Março de 1995

1 - O jornal desportivo Record passa a ter uma periodicidade diária.

3- O presidente do Instituto do Consumidor, Lucas Estêvão, anuncia a intenção de denunciar uma empresa de mobiliário à Inspecção das Actividades Económicas, por utilização abusiva da imagem de alguns conhecidos políticos portugueses em anúncios publicitários. A denúncia abrange não apenas o anunciante, mas a agência de publicidade responsável pelo anúncio e os órgãos de comunicação que o divulgaram.

4 - Jornal ‘Público’ completa cinco anos de existência, anunciando ter pela primeira vez obtido lucros no exercício relativo a 1994.

7 - As administrações da RTP e da Expo-98 assinam um contrato para a construção do novo edifício-sede da televisão pública junto ao recinto da exposição mundial, prevendo-se o início das obras para o último trimestre de 1995 e a entrada em funcionamento no final de 1997. Mediante este contrato, a RTP é reconhecida como televisão oficial da Expo’98.

13 - Inicia-se a Semana dos Media na Escola, organizada pelo Instituto de Inovação Educacional, que conta com iniciativas e projectos de cerca de três centenas de escolas de todo o país, envolvendo perto de 30 mil alunos.

19 - Início formal das comemorações do centenário do cinema . A Comissão portuguesa para as Comemorações abre uma série de sessões cinematográficas em diferentes locais do país com “Amor de Perdição”, de 1921, de Georges Pallu, uma cópia restaurada pelo Arquivo Fílmico da Cinemateca Portuguesa.

23 - A Câmara Municipal do Porto desencadeia uma acção de desmantelamento de 61 ‘armários’ de distribuição dos serviços de televisão de cabo instalados sem autorização na zona da Foz do Douro pela TV Cabo Portugal. A CMP exige que os 1400 armários previstos sejam enterrados nos passeios e não instalados à superfície.

24 - Sessão final do programa da SIC “Chuva de Estrelas”. A vencedora é apurada através da votação dos presentes no Rivoli e dos telespectadores, via telefónica.

28 - Pela segunda vez, no espaço de menos de um mês, o PCP apresenta à Alta Autoridade para a Comunicação Social um protesto contra os comentários políticos na RTP, que considera “ofensivos dos princípios da equidade e do pluralismo”, por se resumirem a individualidades do PSD e do PS.

28 - O Presidente da República, Mário Soares, anuncia a decisão de vetar pela segunda vez a nova Lei de Imprensa, aprovada na Assembleia da República por proposta do Governo.

30 - Emissão do programa da SIC “A Máquina da Verdade”, com recurso ao polígrafo, regista uma audiência elevada e provoca uma unanimidade de condenações entre os partidos representados na Assembleia da República.

Internacional

1 - Entrega dos prémios Grammy (música), em Los Angeles, referentes a 1994: Bruce Springsteen, para a melhor canção (”Streets of Philadelphia”); Sheryl Crowl, eleita a artista-revelação, e grammy da melhor gravação do ano (”All I wanna do”); Tony Benett (melhor álbum do ano (”MTV Unplugged”) e melhor interpretação de música pop tradicional; melhor álbum pop (”Longing in their hearts”); melhor álbum country (Mary Chpain Carpenter, com “Stones in the Road”).

27 - Na cerimónia de entrega dos óscares da Academia, o filme “Forrest Gump”, de Robert Zemeckis, arrebata seis dos 13 troféus possíveis, entre os quais o de melhor filme, melhor realizador, melhor actor e melhor actriz principais. O actor Tom Hanks recebe o óscar de melhor actor principal pelo segundo ano consecutivo, facto que não acontecia desde 1937.