Fevereiro de 1999
1 - Balsemão toma posse como novo presidente do Conselho dos Editores Europeus.
1 - Segundo o ‘Público’, ao fim de cinco anos de existência, o reality show da SIC ‘Ponto de Encontro’, apresentado por Henrique Mendes, tem uma lista de espera de 25 mil pedidos.
2 - O SJ manifesta, em comunicado, solidariedade com a luta dos trabalhadores da Impala contra ‘medidas prepotentes’ da administração do grupo.
3 - A Comissão Europeia envia a vários governos da UE, incluindo o português, cartas pedindo explicações sobre o financiamento das TV’s públicas.
3 - Inicia-se na ESE de Setúbal o 3º encontro da Associação Educação e Media sobre o tema “Do Uni- ao Multimédia do nosso Contentamento”.
4 - O semanário ‘Jornal das Ilhas’, de Ponta Delgada, é encerrado de surpresa, deixando 10 trabalhadores no desemprego.
4 - O presidente da AR, Almeida Santos, defende em Braga que o Estado deveria pagar as TV’s para que estas não ficassem dependentes das audiências e da publicidade
5 - O DN publica um trabalho de pesquisa dando conta de graves irregularidades na Universidade Moderna, cujos interesses se têm estendido aos media (3,2 por cento da Media Capital).
7 - Guterres anuncia o compromisso de criar um serviço de correio electrónico gratuito capaz de alojar um milhão de endereços.
8 - O ‘24 horas’ passa a ter uma edição em Newark (EUA) direccionada para os emigrantes e dirigida localmente por Luís Pires.
8 - Assembleia de credores de ‘O Comércio do Porto’, constituídos sobretudo pela Lisgráfica e pelo Estado, decidem viabilizar a empresa.
8 - A TSF inicia um período regular de emissões (do final da manhã até meio da tarde) a partir do Porto.
10 - A revista ‘TV Guia’ comemora 20 anos de existência
10 - O DN começa a publicar uma página diária intitulada ‘Boa Vida’, dedicada ao ‘lifestyle’.
12 - No ranking dos 100 programas mais vistos em 1998 na TV portuguesa, 67 são da SIC (o 1º e o 3º são novelas e o 2º é a série Médico de Família) e 33 da RTP (destes 24 são relativos a jogos de futebol). O 1º mais visto da RTP figura na 23ª posição.
13 - Segundo o ‘Público’, a AGB, que chegou a ter 95% do mercado de audimetria, irá abandonar o país, na sequência da decisão que considerou a Marktest empresa de referência.
14 - A distribuidora Electroliber comemora 50 anos de existência.
18 - A milésima edição do programa cultural ‘Acontece’ da RTP 2 é pretexto para uma festa-programa especial no Convento do Beato.
18 - O Presidente da República inicia, no Arquivo Histórico da RTP, uma ‘peregrinação’ pelos arquivos nacionais.
18 - Inicia-se o julgamento do processo de Emídio Rangel contra o ‘Semanário’, a propósito do caso Dantas.
18 - A SIC estreia a série portuguesa (adaptação de um formato espanhol) ‘Jornalistas’, sobre o quotidiano de um jornal e dos seus repórteres.
19 - Um trabalho do ‘Público’ refere que o Ministério da Cultura concedeu em 1997 e 1998 cerca de 800 mil contos à RTP e SIC para apoio à produção de “produtos televisivos de qualidade discutível”.
20 - Segundo o DN, José Hermano Saraiva será o coordenador geral do novo canal de TV por cabo dedicado à História.
20 - Rangel insurge-se, no DN, contra um artigo do ‘Público’, da véspera, em que se acusava o Ministério da Cultura de financiar programas de TV ‘pimba’.
21 - O ‘Público’ disponibiliza on-line, na íntegra, o relatório do Inquérito à Junta Autónoma das Estradas.
22 - Um conjunto de entidades públicas e privadas (AID e AIND, APR, RTP, SIC, TVI, RR, ICS, ICAM, ICP, CENJOR, PT) constituem em Lisboa o OBERCOM-Observatório da Comunicação, com vista à recolha, tratamento e difusão de informação estatística e outra sobre os media
22 - Inicia-se, com Júlia Pinheiro, o programa ‘SIC Onze Horas’, misto de talk show e informação, para ombrear com o ‘Praça da Alegria’, da RTP.
22 - Segundo um estudo do Instituto de Comunicação Social divulgado pelo ‘Público’, com dads referentes a Novembro de 1998, dos quatro canais nacionais apenas a RTP difunde uma maioria de obras de origem europeia (SIC: 36,3 e TVI 27,5 por cento.
22 - Três meses depois de iniciar nova grelha, a RTP procede a reajustamentos de programação.
23 - Inicia-se em Lisboa o congresso da APAN - Associação Portuguesa de Anunciantes, voltado para as potencialidades dos novos media no domínio da publicidade.
24 - José Alberto Carvalho e José Maria Cyrne, da SIC, são agredidos, quando se encontravam em Timor-Leste em reportagem.
25 - Segundo o ‘Público’, a Rádio Comercial chegou a acordo para a aquisição da Rádio Nova em Lisboa, projectando fazer dela um canal de música de dança.
25 - Inaugurada no edifício da Alfândega, no Porto, a exposição ‘Comunicação/ Comunicações’, promovida pela Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações.
26 - Inicia-se em Guimarães uma Convenção de Jornalistas organizada pelo Gabinete de Imprensa da cidade.
26 - Emídio Rangel anuncia a intenção da SIC de possuir uma rede de correspondentes em todas as capitais de distrito.
26 - É lançado no mercado o Pentium III, com grande potencial para trazer o vídeo para os monitores dos computadores.
26 - Inicia-se no Porto a décima nona edição do Fantasporto, que se prolonga até 6 de Março.
27 - Inicia-se em Óbidos o VII Congresso Nacional de Rádios, reunindo mais de 120 estações de todo o país ligadas à Associação Portuguesa de Radiodifusão.
Internacional
1 - É suspensa a aplicação do Child Online Protection Act, dos EUA, por decisão de um juiz federal de Filadélfia, que considerou que ela limita a liberdade de expressão.
8 - A Microsoft e a British Telecom anunciam uma aliança no campo das transmissões de dados e acesso à Internet através de redes telefónicas móveis.
9 - A Agência Reuters anuncia uma quebra nos seus lucros em 1998.
10 - A cadeia de TV ‘Usa Networks’ anuncia ter chegado a acordo para adquirir a Lycos, o que permitirá combinar a Home shopping com a Internet.
16 - Os canais de tv franceses TF1 e Canal+ anunciaram um acordo para retransmitir de forma repartida entre si os jogos da Liga dos Campeões de futebol até ao ano 2003.
16 - Descobre-se que uma das apresentadoras-vedetas da BBC utilizou actores que simularam situações reais no seu programa.
17 - Inicia-se em Atlanta (EUA) a X Conferencia Anual de Jornais Interactivos. Temas: Como ganhar dinheiro na Internet, luta pela captação de audiências, conteúdos on-line e como converter-se em servidor electrónico das comunidades locais.
17 - Dos rivais históricos no campo das agências informativas - Dow Jones e Reuters (5.700 jornalistas, no seu conjunto) lançam um serviço conjunto de notícias financeiras.
20 - A revista on-line ‘Slate’, da Microsoft, abandona a política de assinaturas pagas.
21 - O Governo trabalhista de Blair é submetido a uma chuva de críticas por tentar impedir a publicação de uma notícia que dava conta de práticas de racismo no seio da polícia de Londres.