Dezembro de 1998

1 - Greve dos internautas portugueses em prol de um acesso mais barato e de melhor qualidade.

1 - Por protocolo assinado com a RTP, os taxistas de Faro passarão a fornecer à delegação local daquele canal informações via rádio dos acontecimentos que presenciarem em serviço.

2 - É detida a jornalista da SIC Sofia Pinto Coelho, juntamente com os dois filhos com quem se encontrava em casa, para ser levada a julgamento num processo que lhe fora movido devido ao teor de uma reportagem que havia feito.

3 - Tem início uma campanha de recolha de assinaturas via Internet com vista a forçar a tomada de medidas que facilitem a acessibilidade à Internet de cidadãos com deficiência.

4 - A Cabovisão passa a distribuir aos seus assinantes o canal Playboy, anunciando-se a TV Cabo fará o mesmo a partir de 1999.

6 - Mário Mesquita passa a escrever uma coluna no ‘Público’ aos domingos.

8 - A AACS critica a revista “Super Pop” por publicar cartas de leitores com nomes portugueses, mas traduzidas de publicações espanholas.

10 - Os meios de comunicação social mobilizam-se para a cerimónia da entrega do Nobel a Saramago, destacando-se a SIC ao enviar uma equipa de 12 profissionais e emitir os seus principais telejornais a partir de Estocolmo.

10 - O SJ condena, em comunicado, a alegada quebra do embargo do discurso de Saramago na Academia sueca, no dia anterior, por parte da SIC. Esta quebra do embargo origina grande polémica, com a estação a defender-se da acusação.

11 - O cineasta Manoel de Oliveira completa 90 anos de vida, sendo o mais velho cineasta de renome em actividade.

12 - Abrem ao público sete novas salas de cinema da Warner-Lusomundo no Centro Comercial Oeiras-Parque, passando aquela empresa a deter 63 salas de cinema em Portugal.

12 - Segundo o ‘Expresso’, a TV Cabo poderá vir a ser participada pela SIC e mesmo por outros parceiros televisivos, no âmbito de um plano de investimento no desenvolvimento de conteúdos. A TV Cabo afirma ter cerca de 800 mil clientes e a Sport TV, com apenas três meses de vida, cerca de cem mil.

12 - A agência Lusa assina um protocolo de cooperação com a sua congénere indonésia, a Antara, num quadro de aparente abrandamento do controlo dos media naquele país asiático.

14 - É apresentada no Porto a Associação Nacional de Jovens Jornalistas, aberta também a estudantes de jornalismo e pessoas interessadas nesta área, com menos de 35 anos.

16 - É retirado o pedido de falência do ‘Semanário’, mostrando-se o presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, disposto a investir no jornal.

17 - A Assembleia da República aprova a versão final da Lei de Imprensa e do Estatuto do Jornalista, este por unanimidade e aquela com abstenção do PSD e PP.

18 - O SECS, Arons de Carvalho, faz o balanço do seu pelouro, sublinhando que, a um ano das legislativas, o Governo já cumpriu a quase totalidade do seu programa, no sector da comunicação social.

19 - O jornal ‘Público’ anuncia que a AACS abriu um processo à SIC por este canal se recusar a divulgar os exclusivos do futebol.

21 - Arranca em Lisboa a Rádio Voxx, de música alternativa, na mesma semana em que, na mesma cidade, inicia as suas actividades a Rádio Luna, de música clássica.

23 - O grupo Lusomundo adquire 51 por cento da empresa que edita o ‘Jornal do Fundão’ juntando-o aos outros jornais regionais que possui: ‘Açoriano Oriental’ (posição maioritária) e ‘Diário de Notícias’ do Funchal (participação minoritária).

24 - Dez anos sobre o fim do período das rádios piratas em Portugal e do início do processo da legalização. O jornal ‘Público’ faz evocação da data.

24 - É noticiado que a Investec, de Joe Berardo, adquiriu 51% da Impala estúdio, ficando, assim, a controlar directa e indirectamente 24,99% da SIC (valor próximo dos 27,5% de Balsemão).

31 - O livro de José Saramago ‘Memorial do Convento’ atinge (só em Portugal) os 300 mil exemplares vendidos e a 28ª edição, desde que saiu pela primeira vez em 1982.
Internacional

1 - Governo francês, pressionado de todos os lados, decide adiar uma reforma do audiovisual.

1 - Greve dos jornalistas franceses, contra a retirada de um benefício fiscal com 60 anos.

4 - Roberto Begnini é distinguido com dois dos principais prémios atribuídos pelos “Óscares europeus” (da Academia Europeia de Cinema), pelo seu último trabalho ‘A Vida é Bela’.

6 - João Paulo II alerta para o perigo de o excesso de informação sufocar as perguntas cruciais do homem.

7 - A Comissão Europeia anuncia ir recorrer ao Tribunal Europeu de Justiça contra a França por incumprimento da directiva Televisão Sem Fronteiras.

8 - Investigação realizada em Inglaterra conclui ser falso um documentário da Carlton Communications sobre uma nova rota de ráfico de droga que recebera oito prémios e fora emitido em diversos países.

13 - A RAI associa-se ao Canal+ francês para o lançamento de um canal ‘pay per view’ em Itália.

14 - Acordo de cooperação El País -Le Monde assinado em Madrid.

15 - Divulgado um estudo da Associação Norte-Americana de Editores de Jornais segundo o qual a recuperação da confiança dos leitores exige dos periódicos a redução do recurso a fontes anónimas, a eliminação de erros ortográficos e a resistência à tentação do sensacionalismo.

15 - Sai o último número de ‘The European’, surgido em Maio de 1990.

26 - Os resultados de um estudo realizado na Grã-Bretanha indicam que enquanto a tecnologia televisiva e peri-televisiva evoluiu enormemente desde 1970, os hábitos de consumo se mantiveram relativamente estáveis (cf. ‘Público’).

26 - Rupert Murdoch adquire uma plataforma de canais digitais em Itália, anunciando um acordo com a Telecom Itália para a compra de 80 por cento do capital da Stream, a que se juntará a TF1 francesa, adquirindo 10 por cento da mesma empresa.

28 - A Independent Television Commission, do Reino Unido, aplica 570 mil contos de multa á produtora Carlton, por causa do documentário forjado ‘The Connection’.

28 - Segundo a revista alemã ‘Focus’, Murdoch vai aliar-se a Berlusconi e um príncipe saudita para investir no grupo liderado por Leo Kirch (holding: Taurus), em situação financeira delicada, depois de Bruxelas ter vetado a aliança com o grupo Bertelsmann na TV digital.

30 - Um estudo realizado pelo Center for Media and Public Affairs sobre as três principais cadeias televisivas dos EUA indica que o caso Monicagate, com 1502 reportagens e 43 horas de emissão, foi o assunto que de longe dominou sobre todos os restantes assuntos que estiveram no topo da actualidade em 1998 (três vezes mais do que o segundo assunto (o conflito com o Iraque).