD.

7 - Nasce em Espanha a CNN+, um canal de actualidade informativa, que funciona 24/24 horas.

8 - Forte polémica na Grã-Bretanha, provocada pela intromissão da imprensa tablóide na vida sexual dos ministros do governo de Blair.

9 - Morre na Alemanha o sociólogo Niklas Luhmann, autor de ‘A improbabilidade da comunicação’ e ‘o grande pensador da complexidade das sociedades modernas’ (M.Vilaverde Cabral).

10 - Mark Whitaker, de 41 anos, é o primeiro afroamericano a ser nomeado para dirigir a Newsweek, pertencente ao grupo do Washington Post.

13 - O programa ‘Sesame Street’, da Children’s Television Workshop, completa 30 anos de vida, tendo-se ‘espalhado’ por 140 países e marcado o crescimento de muitos milhões de crianças.

13 - Fidel Castro dá o seu acordo à instalação da Associated Press em Cuba, depois de 15 dias antes, ter recusado o mesmo a 32 patrões dos media norte-americanos.

21 - Dia Mundial da Televisão, pela terceira vez celebrado pela ONU, com um Fórum no decurso do qual Kofi Annan criticou a perda de importância do noticiário internacional nas cadeias norte-americanas.

23 - America on Line (AOL), Netscape e Sun Microsystems anunciam um acordo pelo qual a primeira adquire a segunda, transformando-se assim num dos grandes potentados da Internet.

24 - Rupert Murdoch anuncia a criação de uma empresa para gerir os investimentos do grupo na Europa continental e a criação de uma plataforma digital na Itália.

25 - Gabriel Garcia Marquez regressa ao jornalismo, começando a dirigir e revista colombiana ‘Cambio’.

30 - Entre as 20 personalidades mais influentes do século, a Time coloca Walt Disney, Louis Mayer e Bill Gates.