Agosto de 2000

01 – Abre concurso para a atribuição de quatro licenças da terceira geração de telemóveis, um mês antes da data prevista.

01 – Escritura pública com os novos estatutos da AIND, agora designada Associação Portuguesa de Imprensa.

02 – AACS condena a acumulação de cargos de direcção de antena por parte do presidente do CA da RTP e insta o órgão a pôr termo a esta situação.

03 – Empresa lisboeta, a Octal, apresenta o ‘set top box’, um dispositivo que, além da TV interactiva, permite aceder à Internet através da televisão por cabo.

10 – A RTP-Açores comemora 25 anos de existência.

10 - Francisco Pinto Balsemão e Roberto Irineu Marinho assinam um contrato de cinco anos que dá à SIC a exclusividade de exibição em Portugal de toda a produção da Rede Globo, e confere à Globo o exclusivo de exibição e comercialização em território brasileiro de todas as produções da SIC.

16 – Liga Portuguesa de Futebol considera que os jornais digitais devem ser considerados como qualquer outro órgão de informação no acesso aos estádios, reagindo assim à decisão do FCP de não autorizar o acesso, no domingo, 13, do Desporto Digital e Mais Futebol ao estádio das Antas.

22 – Informações da TVI indicam que o site do programa Big Brother recebe já mais de cem mil visitas diárias.

25 – AACS considera, em comunicado, que os responsáveis em exercício pelas áreas de programação da RTP se encontram no “desempenho ilegítimo de funções”.

26 – Decisão judicial obriga Semanário e três ex-responsáveis seus a pagar 4 mil contos de indemnização a Margarida Marante, por causa do caso ‘Dantas’.

28 – CA da RTP decide acatar a deliberação da AACS do dia 25 e reabrir o processo de nomeação dos directores de programação os dois canais.

Internacional

04 – CE ameaça queixar-se à OMC contra medidas restritivas de acesso dos media estrangeiros aos Jogos Olímpicos de Setembro, em Sidney.

06 – Ayatollah Khamenei intervém para impedir a aprovação pelo Parlamento iraniano de uma lei de imprensa reformadora.

08- Justiça iraniana suspende o último grande jornal diário de orientação reformadora.

12 – European Publishers Council lança uma campanha para sensibilizar a opinião pública contra a tónica proibicionista em matéria de publicidade.

13 – Estudo da norte-americana Media Metrix sugere que, em Maio passado, e pela primeira vez, a percentagem de mulheres utilizadoras da Internet (50,4) ultrapassou a dos homens nos EUA.

13 – Diário austríaco Täglich Alles decide suprimir a sua edição em papel, para se limitar à edição digital.

13 – Programa-concurso ‘No Limite’, da TV Globo, atinge os píncaros da audiência televisiva no Brasil.

23 – Termina na CBS, com uma audiência de 51 milhões de telespectadores e uma receita publicitária fabulosa, o concurso Survivor, gravado com um grupo obrigado a viver numa ilha deserta do mar da China.

27 – Washington Post revela resultados provisórios de uma investigação da Comissão Federal do Comércio às produções de Hollywood, aos fabricantes de jogos e às companhias discográficas, as quais veiculam um nível de violência inadequado às audiências juvenis.