Dezembro de 2003

01 – A RTP e a RDP realizam uma experiência inédita: a transmissão em simultâneo do filme “A Menina da Rádio” com recurso a legendagem em teletexto (RTP) e a descrição sonora (RDP), no âmbito do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.

02 – Segundo o DE, um estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Opinião Pública indica que os profissionais e académicos ligados aos media consideram “pouco benéfica” a concentração do sector.

04 – Os jornalistas da TVI que se encontram no Iraque a cobrir a presença da GNR no território regressam a Portugal, por falta de condições de segurança, ficando assim sem efeito a “pool” que tinha sido acordada anteriormente entre a TVI, SIC e RTP.

10 – Assinatura do acordo de parceria entre a RTP e cerca de 50 entidades da chamada “sociedade civil”, no âmbito da criação do canal A Dois.

13 – O canal de cabo SIC Notícias inicia as suas transmissões em Moçambique, integrado num pacote de canais de língua portuguesa denominado DStv BUÉ, que inclui também a SIC Internacional.

16 – A produtora NBP anuncia a venda de duas telenovelas (“Olhos de Água” e “Morangos com Açúcar”) e uma série (“Olá Pai”) à estação brasileira Bandeirantes. De acordo com a Lusa, as telenovelas portuguesas vendidas pela NBP à brasileira Bandeirantes vão ser dobradas por actores brasileiros.

17 – O Expresso formaliza um acordo com 17 jornais regionais para criar a “Rede Expresso”, que prevê um intercâmbio a nível editorial, comercial, de produção e de distribuição. O acordo deverá arrancar a 10 de Janeiro de 2004.

18 – Têm início as emissões da Rádio Maresia, a primeira rádio dos Açores a transmitir exclusivamente através da Internet. O projecto pretende ligar o arquipélago às comunidades emigrantes, estando prevista uma colaboração com seis estações dos EUA e Canadá.

Internacional

01 – Na Itália, o grupo de televisão Mediaset lança o sistema de TDT.

01 – A ante-estreia mundial do último filme da trilogia “O Senhor dos Anéis”, de Peter Jackson, aglomera cerca de 100 mil pessoas nas ruas de Wellington, na Nova Zelândia.

02 – O Senado italiano aprova uma alteração à lei do audiovisual que anula limitações à posse de canais televisivos. No imediato, esta alteração evitará que a Mediaset, grupo dominado por Berlusconi, perca um dos seus três canais de televisão. A nova lei (conhecida como Lei Gasparri) contém também disposições aplicáveis à publicidade, como a proibição de utilizar menores de 14 anos em anúncios televisivos.

02 – O Tribunal Penal Internacional para o Ruanda condena três jornalistas (Ferdinand Nahimana e Jean Bosco Barayagwiza, fundadores da Rádio-Televisão Livre das Mil Colinas, e Hassan Ngueza, antigo director da revista Kangura) a prisão perpétua por incitamento ao genocídio.

06 – Em Cabo Verde, o jornal “A Semana” lança o seu site, dirigido às comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo, tornando-se o primeiro diário do país com presença na Internet.

07 – Daniel Okrent apresenta-se aos leitores do jornal norte-americano New York Times como o primeiro provedor dos leitores da publicação.

15 – O Presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi, veta a lei de reforma do sector audiovisual, conhecida como “lei Gasparri”, afirmando que poderia “originar a formação de posições dominantes” no sector. O diploma é enviado de novo para o Parlamento para nova discussão e votação.

15 – Em França, o jornalista Alain Hertoghe é despedido do jornal La Croix, na sequência da publicação (a 15 de Outubro) do livro “La Guerre a Outrances”, que critica a cobertura mediática da ocupação militar no Iraque.

16 – O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, anuncia que o Governo vai preparar um decreto-lei que permita ao grupo Mediaset manter o controlo de três estações de televisão, um dia depois de o Presidente ter vetado a “lei Gasparri”.

16 – O director de informação da BBC, Richard Sambrook, proíbe os jornalistas de escreverem artigos de análise ou de opinião na imprensa britânica, de forma a preservar a imparcialidade e reputação da estação.

23 – O Governo italiano aprova um decreto-lei assinado pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, que lhe permite contornar a decisão do Tribunal Constitucional que o forçaria a vender um dos três canais televisivos que detém.

29 – Na Geórgia, a sede da televisão independente é alvo de um ataque com granadas.