Dezembro de 2001
01 – O Supremo Tribunal Administrativo decide anular a autorização de venda do diário 24 Horas ao grupo Lusomundo. A decisão prende-se com o facto de a compra daquele jornal dar ao grupo Lusomundo uma posição dominante e concentracionária, uma vez que já detém o Correio da Manhã.
09 – Portugal assegura 28 finalistas no Eurobest. Dos 146 trabalhos portugueses inscritos no certame de publicidade, 22 peças chegaram à final na categoria de imprensa, três em outdoor e três em televisão/cinema.
10 – DN e JN aumentam 20 e 10 escudos, respectivamente, o preço de capa das edições diárias da semana.
12 – Público aumenta o preço de capa para 160 escudos durante a semana, 200 na edição de sábado e 220 ao domingo.
12 – Gasolineira Repsol entrega a sua conta de publicidade para o mercado latino-americano à agência Young&Rubicam, num contrato de dois anos e investimento avaliado em mais de 32 milhões de euros.
13 – SJ e associações patronais discutem a alegada crise na comunicação social, que levou ao despedimento de mais de 200 profissionais só em 2001.
13 – De acordo com uma análise da TempoOMD, o grupo de distribuição Jerónimo Martins foi o que, do sector, mais investiu em publicidade no primeiro semestre de 2001, representando 42% no investimento global do segmento.
14 – JN convida os trabalhadores com mais de 58 anos a rescindirem os seus contratos de trabalho, quer da área administrativa, quer da redacção ou mesmo da publicidade.
16 – TVI é o canal mais visto em noite de eleições autárquicas, embora a SIC e a RTP1 se mantenham a curtas distâncias.
27 – De acordo com dados da Marktest, a SIC foi a televisão mais vista em 2001, registando uma média diária de 34% do share, seguida de perto pela TVI, com 31,9% do share, embora lidere o horário nobre desde Setembro.
28 – De acordo com dados da análise anual do Observatório de Comunicação, em 2000, a TVI e a RTP2 não cumpriram as percentagens de emissão de programas criativos em português.
Internacional
01 – É apresentado o plano de saneamento da RTVE – Rádio Televisão de Espanha – em que se prevê o despedimento de 2700 profissionais e a divisão da empresa em dois sectores, um comercial e outro de serviço público, para tapar o buraco financeiro do grupo.
01 – Sondagem do Pew Research Center revela que a opinião do público norte-americano acerca do desempenho dos meios de informação tem melhorado significativamente desde o ataque terrorista de 11 de Setembro. Os americanos acham que os media estão mais profissionais, mas a grande maioria concorda com restrições à informação.
03 – Portal terravista.pt demite 20 funcionários das áreas administrativas, de conteúdos e de webdesign, que são as mais afectadas pela política de corte de custos que o grupo T-Online leva a efeito.
03 – A Organização Mundial de Saúde e os maiores grupos de desporto lançam uma campanha anti-tabaco para banir o consumo de cigarros dos eventos desportivos e eliminar a publicidade, promoção e marketing do tabaco.
03 – Mondaddori, editora do grupo de media Mediaset, detido pelo primeiro-ministro italiano, finaliza um acordo de compra da maior cadeia de rádio e uma empresa relacionada que inclui uma agência de publicidade.
04 – O grupo britânico de publicidade e marketing Cordiant Communications anuncia uma quebra nos resultados que leva ao despedimento de mais 400 funcionários.
05 – Timex lança um relógio que permite receber e-mails, notícias, informações sobre o tempo, cotações da bolsa e resultados desportivos, além de dar as horas. Através do Internet Messenger, que dispõe de um pequeno ecrã de cristais líquidos, também se pode receber mensagens até 100 caracteres, avisos do portal Yahoo e até o horóscopo.
10 – Televisão búlgara MSAT estreia um jornal nocturno em que a pivot se despe à medida que lê as notícias. A fórmula vem dos EUA e a SIC Radical já planeia a versão portuguesa.
11 – Fechados há dois meses numa casa, os concorrentes da edição sul-africana do Big Brother”transformam o programa num verdadeiro espaço de discussão política. Os participantes – seis concorrentes brancos e seis negros, metade homens metade mulheres – tornam-se para os espectadores verdadeiros representantes dos grupos sociais e raciais daquele país.
11 – CNN despede 30 trabalhadores e muda grelha de programação, cancelando quatro programas já suspensos desde 11 de Setembro.
13 – NTL, a maior operadora britânica de cabo, anuncia a intenção de eliminar 4000 empregos em 2002, duas vezes mais que o número inicialmente previsto no seu plano de reestruturação.
14 – A ITV Digital, lançada em 1998 no Reino Unido, despede 550 trabalhadores, para garantir a sustentabilidade do serviço que tem 1,2 milhões de assinantes.
15 – Diário francês Le Figaro depara-se com a necessidade de combater a redução de lucros e a má conjuntura publicitária que afectam os jornais e revistas em França, propondo rescisões voluntárias de contratos e reformas antecipadas de uma série de trabalhadores. O jornal está ainda a suprimir as edições regionais, a reduzir o número de páginas e secções no corpo do jornal e a fazer uma profunda reformulação da edição on-line.
15 – O grupo britânico Trinity Mirror confirma as suas previsões de quebra nos índices publicitários, garantindo que a tendência será ainda maior em 2002. O grupo que detém o Daily Mirror perdeu 20% de receitas publicitárias no mês de Novembro.
17 – FIJ estima em 100 o número de jornalistas e outros profissionais da comunicação que morreram em 2001 no desempenho das suas funções.
19 – Sai para as bancas a primeira revista feminina publicada no Afeganistão, desde há dez anos. Seerat”(atitude) é uma publicação reivindicativa e plena de esperança. Não é uma revista no sentido convencional do termo, mas antes uma página policopiada.
23 – O Supremo Tribunal de Nova Iorque decide que os jornalistas que trabalham para suportes na Internet têm direito à mesma protecção legal que os da imprensa, da rádio ou da televisão no que respeita a questões de liberdade de imprensa.
24 – Um jornalista colombiano é assassinado no Norte do país quando realizava as suas compras de natal. Alvaro Alfonso Escobar diriga o semanário regional La Region e era correspondente do jornal O Informador. É o 12º jornalista assassinado na Colômbia em 2001.
26 – A empresa britânica Pearson vende, por 1,5 milhões de euros, os 22% que detinha no grupo RTL ao gigante alemão Bertelsmann.
26 – O grupo Motorpress-Ibérica, editora que controla 70% do mercado espanhol das publicações sobre o mundo automóvel, prevê encerrar o ano com uma receita de 69 milhões de euros. O grupo edita 23 títulos e vende anualmente cerca de 8,5 milhões de exemplares.
26 – Cerca de 40 restaurantes espanhóis, de Madrid e Barcelona, começam a comercializar o primeiro jornal impresso em toalhas de mesa, para que as pessoas possam ler durante as refeições.
26 – O grupo francês Publicis ganha a conta de publicidade das Forças Armadas Britânicas e a Agip, principal empresa petrolífera do mercado italiano, entrega a sua conta de publicidade, avaliada em 10,3 milhões de euros, à agência Euro RSCG
26 – A união das estruturas das agências Initiative Media e Universal McCann resulta numa nova agência de meios denominada Magna Global. A facturação prevista da nova empresa espanhola é de 893 milhões de euros.
27 – O grupo Walt Disney atribui a sua conta de media, avaliada em 559 milhões de euros, à central de meios Starcom Worldwide, do grupo Bcom3.
30 – Dados de uma empresa de análise de mercado revelam que fecharam ou abriram falência 537 empresas da nova economia, cujo negócio se baseava na venda de serviços para a Internet, nos EUA, em 2001.