Março de 1999
2 - A TV Cabo anuncia a sua estratégia publicitária, que passa pela inclusão de anúncios nos seus canais, até um minuto por hora.
3 - A Telepac lança no mercado a NetbyTV, que permite o acesso à Internet através da televisão, recorrendo a um descodificador que custa cerca de 60 contos.
4 - A Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas adverte que a participação de jornalistas em televotações os faz incorrer em incompatibilidade profissional
5 - Segundo o ‘Público’, encontra-se em preparação o Canal Porto de TV por cabo (parceria da TV Cabo, RTP e Grupo Lusomundo), com início de emissão previsto para 23 de Junho.
5 - Anunciada a saída de Helena Sanches Osório do cargo de directora de ‘A Capital’.
5 - A Comissão Europeia informa a SECS de que vai investigar uma queixa da SIC sobre os dinheiros públicos concedidos à RTP.
6 - Começa a publicar-se a revista Xis, dominical, do Correio da Manhã, dirigida por Laurinda Alves.
7 - A ‘Notícias Magazine’ publica um dossier sobre “A violência no ecrã: patati, patata”.
8 - Inicia-se em todo o país a Semana dos Media na Escola, promovida pelo Instituto de Inovação Educacional.
8 - As ilhas das Flores e Corvo, nos Açores, passam a receber o sinal de televisão da RTP em directo.
9 - Inicia-se na ESCS de Lisboa a Semana da Televisão Virtual.
9 - Segundo o ‘Público’, um estudo de mercado indica que os dois primeiros canais de TV por cabo por assinatura Telecine se ficaram, nos primeiros seis meses, pelos 34 mil clientes, contra os 50 mil previstos pelo consórcio Premium TV (TV Cabo, SIC, Globosat e Lusomundo).
10 - O programa de informação regional da RTP ‘País, País’ passa a ser emitido de diferentes localidades, debruçando-se sobre a região de onde é emitido.
10 - Inicia-se o Congresso de dois dias da APAP - Associação Portuguesa de Agências de Publicidade sob o tema “Portugal e uma Europa Criativa”.
11 - A AACS apresenta em Lisboa os resultados do maior estudo sobre a violência na TV portuguesa alguma vez feito em Portugal e que foi coordenado pelo Prof. Jorge Vala, do ISCTE.
11 - Inicia-se em Lisboa o Fórum de Recursos Audiovisuais e Multimédia, organizado pelo IIE no âmbito da Semana dos Media.
11 - A jornalista da SIC Sofia Pinto Coelho é absolvida pelo Tribunal de Vila Real numa queixa por crime de difamação e injúrias.
12 - A SIC decide acabar com o polémico programa “Os Donos da Bola”. O mesmo canal emite um comunicado em que se insurge contra o conceito de violência utilizado pela equipa do ISCTE e critica a LUSA por ter misturado dados do estudo com os de um outro realizado dois anos atrás.
12 - “O Independente” adopta o formato tablóide e passa a publicar uma revista intitulada “3″.
15 Iniciam-se na Universidade Católica, em Lisboa, as conferências “O panorama jornalístico em Portugal no fim de século”.
15 - A TV Cabo passa a incluir o Canal História no seu pacote-base.
16 - A SIC anuncia, em Assembleia Geral, lucros de 5,3 milhões de contos em 1998 e 55 por cento do investimento publicitário em televisão.
17 - A AACS avisa, em comunicado, que os boletins autárquicos que ultrapassem a mera informação oficial aos munícipes devem respeitar as regras do pluralismo impostas pela lei.
21 - Termina em Lisboa uma Conferência Internacional sobre o Conteúdo dos Direitos de Autor dos Jornalistas na Era da Globalização, organizada pelo SJ.
22 - Inicia-se na Gulbenkian o 1º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), com uma conferência por Elihu Katz.
22 - É apresentada em Lisboa a tradução do livro ‘A História em Directo - os Acontecimentos Mediáticos em Televisão”, de Daniel Dayan e Elihu Katz.
22 - É assinado um protocolo entre a Câmara de Braga e a Portugal Telecom com vista à criação de um canal temático na região.
23 - Diversas entidades partidárias e autárquicas do distrito de Braga enviam um abaixo assinado à administração da RDP, protestando contra encerramento da delegação bracarense daquela estação de radiodifusão.
25 - Numa entrevista ao programa de Margarida Marante, Paulo Portas faz declarações que levam ao fim da Alternativa Democrática e à demissão de Marcelo Rebelo de Sousa de Presidente do PSD.
25 - O Grupo Media Capital, que já controlava a Rádio Comercial, a Nostalgia e a Nacional, adquire a Rádio Cidade, a segunda mais ouvida no Grande Porto e Grande Lisboa, passando a deter cerca de 30% do mercado nacional. Magalhães Crespo, da RR, considera que a compra viola a lei em vigor.
26 - O Presidente da delegação madeirense do SJ é suspenso pelo ‘Jornal da Madeira’, por denunciar, como dirigente sindical, alegadas ilegalidades e abusos do poder no jornal em que trabalha.
26 - Em assembleia geral, o ICAP decide passar a publicar os pareceres (de natureza ético-legal) do seu Júri de Ética Publicitária, no seu ‘Boletim Noticioso’.
27 - Realiza-se em Fátima o 10º encontro das rádios de inspiração cristã, sobre o tema ‘O papel das rádios em situação de catástrofe’.
27 - O ‘Expresso’ publica um trabalho sobre futuro dos jornais e imprensa regional.
28 - Resultados da Lusomundo SGPS relativos a 1998: volume de negócios superior a 50 milhões de contos, resultado líquido consolidado de 1,38 milhões de contos, o que corresponde a um aumento de 382%.
29 - A Sport TV passa a iniciar às 13 (em vez de às 18) a sua programação diária, diversificando as modalidades desportivas cobertas.
29 - A assembleia geral da RDP aprova as contas de 1998, registando um lucro de 907 mil contos.
29 - A TV Cabo lança o canal People&Arts, em substituição do Travel Latin America.
31 - É anunciado o acordo mediante o qual a Microsoft ‘entra’ na TV Cabo, investindo 7,2 milhões de contos na aquisição de 2,5% do seu capital social.
31 - A APDC anuncia ir recorrer para a AACS, considerando que a empresa detentora do monopólio da audimetria em Portugal difunde informação enganosa.
31 - O ‘Público’ revela os dados de um estudo de audiência das rádios locais, por concelho, feito pela Marktest, estudo que suscita objecções da CAEM e da APR, devido à reduzida dimensão da amostra.
31 - A Assembleia de accionistas da agência Lusa aprova o Relatório de Contas de 1998, o qual dá conta de um lucro de 70 mil contos.
Internacional
1 - A TF1, a Film Four (filial do Channel Four) e a Regency Enterprises assinam um protocolo que as compromete a co-financiar pelo menos três longas metragens por ano.
7 - Morte de Stanley Kubrick, autor de filmes como ‘2001 Odisseia no Espaço’.
12 - Karen Jurgensen torna-se a primeira mulher a dirigir um grande diário nacional nos EUA.
13 - Morre em Nova Iorque Leon ‘Lee’ Falk, criador das bandas desenhadas ‘Mandrake’ e ‘O Fantasma’.
19 - O grupo italiano de TV Mediaset e o grupo alemão Kirch anunciam uma aliança estratégica com o fito de criar a primeira cadeia europeia de televisão.
23 - A Havas Advertising, o maior grupo europeu de publicidade, e o espanhol Media Planning, anunciam a fusão das suas actividades, criando o segundo maior grupo do sector.
24 - A NATO desencadeia a Guerra nos Balcãs, com bombardeamentos sistemáticos a alvos militares, económicos e políticos na Sérvia e no Kosovo e com sucessivos “danos colaterais”. A utilização da informação para efeitos de propaganda, de um e outro lado, o bombardeamento de estações e infra-estruturas de rádio e televisão, bem como o uso intensivo da Internet tornam-se os aspectos mais significativos desta guerra no campo mediático.
25 - O Governo jugoslavo decide expulsar boa parte dos jornalistas dos países mais empenhados nos bombardeamentos da Nato àquele país.

