Setembro de 2000

01 – Público informa que o grupo Media Capital quer ter o direito de violar o correio electrónico dos seus trabalhadores.

03 – TVI apresenta-se com o seu novo grafismo e estreia o programa ‘Big Brother’, o qual coloca esta estação à frente da SIC em prime time (embora com prejuízo sobretudo da RTP).

06 – Apesar da publicidade da TVI, torna-se impossível aceder ao site da estação, alegadamente por sobrecarga da procura, devido ao Big Brother. Entretanto, multiplicam-se sites alternativos sobre este programa.

06 – Ordem dos Médicos insurge-se em comunicado contra a SIC, por considerar ter havido “manipulação escandalosa do sofrimento e do desespero humano” na série de reportagens dos últimos dias sobre o estado da saúde em Portugal.

12 – De acordo com a Briefing, o segmento dos semanários de informação geral subiu as vendas em 20% no primeiro trimestre de 2000, na linha positiva registada para a imprensa generalista.

16 – RTP regressa ao segundo lugar no share televisivo, trocando de posição com a TVI que, na primeira semana do Big Brother, subira significativamente.

22 – Um estudo da APEL divulgado pelo DN indica que mais de metade dos portugueses (55,5%) não lê livros e, entre os que o fazem, 80% não têm hábitos de leitura regulares. 82% dos inquiridos declaram ler jornais e revistas.

28 – Relatório da OCDE conclui que Portugal tem custos de acesso à Internet que se situam entre os mais elevados dos países da organização.

Internacional

10 – Multiplicam-se os sinais de um comportamento de controlo dos media russos por parte de Putin.

14 - A Comissão Federal de Comunicações (FCC) apresenta em Washington uma proposta para limitar a publicidade durante a programação destinada às crianças nos canais americanos.

16 – Termina na Grã-Bretanha a primeira edição do programa Big Brother com um record de audiências no ano em curso entre os diferentes canais: dez milhões de telespectadores e 56% de share.

18 – Segundo o Washington Post, a CE pondera bloquear a anunciada fusão da AOL com a Time Warner, devido à intenção desta última de uma joint venture com a britânica EMI.

22 - A enviada do DN a Belgrado, Lumena Raposo, é expulsa, com mais 15 jornalistas estrangeiros pelas autoridades jugoslavas, sem qualquer justificação oficial, e assim impedida de efectuar a cobertura das eleições presidenciais e legislativas de 24.

24 – Artigo no El País alude à proliferação, no mercado norte-americano, de um vídeo digital capaz de seleccionar e gravar autonomamente os programas de TV preferidos do telespectador, retirando a publicidade. Alguns analistas consideram a inovação do mesmo jaez da chegada da cor à TV.

26 – O The New York Times penitencia-se de ter dado demasiado crédito a fontes do FBI, acusando um cientista de origem chinesa de espionagem em matéria nuclear. Este cientista viria a ser libertado no dia 13 passado, por falta de provas.