Fevereiro de 2005

3 - Inicia-se a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema do Fantástico do Porto, o Fantasporto

3 - Inicia-se em Lisboa um Congresso promovido pela Fundação Pro Dignitate sobre a violência.

4 - O “Expresso” revela alguns dados de um estudo acerca das “Práticas Culturais dos Lisboetas”, realizado em 1994 pelo Instituto de Ciências Sociais junto de uma amostra de 1002 habitantes de mais de 15 anos da área da Grande Lisboa. Segundo ele, 83% da população vê regularmente TV (9% raramente ou nunca), mas a percentagem sobe aos 90,8% para as classes sociais de status baixo e desce aos 67,6% nas classes altas. O tempo de consumo varia igualmente entre 186 minutos aos fins de semana e 110 nos dias de trabalho (valores bastante mais baixos que os apurados pela audimetria).

4 - Dados da Marktest indicam que se elevou a cerca de 55 milhões de contos o investimento de publicidade na imprensa em 1994 (+7,7% que em 1993), tendo os semanários registado uma queda e os diários uma subida (com a excepção do “Diário de Notícias”).

8 - Anunciada a decisão da Comissão Europeia de deixar cair as propostas de quotas mínimas de produção ou de difusão de obras europeias a respeitar pelos canais de televisão que operam no espaço comunitário. Aparentemente, terão vencido as posições defendidas pela Alemanha e Grã-Bretanha, que apontam essencialmente para medidas de encorajamento e apoio e não regulamentares. Ao mesmo tempo, a Comissão decide dotar o programa comunitário Media II (apoio à produção cinematográfica) com um montante de 77,8 milhões de ecus até ao ano 2000, maioritariamente destinados a promover uma rede de distribuição de filmes europeus.

9 - Um grupo de entidades ligadas às associações de família, dos psicólogos, espectadores de televisão e consumidores e ainda ligadas à educação e à Igreja Católica entregam ao Governo e aos operadores de TV um documento com reflexões, propostas e recomendações relativas à prevenção do fenómeno da violência televisiva. 9 - Renovado por mais três anos o mandato do Conselho de Administração da RTP, presidido por Freitas Cruz.

10 - O jornal desportivo “A Bola” passa a diário e abandona o formato “broadsheet”, adoptando o formato tablóide. Dados divulgados pelo “Público”, com base nos estudos de mercado da Marktest indicam que “A Bola” é claramente líder da imprensa desportiva (12,2% de audiência média, seguida pelo “Record”, com 7,8%). Nove em cada dez leitores deste tipo de imprensa são homens e jovens e predominantemente pertencentes a classes médias e médias baixas.

20 - A TVI completa dois anos de emissões regulares. Inaugura um novo logotipo e uma nova grelha de programas, mais voltada para a informação e o cinema.

20 - O Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo faz entrega à RTP, SIC e TVI de um abaixo-assinado subscrito por cerca de 300 artistas, no qual se insurge contra “a pobreza cultural das programações televisivas públicas e privadas” e contra o silenciamento a que considera estarem a ser votados os artistas portugueses, em favor de enlatados e telenovelas estrangeiros.

21 - Inicia-se a transmissão da quarta série do programa “Rua Sésamo”, co-produzido, desde 1989, pela RTP e pela Children’s Television Workshop, sob a coordenação pedagógica de Maria Emília Brederode Santos.

22 - O Observatório da Imprensa promove em Lisboa um debate sobre “Sondagens: vícios, virtudes e tentações”, no meio de um clima de polémica em torno das sondagens, consultas telefónicas, painéis, barómetros de popularidade, etc que rodearam a campanha para a liderança do PSD.

23 - O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei que visa estabelecer as condições para o exercício do direito de antena nas eleições legislativas e presidenciais e que alarga às televisões e rádios privadas a obrigatoriedade de transmitir propaganda eleitoral.

24 - Segundo os Indicadores de Conforto relativos a 1994, divulgados pelo INE, cerca de 10% dos lares portugueses têm computador e cerca de 17% têm leitor de discos compactos. A televisão é o segundo equipamento mais frequente (a seguir ao fogão), com 95,9%. O conjunto rádio-gravador-gira-discos está presente em 82,1% dos lares e o material de vídeo em 40,1%.

24 - Freitas Cruz, presidente do CA da RTP, envia aos seus homólogos da SIC e da TVI uma carta a sugerir a realização de uma auditoria independente de qualquer das estações às empresas que medem diariamente as audiências televisivas dos quatro canais, bem como a criação de um instituto fiscalizador dos estudos de audimetria em Portugal.

25 - Reunião do G7 (grupo dos chefes de Estado e de Governo dos sete países mais ricos do mundo), em Bruxelas, para debater as implicações e virtualidades sociais e económicas das auto-estradas da informação. Para assinalar o acontecimento, a Comissão Europeia lança o serviço ‘Europa’, com informações gerais sobre a União Europeia, na Internet.

Internacional

11 - O grupo que detém a liderança mundial no sector da comunicação, a Time-Warner, passou a dominar o sector da TV por cabo nos Estados Unidos, ao fundir as suas actividades no cabo com as da Cablevision Industries, destronando dessa posição a TCI (Telecomunications). Esta fusão seguiu-se a uma aquisição da KBLCom ocorrida no final de Janeiro.

26 - Divulgado que os alemães foram, em 1994, o povo europeu que mais foi ao cinema, com cerca de 132,8 milhões de bilhetes vendidos. A França, que mantinha tradicionalmente a liderança, ficou-se pelos 120 milhões, embora continue a ser o país mais cinéfilo, com 2,1 bilhetes em média por habitante, contra 1,63 na Alemanha.