Janeiro de 2004
01 – Dados da Marktest publicados pelo JN revelam que as audiências televisivas em 2003 foram lideradas pela SIC.
01 – A holding RTP – Rádio e Televisão de Portugal, que substitui a anterior Portugal Global, torna-se efectiva.
02 – (?) Os serviços Lusa TV e Lusa Rádio iniciam o seu funcionamento regular.
02 – As três operadoras de telemóveis revelam que, em conjunto, processaram mais de 146 milhões de SMS entre 31 de Dezembro e 01 de Janeiro e mais de 140 milhões no Natal.
05 – Início das emissões do canal A Dois, que substitui a RTP2.
12 – A RTP África começa a transmitir programas das estações portuguesas privadas, no âmbito do acordo assinado entre as estações em Agosto de 2003.
15 – A Associação de Telespectadores (ATV) elege o “Big Brother” como o pior programa na televisão portuguesa em 2003, e o “Prós e Contras” como o melhor.
16 – Segundo dados da agência de meios Tempo OMD divulgados pelo Público, o investimento publicitário global em Portugal aumentou quatro% em 2003, relativamente ao ano anterior. A captação de investimento publicitário aumentou na televisão e na rádio, tendo embora diminuído na imprensa, no cinema e na Internet.
21 – A Rádio Beira Litoral, de Coimbra, decide atribuir tempo de antena gratuito a cidadãos e organizações que o pretendam. A emissão desses tempos de antena, prevista a partir de Março, será a primeira a verificar-se numa estação de rádio privada, de forma gratuita.
22 – Um relatório efectuado pela Accenture a pedido do Governo revela que mais de metade dos sites da Administração Pública são de difícil acesso para cidadãos com necessidades especiais.
22 – De acordo com um estudo da Marktest, a TMN foi a marca que maiores investimentos publicitários realizou, durante 2003.
23 – De acordo com dados da Media Monitor da Marktest, referidos pelo DE, a Euro RSCG liderou em 2004 o ranking do investimento publicitário realizado pelas agências de publicidade. Já em 2003 a Euro RSCG tinha liderado a tabela.
23 – O estudo Net Panel, da Marktest, revela que a SIC Online foi o site dos canais de televisão mais visitado em 2003, e que o site da TVI foi aquele que mais tempo de navegação registou.
24 – A TVI corta seis minutos do filme que estava a exibir, para não prejudicar o início do Jornal Nacional.
25 – O jogador de futebol Fehér morre em Guimarães, durante a transmissão em directo de um jogo de futebol pela Sport TV. O realizador responsável pela emissão, Ricardo Espírito Santo, foi mais tarde elogiado pela sobriedade com que geriu a situação.
25 – Segundo a Marktest, os programas de ficção lideraram o número de horas de emissão das televisões portuguesas em 2003. O segundo tipo de conteúdos com maior tempo de transmissão foi a publicidade.
28 – De acordo com um estudo da NetSonda, divulgado pelo DE, sobre “A Imprensa na Internet”, a imprensa “em papel” está a perder terreno face à informação jornalística difundida na Internet.
29 – De acordo com dados da Marktest, a TSF foi a estação de rádio que maior investimento publicitário captou em 2003.
Internacional
01 – Na França, a imprensa e as empresas distribuidoras livreiras ou cinematográficas voltam a poder anunciar na televisão; algo que era legalmente restringido desde 1992.
06 – O jornalista Jack Kelly, vencedor do Pulitzer em 2002, demite-se do USA Today na sequência de investigações sobre a veracidade de alguns dos seus artigos, alegando porém estar inocente.
07 – O canal de informação financeira em árabe CNBC Arabiya revela ter sido autorizado a abrir um escritório na Arábia Saudita, o que faz com que seja a primeira televisão estrangeira de informação a instalar-se no país.
08 – A justiça britânica proíbe temporariamente a BBC de emitir uma reportagem sobre o multimilionário Mohamed Al-Fayed e as suas relações com o fisco.
A BBC suspende o apresentador Robert Kilroy-Silk por ter emitido opiniões racistas num artigo escrito para o Sunday Express, intitulado “Nós não devemos nada aos árabes”.
09 – A empresa norte-americana Harris Corp. anuncia um contrato no valor de 96 milhões de dólares com a coligação no poder, no Iraque, para desenvolvimento de uma rede iraquiana de media.
10 – Em Cuba, entra em vigor uma lei que dificulta o acesso dos cidadãos à Internet, que ficará reservado a funcionários públicos, funcionários do Partido Comunista e médicos.
12 – Um estudo divulgado no Reino Unido revela que os crimes ligados à pornografia infantil, cometidos neste país, aumentaram 15 vezes entre 1988 e 2001, sobretudo graças à Internet. A situação poderá agravar-se no futuro,,com os telemóveis de terceira geração.
12 – No Afeganistão, uma estação de televisão emite imagens de uma mulher, a cantora Salma, algo que não acontecia desde 1992.
12 – Um relatório da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa denuncia a existência de “pressões políticas” e de “clientelismo” em algumas televisões públicas europeias, nomeadamente na Espanha, Grécia, Itália e Portugal.
13 – A Walt Disney confirma o encerramento do estúdio de animação tradicional situado em Orlando, na Florida (EUA), e o consequente despedimento de 260 pessoas. A empresa pretende apostar na animação digital.
21 – A BBC emite um documentário no qual acusa os editores executivos da própria estação televisiva de terem manchado a reputação jornalística da empresa, ao terem falhado a confirmação de informações num caso que remonta a 2003, envolvendo o jornalista Andrew Gilligan (alegada manipulação do dossier do governo britânico sobre o armamento iraquiano).
22 – O Senado norte-americano aprovou uma proposta que aumenta os limites à concentração das empresas de televisão.
23 – A FEJ critica a situação dos media italianos, considerando que é um mau exemplo para a Europa.
26 – Ataque do vírus informático MyDoom, um dos piores da história da informática. Uma semana depois, estimava-se em mais de um milhão os computadores infectados em todo o mundo.
28 – No Reino Unido, é tornado público o resultado do relatório Hutton, referente ao caso David Kelly. O Governo britânico é ilibado de responsabilidades na morte do cientista. Na sequência deste relatório, o presidente da administração da BBC, Gavyn Davies, anuncia a sua demissão.
29 – No Reino Unido, e ainda na sequência do relatório Hutton, o director-geral da cadeia televisiva BBC, Greg Dyke, apresenta a demissão do cargo, e a BBC apresenta um “pedido de desculpas sem reservas” ao Governo de Tony Blair.