Janeiro de 2002

01 – TVI bate as audiências na noite de passagem de ano com a final da terceira edição do programa “Big Brother”, com um share de 58,1%, enquanto que a SIC obteve apenas um share médio de 27,9% com o programa especial de Herman José.

02 – Um estudo realizado pelo Centro de Estudos de Ciências da Comunicação da Universidade Independente conclui que a solução para pôr termo à situação deficitária da RTP passa pelo regresso da taxa paga de televisão.

03 – A Mandala, uma das produtoras a quem a RTP deve dinheiro, dispensa 10 funcionários da equipa habitual do programa “Contra-Informação” para poder fazer face à difícil situação financeira a que a dívida da RTP a obriga.

04 – É lançado em Portugal o “Nasha Gazeta”, um jornal semanário de língua russa, criado a pensar nos interesses da comunidade de imigrantes de leste no país. O jornal, com sede em Lisboa, sai à Sexta-feira e custa 0,75 Euros.

04 – É inaugurado o portal www.fotojornalismo.com, o primeiro site português de fotojornalismo. O projecto pretende constituir uma ferramenta de trabalho, mais do que um espaço de divulgação de portfólios.

08 – O Diário Económico inicia negociações com vista à dispensa de 15 trabalhadores, cinco dos quais na perspectiva de recolocação noutro projecto. Além disso, é reduzido o número de cargos de chefia.

11 – A Cofina compra 4,64% do capital social da TVI ao ICAM, por 4,5 milhões de euros. O presidente do grupo Media Capital vê a aquisição como mais um pequeno accionista no capital da TVI.

13 – O grupo regional de comunicação social Sojormedia, de Leiria, fecha os semanários Imparcial, de Ourém, e Correio, da Marinha Grande, devido a problemas económicos. As duas publicações passam a ser inseridas no semanário Região de Leiria, o principal título do grupo.

14 – Segundo dados do Bareme Imprensa da Marktest, a maioria dos jornais diários e semanários generalistas teve menos audiência no último trimestre de 2001 do que no mesmo período do ano anterior.

16 – O governo suspende o concurso para a criação de dois canais de TDT, por entender que o dossier não é da sua competência.

17 – A Associação de Produtores Independentes de Televisão insurge-se contra o facto de a RTP negociar os direitos de transmissão do Mundial de Futebol de 2002 por valores entre os cinco e os dez milhões de euros, ao mesmo tempo que não dispõe de meios financeiros para pagar aos fornecedores.

18 – Segundo o Bareme Rádio da Marktest, as rádios do grupo Renascença reforçaram, no último trimestre de 2001, a liderança nas audiências. Por seu lado, a Rádio Comercial e a Rádio Cidade (do grupo Media Capital) viram acentuar a queda das audiências. Apesar disso, as Rádios Comercial, Cidade, Nostalgia, Mix e Romântica reforçam a liderança dos públicos até aos 24 anos.

18 – A Sabatina, que contabiliza a publicidade investida nos media a preços de tabela, coloca a agência McCann Portugal em primeiro lugar. Com a saída da conta publicitária da Vodafone, a Young & Rubicam salta da primeira posição que ocupava em 2000 para o terceiro lugar.

20 – O festival londrino de publicidade, Eurobest, atribui cinco prémios a Portugal, o sexto país mais premiado.

20 – A SporTV lidera, pela primeira vez, a tabela de “share”, graças à transmissão dos jogos Boavista – FC Porto e Sporting – Belenenses.

24 – O Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade anuncia que metade das 59 condenações da Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria de Publicidade foram provocadas por publicidade enganosa.

28 – O secretário de Estado da Comunicação Social garante a deputados madeirenses que, a partir do segundo semestre de 2002, a Madeira e os Açores terão direito aos canais nacionais de televisão em sinal livre.

Internacional

01 – O Paquistão decide proibir as usas operadoras de televisão por cabo de transmitirem programas indianos, emitidos via satélite, afirmando que estes programas «divulgam uma mensagem injuriosa sobre o país».

02 – A RSF anuncia que a liberdade de imprensa no mundo diminuiu em 2001, tendo em conta indicadores como as detenções, agressões e os casos censurados. Em 2001, foram presos cerca de 500 jornalistas em todo o mundo, mas de 50% do que o número registado no ano anterior.

02 – Um estudo realizado nos EUA revela que, pela primeira vez, as mulheres norte-americanas ultrapassaram os homens na utilização da Internet para as compras de Natal. As mulheres representam 58% dos 29 milhões de consumidores do país que compraram presentes “on-line” durante a época natacília.

06 – A UNESCO anuncia que vai destinar uma ajuda de 38,7 milhões de euros para a reconstrução da estação afegã que permaneceu fechada durante os cinco anos do regime talibã. Berlusconi, primeiro-ministro italiano, garante que fornece o equipamento técnico à emissora.

08 – A AOL Time Warner confirma a compra de 49% da AOL Europe à alemã Bertelsmann, por 6,75 mil milhões de dólares (cerca de 7,4 mil milhões de euros)

08 – A companhia norte-americana criadora do sistema WebTV apresenta um novo produto virado para o entretenimento doméstico. A criação consiste numa caixa, semelhante ao equipamento de vídeo ou ao descodificador do sinal da televisão por cabo, que permite interligar o televisor, os aparelhos de música e de vídeo com a internet.

12 – A estação CBS anuncia que não vai aceitar publicidade de bebidas alcoólicas de alto teor.

13 – Um cidadão francês de origem marroquina acusado de envolvimento nos ataques de 11 de Setembro contra os EUA, pretende que o seu julgamento seja transmitido pela televisão. O advogado do réu defende que o seu cliente terá mais hipóteses de um julgamento justo se este for televisionado.

15 – Um estudo da Fairness & Accuracy in Reporting, uma associação norte-americana de análise dos media, demonstra que a maioria das mortes de palestinianos são omitidas por diversos meios de comunicação dos EUA. A National Public Radio, por exemplo, noticiou 81% das mortes dos israelitas e apenas 34% das de palestinianos.

15 – O jornal francês “Le Monde” publica o seu Livro de Estilo e uma grelha dos salários da redacção, segundo o qual um jornalista estagiário ganha 2662 euros e um director 9324 euros.

17 – A revista “Box Office” divulga um estudo da National Cinema Network, dando conta que os spots publicitários no cinema em 2001 geraram uma taxa média de memorização de 78% em 14 multiplexs dos EUA e que a publicidade em slide antes do início das sessões gerou uma taxa média de 66% as actividades promocionais nos lobbies certa de 55% e publicidade nos sacos/baldes de pipocas 30% de memorização.

17 – O CA da RTVE – empresa que agrega a rádio e televisão pública espanholas – aprova um documento que pretende ser um manual de estilo sobre terrorismo.

20 – A revista “Advertising Age” considera a agência de publicidade Ogivly & Mather a melhor de 2001, tendo em conta a fidelidade dos clientes e os 794 milhões de euros em novas contas.

22 – A última rede de televisão independente de grande audiência na Rússia, a TV-6, cessa a difusão de programas, em consequência de uma ordem de liquidação e da retirada da sua licença pelo Ministério da Informação. Os EUA lamentam o fecho da cadeia de televisão.

22 – A Associação Mundial de Jornais anuncia que, no decurso de 2001, foram mortos em todo o mundo sessenta jornalistas e profissionais dos meios de comunicação. Só na Colômbia foram assassinados dez.

22 – A Federação Internacional de Futebol aceita credenciar órgãos de comunicação social de formato digital para um campeonato mundial.

22 – Um estudo do Observatório italiano de Pavia revela que Silvio Berlusconi, eleito primeiro-ministro em Junho, esteve em antena nos espaços informativos 338 minutos contra 155 dedicados ao líder da oposição, Francesco Rutelli.

22 – A unidade de negócio MSN da Microsoft anuncia que a empresa aumentou o volume de vendas de publicidade na Europa em mais de 40% no último trimestre de 2001.

24 – O grupo australiano de distribuição TARBS World TV informa através de um comunicado que a comunidade portuguesa residente na Austrália vai ter acesso ao canal de televisão SIC Internacional.

26 – Um relatório da Associação Mundial de Jornais revela que os portugueses foram dos que menos jornais diários leram em 2000, embora ultrapassem os ingleses e os suíços na leitura de jornais não diários.

31 – O Parlamento de Harare aprovou a nova Lei de Acesso à Informação e Protecção da Privacidade do Zimbabué. A nova lei atribui ao governo e ao ministro da Informação amplos poderes para atribuir licenças de trabalho a jornalistas e registar organizações de imprensa, a par de decisão sobre severas penalizações para os infractores.

31 – A AOL Time Warner anuncia prejuízos de 4,9 mil milhões de dólares em 2001. Só o aumento do número de clientes da empresa permitiu compensar a queda do mercado publicitário.